A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO
HÁ MUITAS FORMAS DE COMPREENDER A ESCOLA

2 PEDAGOGIA LIBERAL LIBERALISMO: fundamentos França Inglaterra Rousseau
Montesquieu e outros John Locke Revolução Liberal Inglesa Revolução Francesa França Inglaterra

3 O QUE É LIBERALISMO “Liberal” não tem sentido avançado
Doutrina Liberal: - predominância da liberdade dos interesses individuais; - esses interesses são baseados na propriedade privada dos meios de produção - justifica a criação da sociedade de classes

4 ESCOLA NO LIBERALISMO Tema a função de preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais de acordo com suas aptidões.

5 CONCEPÕES E TENDÊNCIAS Libâneo, José Carlos
1. Pedagogia Liberal 1.1 tradicional 1.2 renovada progressivista 1.3 renovada não diretiva 1.4 tecnicista

6 2. PEDAGOGIA PROGRESSISTA
Termo utilizado por Sniders, (Georges) Concepções e tendências que partem de uma análise crítica das realidades sociais .Sustentam as finalidades sócio políticas da educação Educação como instrumento de luta

7 2 - Concepções e tendências progressistas
2.1 crítico social dos conteúdos 2.2 libertária 2.3 libertadora

8 Liberal tradicional - acentua o ensino humanístico e a cultura geral
- aluno atinge por seu próprio esforço sua plena realização como pessoa - os procedimentos didáticos, a relação professor-aluno não tem nenhuma relação com o cotidiano do aluno - predomina a palavra do professor, suas regras e o cultivo exclusivamente do intelectual

9 Liberal renovada progressivista
Continua acentuando o sentido da cultura como desenvolvimento das aptidões individuais É conhecida no Brasil como Escola Nova (Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo) Métodos; método de projetos, Decroly, de certa forma Montessori, de certa forma Piaget Ênfase na metodologia e na Psicologia

10 Liberal renovada não diretiva
Orientada para a auto-realização (desenvolvimento pessoal) e para as relações interpessoais Principal teórico: psicólogo norte americano Carl Rogers

11 Liberal tecnicista Subordina a educação ao mercado de trabalh e à sociedade Tem como função a preparação de recursos humanos A educação “treina” nos alunos o comportamento que se ajusta a metas pré estabelecidas A realidade contém em si suas próprias leis.

12 PROGRESSISTAS Pedagogia crítico social dos conteúdos
Difusão de conteúdos críticos, não abstratos mas associados a realidades sociais. A escola deve servir aos interesses populares A escola deve garantir a apropriação dos conteúdos escolares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

13 Pedagogia libertária Não acredita que a escola transforme pois é Aparelho Ideológico do Estado (Althusser) Constrói com o aluno a auto-gestão O conteúdo é algo que propicie a auto-gestão grupal Principais teóricos: Freinet, de certa forma e Maurício Tratemberg no Brasil

14 Pedagogia Libertadora
Ênfase no humanismo e na política A construção do conhecimento se faz a partir da realidade social/local A educaçao se faz atrvé dos temas geradores Seu principal teórico é Paulo freire


Carregar ppt "CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google