A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças de 6 anos, com o objetivo de inseri-las em um universo letrado.

2 O conjunto de materiais Trilhas para ler e escrever textos Trilhas para abrir o apetite poético Trilhas de jogos

3 Conjunto de materiais O Caderno de apresentação : intenções, princípios e concepções do projeto; Caderno da Secretaria: sugestões de gestão do trabalho na rede de ensino com vistas à melhoria da qualidade da educação do município e dos indicadores educacionais O Caderno no diretor: sugestões de gestão do trabalho junto aos professores e orientações para a organização e o uso do acervo de livros; Os Cadernos de orientações: sequência de oito atividades para serem realizadas junto às crianças;

4 Conjunto de materiais Os Cadernos de estudos: aprofundamentos dos conteúdos tratados nos diferentes Cadernos de orientações; O Acervo de livros: Livros de literatura; referência para as atividades propostas nos Cadernos de orientações; Materiais pedagógicos: elaborados para realização de algumas atividades propostas nos Cadernos de orientações e no Caderno Trilhas de jogos. O Caderno Trilhas de jogos: repertório de jogos a serem desenvolvidos pelo professor em sala com as crianças;

5

6 Cadernos de orientações Acervo de livros Materiais pedagógicos Caderno de estudo Caderno do diretorCaderno de apresentação

7 Foco no trabalho com textos narrativos Propósito: Criar condições para planejar e realizar atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: – conhecer o livro, – escutar e ler as histórias, – falar sobre a história, sobre as ilustrações e personagens, – participar de situações de leitura e escrita a partir do texto narrado.

8 Cadernos de orientações Caderno de estudo Acervo de livros Materiais pedagógicos

9 Foco no trabalho com textos poéticos Propósito: Criar condições para planejar e realizar as atividades dentro de um percurso no qual as crianças possam: – conhecer o livro/CD e seus textos, – escutar e lê-los, memorizá-los e recitá-los, – visualizar sua estrutura, – brincar com os sons de suas palavras – participar de atividades de atenção sobre o texto.

10 Caderno de orientação  Os Cadernos de orientações possuem uma estrutura comum com as seguintes partes : - Introdução: Descreve o tipo de texto escolhido para ser trabalhado no caderno e justifica sua importância no processo de aprendizagem da criança. - Sobre os livros: Apresenta o livro utilizado como referência das atividades. A proposta é que as atividades possam ser realizadas com outros livros com a mesma estrutura da obra usada como referência. - Atividades a serem realizadas com as crianças: Cada caderno propõe oito atividades.

11 Caderno de orientações

12 Materiais pedagógicos – Jogos de linguagem Cadernos de jogos

13 Foco do trabalho: Jogos de linguagem e Jogos de faz de conta Propósito: Oferecer aos professores um repertório para ser trabalhado com crianças de 6 anos, organizado da seguinte forma: – jogos de linguagem - compreendem regras com foco no trabalho com a língua e que favorecem a atenção das crianças para as estruturas sonoras e gráficas; – jogos de faz de conta - favorecem a experimentação da linguagem.

14 Os jogos de linguagem apresentados no Caderno possuem um roteiro comum

15 Fundamentos no campo da leitura e escrita  Criar oportunidades para que crianças de 6 anos tenham maior acesso à literatura infantil e, conseqüentemente, à cultura escrita;  Estimular as crianças para que se transformem em verdadeiros usuários da Leitura e escrita;  Contribuir para instrumentalizar os professores para que o livro, a leitura, a literatura e, acima de tudo, o desenvolvimento das capacidades intelectuais tenham lugar no cotidiano escolar;  Favorecer na Instituição, a criação ou sistematização de encontros de formação continuada com a perspectiva de troca, reflexões e aprendizados coletivos.

16 Fundamentos no campo da leitura e escrita Garantir que o aprendizado da Leitura e escrita tenha origem no livro (no texto) Garantir leitura de qualidade Criar condições para que as crianças experimentem ao mesmo tempo: O gosto pela leitura (prazer) A leitura e a escrita como prática (função social) A leitura e a escrita como frente de desenvolvimento intelectual Assegurar que o input gere output: A aprendizagem = o que a criança é capaz de deduzir a partir do que o ambiente oferece.

17 Fundamentos no campo da Formação do Professor Ser capaz de colaborar para qualificar sua ação por meio de um conjunto de materiais - atrelados a um conjunto de orientações objetivas inseridas dentro de um contexto de ação profissional Gerar condições para dar “voo próprio” - favorecer autonomia ao mesmo tempo garantir o essencial

18 Fundamentos no campo da Formação do Professor Garantir um currículo subentendido - desde muito cedo e de acordo com suas possibilidades, as crianças possam ler, escrever e conviver com livros, experimentando, de diversas formas, os modos de pensar por escrito e sobre o escrito Criar condições para: aprender a fazer, fazendo e por meio da ação – reflexão - ação - Cadernos de orientações + Cadernos de estudos

19 Rede Nacional de Ancoragem


Carregar ppt "Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google