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Estudo de usuários: as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends Glauce Alves, Hallini Jardim, Julianna Martins, Mário Gonçalves, Phillipe.

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1 Estudo de usuários: as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends Glauce Alves, Hallini Jardim, Julianna Martins, Mário Gonçalves, Phillipe Zaidan

2 Introdução ○ Desde a década de 1990, a internet e o jogos eletrônicos se popularizaram ao redor do mundo. ○ Com a chegada da banda larga e as conexões de alta velocidade, surgiram os jogos online. ○ Atualmente, um dos mais populares gêneros de jogo online é o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). ○ O mais conhecido e jogado MOBA atual é League of Legends. ○ Foi proposto então este estudo de usuários sobre as necessidades de informação dos jogadores de League of Legends.

3 Objetivos do estudo Os objetivos deste estudo foram: 1. Conhecer quais são as principais necessidades informacionais dos jogadores 2. Avaliar se o sistema do jogo consegue satisfazer a demanda das informações requeridas pelos jogadores 3. Verificar a frequência com que os jogadores consultam outras fontes de informação além do site e da plataforma oficiais do jogo League of Legends.

4 Universo e amostra do estudo O universo estudado são os jogadores de League of Legends. Como amostra para a realização do estudo, foram escolhidos o jogadores de League of Legends que participam do grupo de Facebook “Ilha da Macacada”.

5 Instrumento de coleta de dados O instrumento de coleta de dados utilizado no estudo foi o questionário online. Sua aplicação ocorreu entre os dias 30 de abril e 3 de maio de 2016.

6 Número de respostas ○ O questionário consistiu em 16 questões fechadas. ○ 161 pessoas iniciaram o questionário, sendo que 155 o responderam completamente. ○ A taxa de respostas completas ficou 96%. ○ A maior parte dos abandonos ocorreu após a 2ª questão.

7 Porcentagem de respostas completas

8 Tempo de duração das respostas ○ 146 pessoas (90,68%) responderam o questionário na faixa de 3 a 8 minutos ○ 2 (0,82%) pessoas levaram cerca de 45 minutos para responder, sendo o tempo de duração mais longo registrado. ○ A grande maioria das pessoas (27,7%) levou entre 4 e 5 minutos para responder.

9 O principal tipo de informação buscado relacionado a League of Legends ○ A maioria dos jogadores buscam informações sobre os conteúdos presentes no jogo. ○ A maior parte dos que responderam “outros” disseram que procuram conteúdos de entretenimento relacionado ao jogo.

10 Utilização do suporte oficial como fonte de informação ○ Quando indagados se o suporte oficial do jogo League of Legends costuma ser o primeiro lugar visitado para buscar informações, 49% responderam não e 37% responderam sim. 15% afirmaram que nunca visitaram o suporte oficial.

11 Informações mais buscadas sobre os conteúdos dos jogos

12 Principais objetivos ao buscar estratégias para o jogo

13 Avaliação da qualidade das informações oferecidas sobre itens do jogo

14 Frequência com que algumas fontes de informação sobre o jogo são consultadas

15 Preferência entre informações curtas e longas

16 Sexo e idade dos jogadores

17 Horas semanais gastas jogando

18 Nível de invocador dos jogadores

19 Relação de idade e horas jogadas semanalmente

20

21 Relação entre o tipo de informação buscada e Preferência por respostas curtas ou longas

22

23 Relação entre horas jogadas e o nível de invocador

24 Relação de horas jogadas e nível de invocador


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