A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”"— Transcrição da apresentação:

1 “CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
CRTE – COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO CASCAVEL - PARANÁ “CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”

2 O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS?
Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

3

4 ORIGEM Os mapas conceituais decorrem naturalmente da teoria de aprendizagem de David Ausubel, psicólogo educacional da linha cognitivista/construtivista que destaca a aquisição de conceitos claros, estáveis e diferenciados como fator preponderante na aprendizagem subseqüente.

5

6 CARACTERÍSTICAS DOS MAPAS CONCEITUAIS
ferramentas usadas para organizar e representar um corpo de conhecimento; Incluem conceitos, geralmente envolvidos por círculos ou caixas, e as relações entre os mesmos; palavra (de ligação) especifica a relação entre os dois conceitos, atribuindo um significado à relação; são representados de uma forma hierárquica; Construir mapas conceituais com referência a uma determinada questão.

7

8 Os mapas conceituais foram desenvolvidos no decurso da investigação de J.Novak e D. Gowin, na qual procuraram seguir e perceber a evolução de conhecimentos e idéias de ciência nas crianças.

9 USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO
São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno. Mapas Conceituais podem ser usados como um instrumento que se aplica a diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

10 Segundo esta teoria, os seguintes aspectos são relevantes para a aprendizagem significativa:
> As entradas para a aprendizagem são importantes. > Materiais de aprendizagem deverão ser bem organizados. > Novas idéias e conceitos devem ser "potencialmente significativos" para o aluno. > Fixando novos conceitos nas já existentes estruturas cognitivas do aluno fará com que os novos conceitos sejam relembrados.

11

12 Para os professores, os mapas conceituais podem constituir-se em poderosos auxiliares nas suas tarefas rotineiras, tais como: > Tornar claro conceitos difíceis, arranjando-os em uma ordem sistemática; > Auxiliar os professores a manterem-se mais atentos aos conceitos chaves e às relações entre eles; > Auxiliar os professores a transferir uma imagem geral e clara dos tópicos e suas relações para seus estudantes; > Reforçar a compreensão e aprendizagem por parte dos alunos;

13 > Permitir a visualização dos conceitos chave e resumir suas inter-relações;
> Verificar a aprendizagem e identificar conceitos mal compreendidos pelos alunos; > Auxiliar os professores na avaliação do processo de ensino; > Possibilitar aos professores avaliar o alcance dos objetivos pelos alunos através da identificação dos conceitos mal entendidos e dos que estão faltando.

14

15 O QUE É O CMAPTOOLS É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida, sob a supervisão do Dr. Alberto J. Cañas, e permite ao usuário construir, navegar, compartilhar e criticar modelos de conhecimento representados com Mapas Conceituais.

16 A ferramenta possui independência de plataforma e permite aos usuários construir e colaborar de qualquer lugar na rede, internet e intranet, durante a elaboração dos Mapas Conceituais com colegas, como também, compartilhar e navegar por outros modelos distribuídos em servidores pela Internet.

17

18 Mario Czerechowicz CANUDOS FONTES HISTÓRICAS MUSICAS LITERATURA
ESTUDO DEMARCAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL SUJEITOS HISTÓRICOS POSSIBILIDADES MUSICAS BRASIL REPÚBLICA LITERATURA NOME EU VI A FUMAÇA DA PÓLVORA PERÍODO HISTÓRICO CAMADAS POPULARES ELITE CLERICAL ECONÔMICA E MILITAR QUAL? ONDE? GÊNERO OS SERTÕES FINAL SEC. XIX ARRANJO NO REISADO BOI DO PIAUÍ BAHIA DE ONDE? ORIUNDA AUTOR ACONTECIMENTO EUCLIDES DA CUNHA SOBRE? GERAL DA OBRA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA REPÚBLICA DO BRASIL ANTÔNIO CONSELHEIRO E OS PRAÇAS SERTÃO "A TERRA", "O HOMEM" E " A LUTA". LOCAL

19


Carregar ppt "“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google