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ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.

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1 ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações

2 CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os Clientes, Durante um Longo Período de Tempo

3 Para Criar Uma Estratégia de Marketing Eficaz, é Necessário Considerar o Ambiente: Para Decidir se Entra ou Sai Para Avaliar o Efeito de Uma Mudança Para Posicionar a Empresa no Mercado Para Moldar o Próprio Ambiente

4 TAMBÉM É NECESSÁRIO: Prever a Evolução do Setor Onde Atuará Decidir Sobre a Entrada ou Saída Identificar os Principais Concorrentes Decidir Sobre Qual “Jogo” Sua Empresa Participará

5 O Marketing Mais Competente FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO São os RECURSOS Necessários Para o Sucesso de Uma Empresa O Melhor Serviço de Atendimento ao Cliente A Mais Nova Tecnologia na Produção A Melhor Localização da Loja PODERIAM SER:

6 Para Decidir-se Sobre Uma Estratégia, Você Deverá Identificar os Disponíveis Para Decidir-se Sobre Uma Estratégia, Você Deverá Identificar os Recursos Disponíveis Sua Estratégia Deve Basear-se Nos Pontos Fortes Que a Diferenciam da Concorrência (Seus Recursos) Talvez Não Seja Necessário Preocupar-se em Criar Mais – ou Novos – Recursos

7 Os Recursos Podem Ser Gerados de Três Formas: Obtendo Vantagem de Concorrentes Lentos e Negligentes Como Resultado de Efeitos Propositais Baseado nas Assimetrias dos Recursos Existentes Mas, Se Vários Concorrentes Têm Informações Simétricas, o Retorno Previsto dos Investimentos em Recursos Será Zero.

8 AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES E RECURSOS OPERAÇÕES As Instalações de Produção São Adequadas? A Força de Trabalho é Qualificada? O Processo de Comercialização é Eficiente? Vendas & Marketing Têm Criatividade?

9 AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES E RECURSOS “Distribuição e Entrega” Atendem às Necessidades dos Clientes? Situação Financeira: Sua “Administração” É Eficaz? Existe Um Planejamento Financeiro?

10 ESTRATÉGIAS DE MARKETING (Anos 60) Identificar as Necessidades do Cliente Criar Produtos Para Satisfazer Essas Necessidades Escolher os 4 P’s Que Lhes Dará Vantagem Competitiva

11 ESTRATÉGIAS DE MARKETING (Anos 2000) Identificar as Necessidades e os Recursos Criar Produtos Para “Criar Valor” Montar Uma Estrutura de Vendas Ágil e Eficaz, a Fim de Criar Vantagem Competitiva Para Seus Produtos

12 Grandes Mudanças de Tecnologia (Acompanhar a Tendência) OPORTUNIDADES Disponibilidade de Novos Materiais (Ex.: Fibras Naturais Coloridas) Novas Categorias de Clientes (Ex: Clientes Não Atendidos; Novos Nichos de Mercado)

13 Mudança de Leis e Regulamentações ( Ex.: Abertura de Mercado e Protecionismo ) OPORTUNIDADES Localizações Adicionais (Ex.: Cinemas em Shoppings) Novos Modelos Organizacionais Exemplo: Terceirizações (Exemplo: Terceirizações) Novos Canais de Distribuição ( Ex.: Internet )

14 Novos Concorrentes – Mais Agressivos A M E A Ç A S : Desaceleração de Mercados Altos Custos Tributários Mudanças nas Tendências ( Ex.: Envelhecimento da População )

15 Volatilidade na Taxa de Câmbio A M E A Ç A S: Produtos Substitutos Escassez de Matéria Prima Perda de Proteção de Patentes ACORDOS TRABALHISTAS


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