Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDavi Carneiro Quintão Alterado mais de 8 anos atrás
1
REFLEXÕES SOBRE PERCURSOS DE EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CLUBE DE CIÊNCIAS Sandra Maria Sales Pereira Ana Elisabeth Dias Pereira Cavalcante Diana Gonçalves dos Santos
2
Objetivo do trabalho Relatar experiências de formação vivenciadas no Clube de Ciências (CCIUFPA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), abordando a trajetória de atividades de experimentos investigativos vivenciados por um grupo de estudantes sócios-mirins, oportunizando um processo de ensino-aprendizagem significativo, valorizando o ensino de ciências e atividades investigativas na educação básica.
3
Contribuição do CCIUFPA A construção de conhecimentos e as trocas de experiências realizadas entre estudantes e professores estagiários, favorecendo a aprendizagem pessoal e coletiva, contribuindo para processo formativo, onde tudo culminou no desenvolvimento do projeto infanto-juvenil/2014 intitulado: LEVEOU PESADO? PESADO OU LEVE?
4
Caminhos percorridos nessa trajetória O encaminhamento metodológico foi permeado em seis processos de atividades experimentais. De onde partimos. Momentos de (re)construção de atividades.
5
Sondagem do assunto
6
Registros e recortes das atividades
7
1ª atividade: Experiência da bacia - afunda ou boia?
8
2ª atividade: Experimento da balança
10
3ª atividade: Experimento o ar dentro do ovo
11
4ª atividade: Experimento Água e óleo
13
5ªAtividade: Experimento “Aquário Bolhas flutuantes”
14
6ª atividade: Experimento com barquinhos de papel e moedas de R$ 0,25
15
Resultados e discussão O mais importante no desenvolvimento das atividades não foi chegar a um conceito específico de densidade com os estudantes, mais trabalhar as movimentações, favorecendo a linguagem que os estudantes davam no desenvolver do processo, esses aspectos foram percebidos nas análises das produções textuais, desenhos e relatos dos alunos destacado no portfólio de experiências de atividades investigativas.
16
Considerações Finais O Clube de Ciências favorece professores estagiários, discentes formados em uma dicotomia entre teoria/prática pedagógica, no qual o professor consegue despertar o interesse dos alunos sócios- mirins pela busca da pesquisa, neste sentido nós professoras estagiárias aprendemos ao mesmo tempo que ensinamos, buscando respostas através das pesquisas, nós aprendemos a dominar os conhecimentos das disciplinas, estando preparados para utilizá-las em diferentes contexto.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.