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MACM Multiliteracias, Aprendizagem e Comunicação Multimodal 2014/2015 Aprendizagem Significativa (Mapas Conceptuais)

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Apresentação em tema: "MACM Multiliteracias, Aprendizagem e Comunicação Multimodal 2014/2015 Aprendizagem Significativa (Mapas Conceptuais)"— Transcrição da apresentação:

1 MACM Multiliteracias, Aprendizagem e Comunicação Multimodal 2014/2015 Aprendizagem Significativa (Mapas Conceptuais)

2 Aprendizagem Significativa O sujeito Novas informações Ideias que já conhece Escolhe relacionar Três requisitos: Conhecimentos anteriores relevantes Conhecimentos anteriores relevantes: ou seja, o formando deve saber algumas informações que se relacionem com as novas, a serem apreendidas de forma não trivial Material significativo Material significativo: ou seja, os conhecimentos a serem apreendidos devem ser relevantes para outros conhecimentos e devem conter conceitos e proposições significativas O formando deve escolher aprender significativamente O formando deve escolher aprender significativamente. Ou seja, o formando deve escolher, consciente e intencionalmente, relacionar os novos conhecimentos com outros que já conhece de forma não trivial 1 2 3

3 Aprendizagem Significativa Situação de Aprendizagem Obrigação Resultado de uma Escolha Decorrente de uma Trabalho do professor Subordinada ao Articulada ao Construção heterónoma do saber Construção autónoma do saber Resulta numaCaminha para uma Memorização Significação Apela sobretudo à Motivação do formando Mobilização do formando 1 Orientado para a Cultura Possui uma Culturas dos formandos Ausentes na Que ignora as Cultura Possui uma Presentes na Que coexiste com as

4 Aprendizagem Significativa Incorporação substantiva, não arbitrária, não literal, de novos conhecimentos na estrutura cognitiva Esforço intencional de relacionar novos conhecimentos com conceitos de nível mais elevado e mais inclusivos, na estrutura cognitiva Aprendizagem relacionada com experiências de casos ou objetos Compromisso afetivo de relacionar novos conhecimentos com a aprendizagem anterior A prática, o ensaio as respostas ponderadas contribuem para a aprendizagem significativa Incorporação arbitrária, literal e não substantiva de novos conhecimento na estrutura cognitiva Falta de esforço para integrar novos conhecimentos nos conceitos já existentes na estrutura cognitiva Aprendizagem não relacionada com a experiência de casos ou objetos Falta de compromisso afetivo para relacionar novos conhecimentos com a aprendizagem anterior Aprendizagem Significativa Aprendizagem por Memorização Uma sequência Produção criativa A maioria da aprendizagem escolar In NOVAK (1998: 20) 1

5 Aprendizagem Significativa Ser Humano PensamentosSentimentosAcções tem Juntos formam Significados de experiências In NOVAK (1998: 10) O significado é uma função de como o sujeito sentiu a combinação do pensamento, dos sentimentos e das acções ao longo das experiências de vida O modo como o sujeito decide agir depende da forma como pensa e se sente relativamente a um objecto ou acontecimento com o qual se relaciona 2

6 LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento EXPERIENCIAR Prática Situada Instrução Manifesta Instrução Manifesta CONCEPTUALIZAR APLICAR ANALISAR Prática Transformada Construção Crítica O novo O conhecido Por nomeação Com a teoria Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Pedagogias Conservadoras Pedagogias Progressistas APRENDIZAGEM COLABORATIVA (L-BY-D) Aprendizagem Significativa 2 In KALENTZIS & COPE (2005: 73)

7 LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica Aprendizagem Significativa 3 Informação Informação Dado exterior ao sujeito, está “sob a primazia da objectividade ” Conhecimento Conhecimento resultado de uma experiência pessoal, está “sob a primazia da subjectividade” Saber igualmente “sob a primazia da objectividade”, mas é uma informação de que o sujeito se apropria MemorizaçãoSignificação Conceito Conceito Regularidade apreendida nos acontecimentos ou objectos, ou registos de acontecimentos ou objectos, designados por um rótulo Aprendizagem Representacional Aprendizagem Conceptual e Proposicional

8 LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica LEARNING BY DESIGN: Processos de Conhecimento APLICAR Pedagogias Progressistas Pedagogias Conservadoras EXPERIENCIAR CONCEPTUALIZAR ANALISAR O novo O conhecido Criativamente Apropriadamente Funcionalmente Criticamente Por nomeação Com a teoria ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal (Vigotski)) Prática Situada Prática Transformada Instrução Manifesta Construção Crítica Aprendizagem Significativa 3 Representacional Aprendizagem Cognitiva Proposicional Aprendizagem de conceitos Nomes de conceitos ou rótulos Significados de conceitos Significados proposicionais Pode ser É aquisição de Pode ajudar na Combinam-se para formar Mapa de conceitos Mostrados num Usados num

9 Aprendizagem Significativa Aprendizagem CognitivaAfectivaPsicomotora Pode ser sã o Significados armazenados In NOVAK (1998: 26) Sentimentos armazenados influenciam interage Estrutura cognitiva Aprendizagem significativa na desenvolvida pela é uma aquisição d e ConceitosProposições Aprendizagem especializada orientada pela na é 3

10 Aprendizagem Significativa Tabelas de multiplicação Conferências. Grande parte das apresentações de manuais Mapas conceptuais. Trabalho com diagramas em Vê Aplicação de fórmulas para a resolução de problemas Grande parte do trabalho escolar Estudos multimédia bem concebidos Puzzles de solução por tentativa e erro Grande parte da investigação de rotina ou da produção intelectual Investigação científica. Música ou arquitectura novas ENSINO POR DESCOBERTA AUTÓNOMA ENSINO ORIENTADO PELA DESCOBERTA ENSINO POR RECEPÇÃO APRENDIZAGEM MEMORÍSTICA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA In NOVAK (1998: 58), adaptado de AUSUBEL (1980: 21)

11 Aprendizagem Significativa In NOVAK & GOWIN (1984: 15) MAPAS CONCEPTUAIS Representam relações significativas entre conceitos na forma de Proposições Dois ou mais rótulos de conceitos ligados por palavras numa unidade semântica O céu azul é Conceito 1 Exemplo: Conceito 2 Proposição Palavra de ligação Exercício: Construção dos Mapas Conceptuais de Multiliteracias e Comunicação Multimodal

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13 Aprendizagem Significativa 1.Identifique uma questão essencial que refira o problema, questões ou domínio de conhecimento que deseja traçar conceptualmente. Orientados por esta questão, identifiquem 10 a 20 conceitos que sejam pertinentes para a questão e listem-nos. 2.Ordenem os conceitos, colocando a ideia mais vasta e inclusiva no topo do mapa. É útil reflectir-se sobre a questão essencial como ajuda na decisão da ordenação dos conceitos. 3.Façam a lista e adicionem mais conceitos, à medida que for necessário. 4.Comecem a construir o mapa, colocando o(s) conceito(s) mais geral(ais) e inclusivo(s) no topo. Normalmente, só existem um, dois ou três conceitos mais gerais no topo do mapa. 5.Seleccionem posteriormente os dois, três ou quatro sub-conceitos para colocar sob cada conceito geral. Se parecerem existir mais sub-conceitos que pareçam pertencer a um nível inferior, normalmente é possível identificar algum conceito apropriado de inclusão intermédia., criando-se assim, outro nível de hierarquia no mapa. 6.Liguem os conceitos com linhas. Rotulem-nos com uma ou algumas palavras de ligação. Estas devem definir a relação entre os dois conceitos, de modo a que sejam lidos como uma afirmação ou proposição válida. A ligação gera significado. 7.Voltem a trabalhar a estrutura do mapa, que pode incluir a junção, subtracção ou alteração dos conceitos super ordenados. Este processo pode prosseguir indefinidamente, à medida que adquirirem novos conhecimentos ou discernimentos. 8.Procurem ligações cruzadas entre conceitos nas diferentes secções do mapa e rotulem-nas. Muitas vezes, as ligações cruzadas podem ajudar a ver novas relações criativas no domínio do conhecimento. 9.Podem juntar-se exemplos específicos dos conceitos aos rótulos conceptuais (ex., o golden retriever é um exemplo específico de uma raça de cães). 10.Os mapas conceptuais deveriam ser feitos de muitas formas diferentes, para o mesmo conjunto de conceitos. Não existe uma forma pré-definida de se desenhar um mapa conceptual. À medida que a compreensão das relações entre os conceitos muda, o mesmo acontece com os mapas. Construção de mapas Conceptuais

14 Bibliografia AUSUBEL, David; NOVAK, Joseph; HANESIAN, Helen (1980)Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana Ltda. CHARLOT, Bernard (2000) Da Relação com o Saber. Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. FREIRE, Paulo (1975) Pedagogia do Oprimido. Porto: Afrontamento. FREIRE, Paulo (2008) Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. KALANTZIS, Mary; COPE, Bill (2005) Learning by Desing. Altona: Common Ground. NOVAK, Joseph (2000) Aprender, Criar e Utilizar o Conhecimento. Mapas conceptuais como ferramenta de facilitação nas escolas e nas empresas. Lisboa: Plátano Edições Técnicas NOVAK, Joseph; GOWIN, Bob (1988) Learning how to learn. Cambridge: Cambridge University Press


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