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Objetivos: Neste trabalho apresento algumas das concepções sobre “boa escola” presentes no imaginário das diretoras e professores, a partir de um estudo.

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1 Objetivos: Neste trabalho apresento algumas das concepções sobre “boa escola” presentes no imaginário das diretoras e professores, a partir de um estudo de caso realizado como parte da minha pesquisa de mestrado. O estudo foi desenvolvido em um colégio estadual de ensino médio situado na zona norte do Rio de Janeiro, escolhido por apresentar baixo índice de repetência, de 2,5%, e bons indicadores nas avaliações externas, como no “Programa Nova Escola” (conceito máximo) e no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Metodologia: Estudo de caso intensivo e observação participante realizada semanalmente nos seguintes espaços: salas de aula, pátio, salas dos professores e da direção. Além de entrevistas semi-estruturadas com as diretoras, professores e alunos. 33º Encontro Anual da ANPOCS GT: Educação e Sociedade Autora: Giselle Carino Lage Mestranda (Bolsista Capes) E-mail: giselleclage@yahoo.com.br Orientadora: Yvonne Maggie Instituição: Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/IFCS/UFRJ) Referências bibliográficas: BARBOSA, L. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público, nº 3, v. 120, ano 47, 1996. BARBOSA, M. L. Desigualdade e Desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Argumentum, 2009. DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1955. DUBET, F. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa, v.34, n. 123, p.539-555, 2004. MAGGIE, Y. A escola no seu ambiente: políticas públicas e seus impactos. Relatório parcial de pesquisa. Disponível em: http://www.observa.ifcs.ufrj.br Acesso em: 16/07/2006. MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico Ocidental. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1984. MELLO, G. N de. Escolas Eficazes: um tema revisitado. Brasília: MEC/UNESCO. Cadernos Educação Básica, Série Atualidades Pedagógicas 6, 1994. Resultados e conclusões: O colégio estadual pesquisado apresenta-se como um caso singular na rede estadual por ter sido fundado a partir de um convênio estabelecido entre a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e uma Escola Técnica Federal a fim de oferecer o ensino médio e o técnico a alunos oriundos do ensino público. Para tanto, o ingresso no colégio segue um princípio hierarquizante: a seleção pelo mérito, considerado um critério justo por possibilitar a escolha dos que apresentam o melhor desempenho no ensino fundamental em função de seu trabalho e de suas qualidades (DUBET, 2004). Em poucas palavras, a proposta é oferecer uma “escola boa para alunos merecedores”. Do ponto de vista dos atores, a eficácia desta escola se deve, fundamentalmente, aos alunos que “querem aprender” e à direção e aos professores “comprometidos” com o objetivo de “colocar os alunos ‘em pé de igualdade’ em relação aqueles que estudam nas escolas técnicas federais”. Para as diretoras e os professores, a “boa escola” pode ser compreendida pela articulação de três princípios: 1 – Oferta do ensino integral: articula-se o ensino médio, com a proposta de formação “humana e cidadã”, ao ensino técnico e profissionalizante tendo em vista a qualificação para o mercado de trabalho. 2 – Rompe-se com a desigualdade de acesso para promover a igualdade de oportunidades: o convênio com a Escola Técnica Federal é usado como justificativa para a seleção dos alunos. O processo seletivo assume um importante papel neste contexto por conceder certa credibilidade aos alunos e legitimidade ao “compromisso” que as diretoras e os professores afirmam ter com a escola. 3 – Estabelece-se o mérito como princípio estruturante das ações dos atores. O mérito está na base tanto do processo de escolha dos alunos segundo o seu desempenho como da formação de alunos qualificados e competitivos nas avaliações e concursos externos. 3 – Estabelece-se o mérito como princípio estruturante das ações dos atores. O mérito está na base tanto do processo de escolha dos alunos segundo o seu desempenho como da formação de alunos qualificados e competitivos nas avaliações e concursos externos. Aluno “Jovem Embaixador dos Estados Unidos 2009” dos Estados Unidos 2009” Folder com fotos dos alunos no colégio Perfil Colégio pesquisado Rede Estadual: convênio com a Escola Técnica Federal Matrículas Pré-seleção a partir da avaliação dos boletins dos alunos da rede pública Alunos650 Professores51 Direção Indicação e eleição. Equipe: diretora geral, diretora adjunta, coordenadora pedagógica e dois assistentes da direção. Equipe: diretora geral, diretora adjunta, coordenadora pedagógica e dois assistentes da direção. Atuação da diretora geral Administrativa e pedagógica Administrativa e pedagógica Estimula os alunos a participarem de Concursos ExternosEstimula os alunos a participarem de Concursos Externos Participa do Prêmio Nacional de Referência em Gestão EscolarParticipa do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Restringe-se a maior parte do tempo à sua sala da direção e frequenta assiduamente as reuniões na Secretaria de EducaçãoRestringe-se a maior parte do tempo à sua sala da direção e frequenta assiduamente as reuniões na Secretaria de Educação Expectativas da direção sobre o desempenho dos alunos Elevada: “Nossos alunos têm perspectiva de vida”. “Eu acho que a palavra é querer. A diferença é que os nossos alunos querem algo mais”. Mérito Igualdade de oportunidades Pilares dos argumentos da direção sobre a qualidade do colégio : Ensino Integral: Formação “cidadã” e preparação Formação “cidadã” e preparação para o trabalho para o trabalho


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