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Roberto Garcia Esteves Presidente 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI Novembro 2005 Roberto Garcia Esteves Presidente.

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1 Roberto Garcia Esteves Presidente 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI Novembro 2005 Roberto Garcia Esteves Presidente 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI Novembro 2005

2 PROGRAMA NUCLEAR CICLO DO COMBUSTÍVEL

3 1. Cenários para a evolução do Ciclo do Combustível CN-1 Dependente parcial –Auto-suficiência em: prospecção, mineração, beneficiamento, fabricação de pó e pastilhas, fabricação de elementos combustíveis –Dependência internacional: parcial em enriquecimento (50% A1 e A2) e total em conversão –Exportação: serviços de pó e pastilhas, fabricação de elementos combustíveis e U 3 O 8

4 1. Cenários para a evolução do Ciclo do Combustível CN-2 Auto-Suficiente –Auto-Suficiente em: prospecção, mineração, beneficiamento, conversão, enriquecimento, fabricação de pó e pastilhas, e fabricação de elementos combustíveis –Dependência internacional: 0% –Exportação de: pó, pastilhas, serviços de fabricação de elementos combustíveis, U 3 O 8.

5 1. Cenários para a evolução do Ciclo do Combustível CN-3 Exportador –Auto-Suficiente em: prospecção, mineração, beneficiamento, conversão, enriquecimento, fabricação de pó e pastilhas, e fabricação de elementos combustíveis –Dependência internacional: 0% –Exportação de: U3O8, serviços de conversão, serviços de enriquecimento, pó, pastilhas, serviços de fabricação de elementos combustíveis e componentes.

6 2. Prospeção e Exploração de Urânio - Sustentável e Geradora de Recursos - As reservas brasileiras conhecidas já são suficientes para as atuais centrais e para aquelas previstas a médio prazo. (309 mil tU 3 O 8 ) - A1 + A2 = 400 tU 3 O 8 ao ano No Brasil tem prevalecido a política de se guardar os recursos energéticos para consumo próprio. Não há política de exportação. Existe apenas regulamentação para assegurar as reservas/estoques estratégicos. A política de exportação poderia ter como objetivo gerar recursos para investimento no próprio programa, limitado até a sua maturidade.

7 Variação do Preço do Urânio 1.000t U 3 O 8 = U$ 85 milhões

8 Demanda e Suprimento Mundial de Urânio - Déficit Projetado - Fonte: K. Schreiber

9 3. Etapa de Conversão - Estratégica na fase atual - Tecnologia dominada pelo CTMSP: break-even-point > 1.000t/a - Angra 1 e 2 = 400t/a Para suprir o mercado interno: só com fins estratégicos Para mercado externo: justifica se for possível a exportação do urânio com maior valor agregado - p. ex. enriquecido Preço no mercado spot : US$ 11.5 / kg U Déficit de suprimento previsto a partir de 2006: pode indicar aumento de preço

10 Demanda e Suprimentos Ocidentais de Serviços de Conversão Fonte: K. Schreiber

11 4. Enriquecimento do Urânio - Sustentável - Tecnologia desenvolvida pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Planta industrial em fase de implantação na INB. Para ter capacidade de exportação necessita de alto investimento para aumento da produção. Para maior valor agregado ao urânio pode ser conveniente investir em uma planta de conversão. Preço no mercado spot : US$ 114 / SWU

12 Demanda e Suprimento Mundiais de Enriquecimento O déficit é coberto pelo re-enriquecimento de tail - Minatom (4m SWU); pela capacidade não econômica da Eurodif ~2.8mSWU e/ou pelo aumento para 6.55m SWU da Urenco em 2003. Fonte: K. Schreiber

13 5. Fabricação do Combustível INB - Quase Sustentável - Capacidade Tecnológica - FANP, Westinghouse –Capacidade Tecnológica - INB - Projeto –Capacidade Tecnológica - INB - Fabricação Nacionalização de Componentes e Materiais Avanços no Projeto do Combustível PWR Política de Exportação - Globalização

14 6. Perspectivas na Fabricação do Combustível - Sustentabilidade - As atividades de fabricação precisam de Angra 3 em operação para se aproximar de seu ponto de equilíbrio (break-even-point). A nacionalização de certos componentes só se justifica estrategicamente e financiados a fundo perdido (MCT). A associação com outras empresas para globalização dos suprimentos pode ser um fator bastante positivo.

15 Capacidade Tecnológica - INB Projeto Capacidade atual em Projeto do Combustível – Domínio atual do estado-da-arte sem autonomia Necessidades para domínio do estado-da-arte com autonomia – Capacidade Teórica (códigos, laboratórios,...) – Capacidade de executar/gerenciar testes Fabricação Capacidade atual em fabricação do combustível –Autonomia parcial (testes, qualificação de fornecedores e novos processos, licenciamento)

16 7. Política de Exportação - Combustíveis - Qualificação da INB para exportação. Fase de qualificação para fornecimento de bocais do Elemento Combustível (EC): Fornecimento para a Westinghouse (WH) e Korean Nuclear Fuel Corporation (KNFC) Qualificação para fornecimento de combustível - possibilidade de fornecimento de EC’s para KRSKO Qualificação para fornecimento de EC com RepU - através da British Nuclear Fuel Ltd (BNFL) para o Japão Qualificação para fornecimento de pó e pastilhas para a WH Qualificação de outras peças/materiais. Exportação de serviços Serviços de engenharia para a WH (bocal 14WIN e outros)

17 Sugestão de Metas Fabricação do Combustível Autonomia completa em projeto - atividade de longo prazo, cara e que não se justifica para apenas 3 usinas. Autonomia completa em fabricação - a capacidade potencial para exercer a autonomia pode ser implementada. Nacionalização de componentes - possível nos itens julgados viáveis ou com o suporte de financiamento externo. Otimização do projeto do combustível - realizado para Angra 1. Para Angra 2 é uma decisão a ser tomada. Exportação de peças e componentes e serviços - é uma meta a ser mantida pois está no caminho da sustentabilidade. Exportação de Combustível - tanto a meta para Krsko como para combustível com RepU pode ser explorada.

18 Roberto Garcia Esteves Presidente 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI Novembro 2005 Roberto Garcia Esteves Presidente 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação - 3ª CNCTI Novembro 2005

19 Avanços no Projeto do Combustível PWR - I novação - Projetos de Combustível nos anos 70 - Conservador –Banco de dados, modelos, 35GWD/t, ciclo fechado, 45$/lb Status do projeto nos anos 2000 –Ciclo aberto + exp. irrad. > 60GWD/t > enriquecimento Ciclo aberto x fechado – Redução de massa, diâmetro da vareta, OFA’s Projeto de Combustível Avançado (16NGF) - Angra 1 –Aumentou em 30% a energia retirada por kg Urânio –Projeto desenvolvido pela INB e KNFC

20 Sugestão de Metas - Geral - Nucleoelétrica - Programa mínimo de centrais para garantir a sustentabilidade do Ciclo do Combustível. Urânio (sustentável) - Adequar a legislação e as regras de exportação para permitir investimentos no Ciclo do Combustível. Conversão - Etapa com poucas possibilidades de sustentabilidade e de exportação; estratégica. Enriquecimento (sustentável) - Sua expansão é uma das bases para a geração de recursos para o Ciclo do Combustível. Fabricação do combustível ( quase-sustentável) - Atingir a auto-suficiência.


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