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O SEMINÁRIO COMO SE APRESENTAR E COMO FAZER AS TRANSPARÊNCIAS PROFESSORA JULIANA BUSSOLOTTI UNITAU ADM METODOLOGIA CIENTIFICA.

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1 O SEMINÁRIO COMO SE APRESENTAR E COMO FAZER AS TRANSPARÊNCIAS PROFESSORA JULIANA BUSSOLOTTI UNITAU ADM METODOLOGIA CIENTIFICA

2 SEMINÁRIOS  O objetivo principal do seminário é levá-los a uma reflexão mais aprofundada dos temas escolhidos pelos grupos e compartilhar com os colegas o processo de planejamento da sua investigação. É uma técnica de estudo que inclui pesquisa, discussão e debate.  Para o seminário ser produtivo e proveitoso deve levar os espectadores:  a compreensão da mensagem central do texto;  a elaboração de opiniões sobre esta mensagem;  a discussão das questões tratadas no seminário.

3 APRESENTAÇÃO  Antes de começar a apresentação os integrantes do grupo devem entregar um roteiro de uma página resumindo o que será apresentado no seminário.  Nesse roteiro deve constar:  O nome completo da instituição;  O nome dos participantes do grupo;  Idéias principais a respeito do tema tratado; Questão norteadora ; Hipóteses de trabalho; objetivos;  Desenvolvimento dos tópicos numa seqüência organizada; explicação, discussão e demonstração;  Conclusão - síntese de toda a reflexão, com as contribuições do grupo para o tema;  Bibliografia citada.

4 APRESENTAÇÃO  Uma brevíssima apresentação do tema do seminário deve ser feita por um dos componentes do grupo. Todo grupo deve ter um apresentador que inicia a exposição; amarra as idéias; distribui a palavra aos integrantes do grupo e destaca as idéias principais no final da apresentação.  Seria Interessante que o grupo fizesse urna prévia do trabalho para colegas, evitando-se contratempos e extrapolação do tempo previsto.

5 RECOMENDAÇÕES  Todos os elementos do grupo devem participar da apresentação do seminário. Para isto, o assunto a ser apresentado deve ser dividido em itens, respeitando-se as idéias principais do texto.  As explicações dos expositores devem ser bem articuladas e encerradas de urna maneira que o próximo a falar possa ligar o assunto que lhe coube com o assunto anterior. Daí a importância do apresentador corno agente de conexão de idéias;  Ao falar em público, tem que ter certos cuidados, tais como falar em tom de voz audível; não se prender demais à leitura e, se possível, evitá-la; falar olhando para todos os ouvintes e não apenas para um lado da classe; procurar outros recursos que possam auxiliá-lo na transmissão das idéias pesquisadas.

6 RECOMENDAÇÕES  Como a apresentação é em Power Point, os slides devem subsidiar a explanação, com gráficos, fotos, mapas, esquemas ou outras representações; estimular a participação dos alunos que assistem ao seminário.  Ao final do seminário é conveniente que se recupere a idéia principal entre as várias apresentadas. Além disso, é importante que o grupo diga suas opiniões ou impressões sobre tudo que pesquisou e apresentou;  O grupo deve fazer o máximo para que a classe faça perguntas e também diga suas opiniões, tomando cuidado para que dois ou três não falem ao mesmo tempo;

7 RECOMENDAÇÕES  Os integrantes do grupo devem se esforçar em registrar as sugestões apresentadas por professores e alunos a fim de aperfeiçoar o planejamento das suas ações;  Todos os alunos devem registrar as informações contidas nos seminários e contribuir para o bom desenvolvimento dos mesmos;  Cada grupo terá um tempo determinado para expor e debater seu trabalho.

8 Instituição Curso – serie Titulo da pesquisa Integrantes do grupo PROFESSOR RESPONSÁVEL 1º slide (transparência) UTILIZE 1 TRANSPARÊNCIA

9 INTRODUÇÃO (2º SLIDE) Coloque os dados principais sobre o seu projeto: (para os que fizeram pesquisa de campo) Pequena introdução com resumo da revisão de literatura UTILIZE até 3 TRANSPARÊNCIAS (para aqueles que fizeram pesquisa bibliográfica) Pequena apresentação do trabalho UTILIZE 1 TRANSPARÊNCIA

10 ORDEM DOS DEMAIS SLIDES (TRANSPARÊNCIAS) Objetivo, metodologia UTILIZE 1TRANSPARÊNCIA Resultados (veja os exemplos a seguir, de 1 a 4) UTILIZE até 5 TRANSPARÊNCIAS Conclusões UTILIZE 1 TRANSPARÊNCIA Referências UTILIZE 1 TRANSPARÊNCIA

11 U M POUCO MAIS SOBRE OS RESULTADOS DA PESQUISA VEJA EXEMPLOS A SEGUIR Para os que fizeram pesquisa em campo: Faça um relato dos seus resultados obtidos até aqui, se for pesquisa em campo, faça em tópicos, gráficos ou análises das entrevistas. Para os que fizeram pesquisa bibliográfica: Faça um relato da pesquisa bibliográfica com um resumo dos dados coletados organizando as informações analisando-as e fazendo considerações sobre estes resultados. UTILIZE O NÚMERO DE TRANSPARÊNCIAS NECESSÁRIOS PARA ESTA PARTE, SUGESTÃO : 1 A 5

12 EXEMPLO APRESENTAÇÃO COMPLETA para pesquisa de campo COM CITAÇÃO DE FALA DA ENTREVISTA E ANÁLISE DE REVISÃO DE LITERATURA NOS SLIDES SEGUINTES.

13 UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTABILIDADE, ADMINISTRAÇÃO - ECA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: HABILITAÇÃO EM HOTELARIA E TURISMO VALORES E USO DO MANGUE: PRESERVAÇÃO OU EXTINÇÃO? CLEIRY SALVADOR JOICELI M. KIRSCHNER LUCÍLIA RODRIGUÊS PRISCILLA GOÉS ORIENTADORA: PROFESSORA JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI

14 E NTRE A T ERRA E O M AR  Entre a terra e o mar, existe um ecossistema denominado manguezal.  Segundo definições de biólogos, mangue é apenas a vegetação e manguezal é o ecossistema, que engloba toda a fauna e flora do lugar.  Ele é chamado “ berçário do mar” local preferido de diversos peixes para a desova e reprodução devido principalmente, a temperatura morna, ideal para o desenvolvimento dos embriões.  Alem das árvores, os mangues abrigam grandes variedades de outras plantas, como bromelias, as orquídeas e os liquens, que se desenvolvem sobre os outros vegetais.  Os manguezais funcionam como verdadeiros quebra-mares, protegendo as regiões e as bacias hidrográficas contra erosão excessiva e contra enchente.  A relação entre o homem e o manguezal caracteriza-se por um preocupante desconhecimento da importância universal desse ecossistema, que marca a transição entre a terra e o mar.

15 O MANGUE DO R IO P ICINGUABA LOCALIZADO NO P ARQUE E STADUAL DA S ERRA DO M AR (PESM) – N ÚCLEO P ICINGUABA É UM DOS MAIS PRESERVADOS DO L ITORAL N ORTE.  Segundo o mapeamento dos Ecossistemas costeiros do Estado de São Paulo, realizada pela Cetesb e Secretaria do Estado do Meio Ambiente em 1999, a extensão da sua área de manguezal em São Paulo é de 231 Km2 o litoral norte ocupa apenas 1% dessa área ( 3,4 km2), sendo 52% (120,2 Km2) encontrada na baixada Santista e 47% ( 108,6 km2) no litoral sul principalmente no complexo lagunar e de Iguape – Cananéia.  Em Ubatuba, encontra-se as áreas mais expressivas de manguezais do litoral Norte. “O Brasil é considerado o primeiro do mundo em extensão de manguezal.”

16 Objetivos da Pesquisa  Definir qual a relação do mangue com a vida do homem.  Mostrar a importância do trabalho de educação ambiental dos monitores do PESM Metodologia  A pesquisa partiu de revisão bibliográfica e da observação da atuação dos monitores nas atividades educativas sobre o mangue.

17 RESULTADOS  Diferentemente da relação caiçara –manguezal na maioria das comunidades de Ubatuba, a área do Núcleo Picinguaba apresenta uma situação diferenciada.  O manguezal localizado na praia da Fazenda (onde fica a sede do núcleo) se encontra em área do Parque Estadual da Serra do Mar.  O Ecoturismo e a educação ambiental são trabalhados nas áreas do Parque Estadual da Serra do Mar por meio de trilhas interpretativas nos diversos ecossistemas. No caso dos manguezais, os instrutores do núcleo Picinguaba realizam passeios em botes para grupos escolares ou mesmo de turistas interessados em diversas explicações.

18 INTERPRETAÇÃO DA NATUREZA  “Ainda há um espaço que se possa demonstrar o Parque como um instrumento afim de promover melhora na qualidade de vida, desenvolvendo o respeito ao meio ambiente, de formação da cidadania, de espaço para recreação, lazer e educação ambiental e integração homem – natureza.” Monitor Ambiental

19 CONCLUSÕES  Constatamos que poucas pessoas tem consciência da importância do mangue para a vida do homem e dos animais e também para o nosso ecossistema natural, não sabendo que a utilização direta do mangue, acarreta graves problemas.  Tivemos a oportunidade de registrar um membro da comunidade local utilizando o mangue na produção pesqueira, associamos este fato como destruição do mangue, pois esse pescadores deixam redes que causam a morte de muitos animais, conforme tivemos a oportunidade de registrar em foto.

20 REFERÊNCIAS

21 EXEMPLO APRESENTAÇÃO COMPLETA para pesquisa bibliográfica E ANÁLISE DE REVISÃO DE LITERATURA NOS SLIDES SEGUINTES.

22 UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, CONTABILIDADE, ADMINISTRAÇÃO - ECA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO: HABILITAÇÃO EM HOTELARIA E TURISMO Uma cronologia da história de Paraty PROFESSORA JULIANA MARCONDES BUSSOLOTTI Disciplina História da Cultura

23 S OBRE P ARATY A cidade de Paraty é um grande destino turístico do Rio de Janeiro e do Brasil. Recebe um grande número de estrangeiros e brasileiros, tanto pelo seu valor histórico com pela sua beleza natural e grandes eventos culturais. Apresentaremos uma análise sobre a percepção da cidade que é um dado fundamental para os planejadores e a seguir uma cronologia dos fatos mais importantes de Paraty.

24 A PERCEPÇÃO DA CIDADE  Para Lynch sobre a percepção da cidade, ressalta que a imagem da cidade é, além de outras coisas, para ser lembrada, contemplada e apreciada, “todo o cidadão possui numerosas relações com algumas partes da sua cidade e a sua imagem está impregnada de memórias e significações”.  Esta imagem é diferenciada para cada indivíduo e para os diferentes grupos sociais, idades, sexo, cultura, temperamento, entre outros.  Os símbolos da cidade adquirem significado para seus usuários. A pessoa, ao realizar uma determinada atividade no espaço, este espaço se torna o lugar de suas lembranças, podendo ser prático ou emocional. Para Tuan, o espaço em contato com o homem assume muitos significados e “transforma-se em lugar à medida que adquire definição e significado”.  A descaraterização, a destruição e degradação ambiental no centro histórico levam à perda da identidade, da memória, da cultura, do lugar das pessoas. Para a melhor compreensão da importância do centro histórico de Paraty e da relação dos usuários com este centro histórico, a seguir serão expostas as principais características históricas, urbanísticas e arquitetônicas.

25 PARATY - CRONOLOGIA HISTÓRICA 1531 16 de agosto, dia de São Roque: provável descobrimento de Paraty. 1597 Expedição de Martim Corrêa de Sá passa por Paraty em direção de Minas Gerais. 1600 Paraty começa a aparecer no cenário histórico brasileiro. 1640 Transferência do povoado do Morro do Forte para o local atual. 1646 Primeira construção da capela de dicada a N. S. dos Remédios, de taipa. 1660 Revolta popular que suspendeu a subordinação política de Paraty a Angra dos Reis. 1667 28 de fevereiro:data da Carta Régia elevando Paraty à condição de Vila. 1668 Início da construção da 2ª Igreja Matriz. 1703 Construção do Forte no morro do primeiro povoamento.Forte 1703 Construção do Quartel da Fortaleza da Patitiba.Quartel 1712 Término da construção da 2ª capela de N. S. dos Remédios, de pedra e cal.

26 1720 A Vila N. S. dos Remédios é anexada à Capitania de São Paulo. 1720 Construção da Igreja de N.S. da Conceição, em Paraty - Mirim. 1722 Construção da Igreja de Santa Rita.Santa Rita 1725 Construção da igreja de N. S. do Rosário e São Benedito.N. S. do Rosário e São Benedito 1726 16 de janeiro: data da Carta Régia separando Paraty da Capitania de São Paulo, voltando a pertencer ao Rio de Janeiro. 1787 Início da Construção da atual Matriz de N. S. dos Remédios.N. S. dos Remédios

27 1800 Construção da Capela dedicada a N. S. das Dores. N. S. das Dores 1813 Paraty recebe o título de condado. 1822 Fundação da Santa Casa da Misericórdia. 1844 Paraty recebe foros de Cidade. 1851 Construção do Chafariz do Pedreira.Chafariz do Pedreira 1945 Paraty declarada Monumento Histórico Estadual. 1950 Chegada do primeiro automóvel a Paraty, através da Paraty-Cunha: são os primeiros turistas paulistas. 1958 Paraty: Patrimônio Histórico e Artistico Nacional. 1966 Paraty: Monumento Histórico Nacional. 1973 Abertura da Rio Santos e início do ciclo do Turismo em Paraty.

28 A MAÇONARIA Tem-se certeza que, no século XVIII as portas e janelas da maioria das casas de Paraty eram pintadas em branco e azul, o chamado azul-hortência da Maçonaria Simbólica. A exemplo de Óbidos, em Portugal, que é uma cidade maçônica, também pintada de branco e azul- hortência, Paraty foi urbanizada por Maçons. Outro sinal da presença maçônica são os três pilares ( cunhais ) de pedra lavrada, encontrados em algumas esquinas, que, segundo diz o povo, foram colocados para formar o triângulo maçônico. Talvez isso explique as ruas "entortadas" do arruador.

29 CONCLUSÕES  A história do município trata não só de Paraty mas de todo o Brasil.  Para conhecer esta história deve-se ter guias especializados para interpretar todos os fatos e proporcionar uma excelente visita aos turistas.

30 REFERÊNCIAS

31 O S RESULTADOS : COMO TABULAR Para pesquisa em campo

32 E XEMPLO 1  Com as pesquisas o grupo buscou respostas para a atual situação do bairro. Através de duas perguntas, procurou identificar o porquê da não mobilização da sociedade em prol do meio ambiente.  O grupo aplicou entre os meses de outubro e novembro duas perguntas que foram utilizadas como resposta da população em relação ao foco do trabalho, fauna e flora e meio ambiente. A pesquisa foi aplicada aproximadamente em 50 pessoas, dentre elas turistas, moradores e comerciantes. As perguntas foram diretas e com opções entre sim e não.

33 CONTINUAÇÃO EXEMPLO 1 COMO ANALISAR GRÁFICOS Onde, NÃO SIM Pelos resultados observados no gráfico, pode-se perceber que a maioria das pessoas entrevistadas se preocupam com a preservação do bairro e/ou cidade. Especificamente entre as 50 (cinqüenta) pessoas entrevistadas, 45 (quarenta e cinco) se preocupam e 5 (cinco) não se preocupam. Das 5 (cinco) que não se preocupam com a preservação do bairro e/ou cidade afirmam que a não preocupação se dá pelo fato de que não adiantaria se preocupar já que os órgãos públicos não se interessam em resolver o problema. Você se preocupa com a preservação ambiental de seu bairro e/ou cidade?

34 EXEMPLO 2 ANALISE DE DADOS COM CITAÇÃO DOS MESMOS  LEI AMBIENTAL  Pesquisando as leis existentes que protegem o meio ambiente, o grupo citou uma na qual achou mais relevante.   Lei 4771 de 15 de setembro de 1965  “Considera-se área de preservação permanente as áreas e demais formas de vegetação situadas em locais previamente defendidos pela legislação, essenciais a manutenção de um meio ambiente sadio”.  Ou seja, está na lei que todas as áreas que forem defendidas pela legislação, não podem ser ocupadas em função de nenhuma atividade que venha a prejudicar o meio ambiente.

35 E XEMPLO 3 C OMO ANALISAR OS DADOS DE FORMA DISSERTATIVA  Quanto ao serviço de alimentação do Parque Estadual da Ilha Anchieta pesquisado, obteve-se como resultado o tipo restaurante self-service, seguido pela lanchonete e bar;.os pratos oferecidos: de frutos do mar, sanduíches e prato feito; com custo médio entre R$ 5,00 e R$20,00. Os itens indispensáveis ao serviço são: bebidas em geral, principalmente refrigerante e cerveja, saladas, lanches naturais, protetor solar e repelente, lojinha de lembranças com roupas, vídeos, livros, filmes.  Na análise do questionário, por ser um evento atípico, pode se verificar que a maioria dos entrevistados eram moradores da cidade de Ubatuba, o que gerou alteração e inclusão desse item nas respostas; e mostrou também que o perfil de restaurante desejado pela maioria é do tipo restaurante self- service, seguido de lanchonete.  Através dessa análise, os membros do Conselho Consultivo decidiram que o melhor seria a implantação de um restaurante tipo lanchonete, devido a facilidade e rapidez da elaboração da alimentação, e que o questionário deveria ser reformulado para o tipo escolhido e reaplicado em outras épocas do ano para que possa obter resultados mais específicos e comparativos com relação aos diversos perfis de turista que freqüentam o PEIA.

36 CONTINUAÇÃO EXEMPLO 3 COMO ANALISAR UTILIZANDO TABELAS QUESTÕES RELATIVAS À SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO DO PEIA 20-Alimentação no PEIA Restaurante a04 Restaurante Self-Service16 Bar07 Lanchonete07 Outro (não deve ter)01 Não Sabe01 Quanto ao serviço de alimentação do Parque Estadual da Ilha Anchieta pesquisado, obteve-se como resultado o tipo restaurante self- service, seguido pela lanchonete e bar. Os pratos oferecidos: de frutos do mar, sanduíches e prato feito; com custo médio entre R$ 5,00 e R$20,00. 21-Prato Oferecido Massas06 Frutos do Mar17 Sanduíches10 Prato Feito09 Grelhados06


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