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1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.

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1 1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011

2 2 “ posicionamento sobre uma dada realidade à luz de uma grelha de leitura que exprime, em relação a essa realidade, determinadas exigências ”. Hadji AVALIAÇÃO

3 Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem 3

4 Tipos de Avaliação (Momentos) 4 SENTIDO DO PROCESSO No início do processo Durante o processo No final do processo Avaliação de orientação (diagnóstica) Avaliação de regulação (formativa) Avaliação de certificação (sumativa) Avaliação de Impacto

5 Acompanhamento e Avaliação da Formação 5 A Avaliação da Formação traduz-se num instrumento estratégico, ao serviço de 3 funções fundamentais: Regulação do Processo de Formação; Mediação dos Resultados Alcançados Objectivos Iniciais / Resultados Finais Comportamentos Reais / Comportamentos Desejados Desenvolvimento e Melhoria Contínua

6 O Acompanhamento e Avaliação da Formação Permite… 6  Reformulação do Processo  Implementação de Nova Estratégia Novo Planeamento da Acção

7 Fases da Construção de uma Estratégia Avaliativa Fase 1 – Planear a estratégia avaliativa. Fase 2 – Elaborar e testar instrumentos para a recolha de dados. Fase 3 – Realizar a estratégia avaliativa. Fase 4 – Tratar e analisar os dados recolhidos (ex. SPSS) e produzir relatórios de avaliação. Fase 5 – Apresentar os resultados de avaliação. 7

8 Fase 1 – Planear a Estratégia Avaliativa 1) Conhecer o contexto de partida da formação → Compreender as razões que deram origem à formação; → Analisar as propostas de formação; → Sinalizar as características dos destinatários da formação; → Sinalizar as características da organização onde decorre a formação. 8 Diagnóstico das Necessidades de Formação

9 Fase 1 – Planear a Estratégia Avaliativa Continuação 2) Planear as intervenções avaliativas → Definição dos objectivos da avaliação pretendida; → Definição das questões/dimensões a avaliar; → Momentos em que as intervenções podem ser desenvolvidas; → Identificar as fontes de informação / Métodos e técnicas de avaliação; → Identificar/construir o quadro de referência do processo avaliativo; → Identificar actores interessados nos resultados da avaliação. 9

10 Fase 2 – Elaborar e Testar Instrumentos 10 1)Preparar / construir os instrumentos a aplicar nas actividades de avaliação e testá-los. Analisar os instrumentos de avaliação do ponto de vista da VALIDADE e FIDELIDADE.

11 Fase 3 – Realizar a Estratégia Avaliativa 1)Realizar intervenções avaliativas antes da execução da formação – Avaliação Diagnóstica Ter presente os objectivos da avaliação diagnóstica e realizá-la; Preparar os resultados para serem comparados com os resultados intermédios e finais da formação. 2)Realizar intervenções avaliativas durante a execução da formação – Avaliação Formativa Preparar e executar as avaliações de aprendizagem 3)Realizar intervenções avaliativas após a execução da formação – Avaliação Sumativa / Avaliação de Impacto Processo de Transferência; Avaliar os impactos da formação na organização. 11

12 Fase 4 – Tratar e Analisar os Dados 1)Tratar e analisar os dados Validar, codificar e tratar os dados recolhidos; Verificar se os métodos/técnicas de recolha de dados foram os mais adequados; Analisar os dados após o tratamento; Verificar se a informação produzida é suficientemente credível. 2) Elaborar Relatórios de avaliação Produzir os conteúdos do relatório; Organizar e estruturar os conteúdos produzidos; Elaborar as recomendações com base na informação recolhida. 12

13 Fase 5 – Apresentar os Resultados 1)Preparar a apresentação e disseminação dos resultados da avaliação Definir uma estratégia para apresentar os resultados da avaliação A quem? Como? Quem? Quando? Onde?; Abordagens/ técnicas a utilizar na apresentação dos resultados da avaliação; Elaboração de planos de melhoria das intervenções formativas. 13

14 Principais dificuldades associadas à implementação de estratégias avaliativas Existência de várias teorias e modelos de avaliação ( Alain Maignant; Brinkerhoff; Boterf); Complexidade de alguns modelos de avaliação; Fraca apropriação da teoria avaliativa; A problemática da subjectividade dos processos de avaliação; Fraco envolvimento dos vários actores no processo de avaliação; Inconsistência dos dados. 14

15 A Estratégia avaliativa de uma acção de formação deve questionar… Quais os objectivos da avaliação pretendida? (porque se pretende avaliar?) Quais as questões avaliativas a efectuar? (o que é avaliado?) Quais os públicos alvo a implicar no processo avaliativo? (Quem avalia?) Que métodos e técnicas de avaliação serão os mais adequados? (Como avaliar) Em que momentos deverão ser desenvolvidas as intervenções de natureza avaliativa? (Quando avaliar?) Quais os actores interessados nos resultados? Quem é o responsável pela orientação metodológica do processo de avaliação? Como serão apresentados os resultados? Que custos serão imputados ao processo? 15


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