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PublicouAna Sofia Padilha Sabrosa Alterado mais de 8 anos atrás
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Na Profissão 01-06-2016
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Comunicação – Comunica acção Com uma única acção Profissão - Profissional da acção 01-06-2016
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Se não planear correctamente o caminho para chegar ao seu destino, nunca saberá quanto tempo precisa para o atingir!.. 01-06-2016
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"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo." (Galileu Galilei) 01-06-2016
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A alta produtividade é o resultado dos que aprenderam a lidar com o fantasma do tempo. 01-06-2016
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O trabalho expande-se de modo a preencher o tempo disponível para sua realização. 01-06-2016
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Criado no Séc. XIX Alfredo Pareto (economista italiano) ao analisar a sociedade concluiu que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número demasiado reduzido de pessoas. 01-06-2016
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foi criado um método de análise de Pareto, também conhecido como dos 20-80% e que significa que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos problemas (geralmente 80%). 01-06-2016
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Uma livraria não pode ter todos os títulos do mercado, portanto ela aplica a regra de Pareto e foca em 20% dos títulos que geram 80% da receita Em vendas comissionadas, 20% dos vendedores ganharão mais de 80% das comissões. Mais de 80% das descobertas científicas são realizadas por 20 % dos cientistas 01-06-2016
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é um termo utilizado a nível estatístico para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, onde o volume de dados é classificado de forma decrescente. 01-06-2016
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20% 80% 01-06-2016
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Ou seja procura elevada para um conjunto pequeno de produtos e procura muito reduzida para um conjunto elevado de produtos. 01-06-2016
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Segundo Rita Mendes Leal “Desde os estudos de Schilder e Hoff(1927) podia-se argumentar que, nos humanos, todos os relacionamentos com um qualquer objecto(ou seja, uma coisa, uma pessoa ou um acontecer) se exprimem basicamente numa postura - que o outro humano logo interpreta como implicando uma mensagem que dá lugar à comunicação” (Leal,R.M;2003) 01-06-2016
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Segundo Rita Mendes Leal, “konrad Lorenz(1963/72) ao referir-se a uma espécie animal(…) descreveu o significado do outro, dizendo: A personalidade tem o seu início, naquele ponto onde cada um de dois indivíduos tem um papel na vida do outro, de tal ordem, que é difícil esse papel poder ser tomado a cargo, sem mais, por outro qualquer companheiro.(Leal;R.M.2003) 01-06-2016
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“Aqui o aprendiz de humano terá que diferenciar o seu viver do dos seus pais(quer fisicamente, presentes, quer ausentes)…(leal,R.M;1997). 01-06-2016
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Comunicar 01-06-2016 Comunicare “Por em comum” “entrar em relação com”
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Emissor 01-06-2016 Codificação Descodificação Receptor Relações Interpessoais Transmissão de Mensagem Feed-back linguagem Tradução de ideias
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…”o fenómeno de retroacção ou confirmação da mensagem é essencial para o nosso contacto com os outros. A continuidade ou não da comunicação, depende da maneira como ela influenciou e foi recebida pelos outros.” Fachada,O. 01-06-2016 Emissor Receptor
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“Talvez não haja actividade do olhar humano mais treinada do que aquela de adivinhar o outro à primeira vista.” “O que o relance do nosso olhar alcança no outro é, de algum modo, a personalidade, essa “mascara” mais ou menos estável que resulta de uma história individual onde se encontram equilibrados os desejos do corpo com as imposições sociais.” 01-06-2016 Piu Abreu
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Para Husserl(1929)..” a presença do outro co-apresenta–se com a nossa própria experiência, incluindo o do nosso corpo, organismo e vivências…” “…coloca-nos o desafio de podermos viver, alternando, o que nós vivemos e o que adivinhamos que o outro vive…” 01-06-2016
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O que se quer dizer… O que se diz… O que o outro escuta… O que o outro ouve… O que o outro responde… O que o outro retém… O que o outro transmite… 01-06-2016 SFO-Dez-2006
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Só quando nos encontramos como comunicadores poderemos encontrar no outro a comunicação a dois, no tempo e no espaço da sociedade, sendo esta apenas o espelho intra e inter pessoal. 01-06-2016
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“…é através da comunicação não verbal que transmitimos muitas das nossas emoções e dos sentimentos.” Muitas vezes, a linguagem não verbal, que acompanha a linguagem verbal, oferece um significado mais profundo e verdadeiro a esta última. Quando duas pessoas se encontram, mesmo que não falem, não podem deixar de comunicar, porque todo o seu comportamento tem uma dimensão comunicativa. 01-06-2016
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Linguagem verbal escrita: Livros Cartazes Jornais Cartas etc Linguagem verbal oral: Dialogo entre duas pessoas Rádio Televisão Telefone etc 01-06-2016
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Gestos Postura Expressões Silêncios Tom de voz Roupas e adornos etc 01-06-2016
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Cinestésico comunicação em si sentimentos emoções Visual conteúdo da mensagem é que é importante sintético intrusivo Auditivo dá mais importância à forma da mensagem tenção aos detalhes 01-06-2016
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Linguagem Cinésica Postura Expressão facial Os gestos 01-06-2016 Positiva Neutra Negativa
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Linguagem Proxémica A atmosfera O modo e o estar na comunicação 01-06-2016
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Linguagem Paralinguística A voz Sons parasitas O silêncio 01-06-2016
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Ser sensível aos silêncios e aprender a interpreta-los é uma exigência da comunicação. O silêncio é um veiculo da informação das emoções e dos sentimentos. 01-06-2016
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Fazem parte integrante da comunicação São bastante frequentes nas relações interpessoais Muitas vezes são embaraçosos Criam um vazio nas relações interpessoais, afectando-as Podem ser um momento de profunda troca de emoções e sentimentos São fundamentais, porque para escutar o outro, é preciso estar em silêncio 01-06-2016
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Dois amigos que vão ao cinema. Vão no carro e de repente o dialogo esgota-se. Este passa a ser um momento pesado difícil do tempo passar - solução o dono do carro liga o rádio. Alguém que está presente numa recepção a quem é apresentada uma figura importante. Ficam sem tema de conversa então um olha para o tecto, compõe o cabelo, etc. Um casal de namorados conversa, passeia sentam-se no banco e ficam em profundo silencio a olhar um para o outro - silencio de cumplicidade 01-06-2016
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Sela-se um acordo inconsciente no facto de se ouvirem Ouvirem mutuamente. Conteúdo da mensagem Conteúdo dos sentimentos Conteúdo das emoções Conteúdos verbais e não verbais bem como o contexto onde a mensagem é passada 01-06-2016
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Escuta activa 01-06-2016
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Empatia Descentrar o pensamento Compreender o ponto de vista do outro Estar aberto à negociação numa postura Ganho-Ganho Compreender a necessidade do outro (a necessidade vs a necessidade) 01-06-2016
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Desafios de uma escuta activa Então envolvidas pessoas Emoções Argumentos Opiniões Desacordos Valores Atitudes 01-06-2016 Resistência à mudança!!!
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Derivada do grego “físico, carinho, paixão, parcialidade” e “sensação”. O termo foi adaptado por Teodoro Lipps para criar a palavra Einfühlung alemão ( “feeling em”). CVZ38
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Capacidade para reconhecer ou compreender o estado de espírito ou a emoção do outro. CVZ39
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Capacidade de “colocar-se nos sapatos da outra pessoa”, ou, de algum modo, a experiência das perspectivas ou emoções de um outro ser dentro de si próprio. CVZ40
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Mais do que reconhecer o estado emocional do outro. Exige que as emoções sejam orientadas para um objectivo. CVZ41
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Maslow considera que a pessoa tem que ser coerente com aquilo que é na realidade "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais". CVZ42
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CVZ43
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líder (inglês leader) s. 2 gén. 1. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros. 2. Pessoa ou entidade que lidera ou dirige. 3. Chefe de um partido ou movimento político. 01-06-2016CVZ44
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É o exercício (in)formal do líder e da sua prática, nem sempre está associados de forma directa. 01-06-2016CVZ45
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A acção de associar a prática à(s) pessoa(a) leva à necessidade de organizar, planear o que pressupõe trabalho conjunto ou acção concertada. 01-06-2016CVZ46
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Emerge a necessidade de: gerar acordos gerir expectativas criar linguagens comuns e de encontrar soluções aceitáveis para problemas que enfrentam em conjunto. 01-06-2016CVZ47
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O que implica: escolhas e preferências, definição de prioridades, formação de alianças, e coligações. 01-06-2016CVZ48
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Neste processo é necessário estar aberto: ao debate ou confronto ao diálogo ou “concertação” (conversação) e ao trabalho de persuasão ou de legitimação ( desempenham um papel nuclear) (Gomes e colabs., 2000). No contexto de liderança, agir é comunicar. 01-06-2016CVZ49
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É o papel que se define pela frequência com que uma pessoa influencia ou dirige o comportamento de outros membros do grupo (McDavid e Herrara); É a capacidade para promover a acção coordenada, com vista ao alcance dos objectivos organizacionais (Gomes e colabs., 2000); 01-06-2016CVZ50
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É um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à comunicação de determinados objectivos ( Fachada, 1998); É um processo de influência e de desempenho de uma função grupal orientada para a consecução de resultados, aceites pelos membros dos grupos. Liderar é pilotar a equipa, o grupo, a reunião; é prever, decidir, organizar ( Parreira, 2000); 01-06-2016CVZ51 5 definições de Liderança 2/3
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É a capacidade de influenciar pessoas para que se envolvam voluntariamente em tarefas para a concretização de objectivos comuns. 01-06-2016CVZ52 5 definições de Liderança 3 /3
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A critica A fadiga O tempo A solidão As decisões A rejeição YouTube - O Preço da Liderança 01-06-2016CVZ53 ? ? ?
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“ O crescimento acontece em pequenos passos, cada passo adiante é possibilitado pelo sentimento de estar seguro…” Harold et al 01-06-2016CVZ54
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Criar Proximidade Calor humano Cooperação Ambiente de êxito Críticas Construtivas Deixar os ânimos arrefecerem 01-06-2016CVZ55
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Não fazer criticas terceiros Renunciar aos ataques pessoais Reforçar a auto-estima (dos que trabalham comigo) Fazer sugestões para melhoramento 01-06-2016CVZ56
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Há Saber sem Sentir??? 01-06-2016CVZ57
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Os sentimentos alteram a capacidade de raciocinar??? 01-06-2016CVZ58
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É um conjunto do: Cérebro Emocional Cérebro Racional 01-06-2016CVZ59 SENTIR PENSAR DECIDIR
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◦ Chegar ao ponto de dar pontapés na máquina de distribuição de cigarros por ter colocado as moedas por duas vezes e por fim não receber nem os cigarros nem o dinheiro! 01-06-2016CVZ60
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Na maioria das pessoas os acontecimentos frustrantes desencadeiam (de vez em quando), o impulso de reagir ao momento. 01-06-2016CVZ61
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Há uma relação directa entre o impulso e : A sua escala de valor O seu auto-respeito Mas o medo das consequências, são impeditivos de acção reacção 01-06-2016CVZ62
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A comunicação não-verbal é a forma não discursiva pode ser transmitida através de três suportes: o corpo, os objectos associados ao corpo os produtos da habilidade humana. Investigações científicas têm evidenciado que a importância das palavras, em uma interação entre pessoas é apenas indireta. Resultados de diversos estudos demonstram que as relações interpessoais são mais influenciadas por canais de comunicação não-verbais do que verbais. 01-06-2016
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Investigações científicas demonstram: a importância das palavras, em uma interacção entre pessoas é apenas indirecta. as relações interpessoais são mais influenciadas por canais de comunicação não-verbais do que verbais. 01-06-2016
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Respondemos aos gestos com uma extrema vivacidade e, quase se poderia dizer, segundo um código elaborado e secreto que não está escrito em parte alguma, não é conhecido por ninguém mas compreendido por todos. (Sapir citado por Corraze, 1982, p.9). 01-06-2016
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a) motivação; b) atitude; c) experiência ; d) conhecimento. 01-06-2016
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A motivação é um factor importante, pois permite que o indivíduo busque formas de desenvolver estas habilidades. Está intrinsecamente relacionada às necessidades da pessoa, tanto para melhorar sua actuação profissional, quanto sua actuação na vida pessoal. 01-06-2016
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A atitude refere-se ao posicionamento positivo ou negativo do indivíduo frente às suas experiências de aprendizagem. Por maior que seja a motivação para a aprendizagem, seu resultado também dependerá das atitudes frente a situações vivenciadas. 01-06-2016
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A experiência é fundamental: quanto maior a variedade das próprias experiências, maiores serão também as oportunidades de aprendizagem. Porém, quando o objectivo é desenvolver habilidade, uma prática adequada ( que permita diversidade e especificidade de tarefas e processos bem como uma boa orientação e “feedback” das informações), auxiliará, sem dúvida, o desenvolvimento das capacidades inatas do indivíduo 01-06-2016
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O conhecimento pode ser adquirido de duas maneiras: inconsciente e conscientemente. O primeiro, no próprio transcorrer do ciclo de vida do indivíduo, nas suas interacções sociais, nas suas observações e adaptações; é um conhecimento empírico não-sistematizado. O segundo é um processo de aquisição de informações através de distintos sistemas como leituras, palestras e cursos. 01-06-2016
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Segundo Rector & Trinta (1985), a comunicação humana é tanto um fenómeno quanto uma função social. Comunicar envolve a ideia de partilhar, de compartilhar e de transferir a informação entre dois “receptores” 01-06-2016
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Bitti (1984) considera que a mensagem é o acto final, é a exteriorização do material expresso, de acordo com uma forma de codificação. A produção da mensagem tem início em organizações interiores (conscientes ou não), até atingir a exteriorização; pode atravessar uma série complexa de operações em nível cognitivo, afectivo, social e motor. 01-06-2016
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Há múltiplas inteligências. Versus O único conceito de Binet que referia inteligência Abstracto-académica. 01-06-2016CVZ74
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"As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo". Rubens Alves. 01-06-2016CVZ75
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Diz-nos: Que ao mesmo nível da Inteligência Analítica está: Inteligência Criativa Inteligência Prática 01-06-2016CVZ76
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Decidem e mostram-nos se somos capazes de reagir correctamente perante desafios, exigências, objectivos, etc… 01-06-2016CVZ77
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Realça a importância da Inteligência pessoal, na vida pessoal e na vida profissional. 01-06-2016CVZ78
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Dão o verdadeiro nome a todas estas inteligências Inteligência Emocional 01-06-2016CVZ79
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Compreensão das próprias emoções ( conhecer o seu próprio sentir) A capacidade de nos pormos no lugar do outro Capacidade de controlarmos as emoções (de forma a melhorar a vida, a situação) 01-06-2016CVZ80
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Qualidades: Reconhecer as próprias emoções Saber controlar as próprias emoções Utilizar o potencial existente Saber pôr-se no lugar dos outros Criar relações sociais 01-06-2016CVZ81
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1º Pilar Interno!!! “ Só quem sabe porque se sente, como se sente pode dominar as suas emoções, moderá-las e controlá-las”. ◦ Falamos de dar nome às próprias emoções! 01-06-2016CVZ82
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2º Pilar!!! “ Não podemos escolher as nossas emoções. Não podemos simplesmente desligar ou evitar…mas podemos orientar as nossas reacções emocionais” ◦ Falamos de medo, ira ou tristeza como mecanismos de sobrevivência mas o que podemos fazer é controlar de forma inteligente o que depende da inteligência emocional 01-06-2016CVZ83
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3º P1l6r ◦ “10% de inspiração com 90% de transpiração” ◦ “Os verdadeiros bons resultados requerem qualidades como perseverança, gosto, confiança, passar por cima de adversidades” 01-06-2016CVZ84
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4º Pilar ◦ “90% da comunicação Faz-se sem palavras” ◦ Falamos de Empatia que requer disposição para: admitir emoções, ouvir com atenção, compreensão dos sentimentos não expressados 01-06-2016CVZ85
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5º Pilar “ em todos os contactos estão presentes o jogo e as capacidades sociais” ◦ Falamos da nossa capacidade de criar e cultivar relações, de reconhecer o conflito, o sentir do interlocutor e o seu estado de espírito. 01-06-2016CVZ86
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Distingue 7 Inteligências 01-06-2016CVZ87
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A inteligência, é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural. 01-06-2016CVZ88
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A teoria das inteligências múltiplas foi elaborada à luz das origens biológicas de cada capacidade de resolver problemas. A tendência biológica deve ser vinculada aos estímulos culturais. 01-06-2016CVZ89
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A inteligência, são símbolos que devem ser “decifrados”, mas “carregados “ de informação importante. Exemplo: A linguagem, a pintura e a matemática são símbolos quase universais necessários à sobrevivência e à produtividade humana. 01-06-2016CVZ90
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A inteligência relaciona-se com um sistema de símbolos não por acidente mas, por ser esta a forma da sua manifestação. 01-06-2016CVZ91
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1. Inteligências Linguísticas: característica dos poetas; 2. Inteligências Lógico-Matemática: Capacidade lógica e matemática ; 3. Inteligências Espacial: capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.); 01-06-2016CVZ92
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4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ; 5. Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.); 01-06-2016CVZ93
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6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, Políticos, Professores, etc.); 7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efectivamente na vida. 01-06-2016CVZ94
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Motivação, Ambição Espírito de equipa Com interdependência dos elementos do grupo e Inteligência Emocional = Grupo de sucesso 01-06-2016CVZ95
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Regras básicas da comunicação (Emissor, receptor; caixa negra) Conteúdo da mensagem (conteúdos verbais e não verbais, os principais aspectos a ter em conta no paciente/utente qual a verdadeira mensagem ). Comportamentos não verbais no profissional ( adornos, roupa, sorriso, tom de voz….) 01-06-2016
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Profissionalismo (que o outro interpreta implicando uma mensagem que dá lugar à comunicação” ) Tempo horário tempo profissional 01-06-2016
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“quando a descoberta é feita por nós, sem imposições externas, é quando a interiorizamos com mais convicção e quando nos faz de facto sentido e agimos com mais eficácia” Maria do Carmo Bessa 01-06-2016CVZ98
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