A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Érico Tadeu Xavier1. 2 Originou-se da controvérsia que surgiu em torno do cuidado pelas viúvas da igreja de Jerusalém. O fato de que era exigido daqueles.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Érico Tadeu Xavier1. 2 Originou-se da controvérsia que surgiu em torno do cuidado pelas viúvas da igreja de Jerusalém. O fato de que era exigido daqueles."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Érico Tadeu Xavier1

2 2 Originou-se da controvérsia que surgiu em torno do cuidado pelas viúvas da igreja de Jerusalém. O fato de que era exigido daqueles homens que fossem dotados de elevadas qualificações espirituais, mostra-nos que o trabalho material não era a única responsabilidade e labor de que estavam investidos. O manual da igreja apresenta diversas atividades inerentes ao diaconato, que serão colocadas na seguinte ordem:

3 3 É de responsabilidade dos diáconos o cuidado dos enfermos e o provimento de socorro para os desafortunados. O dinheiro deve ser providenciado pela igreja. O tesoureiro deve ser informado das necessidades existentes Os membros devem estar informados para que possam apoiar o trabalho.

4 4 Os diáconos devem desempenhar sua parte nos praparativos para os batismos. Não deve haver confusão ou atraso na cerimônia. Devem auxiliar os candidatos (homens) antes e após o batismo. As diaconisas auxiliam as mulheres batizandas antes e após o batismo. Devem orientá-las quanto à roupa adequada a ser usada. Devem providenciar e cuidar dos roupões utilizados na cerimônia.

5 5 Diáconos e diaconisas devem providenciar tudo o que for necessário para a cerimônia da comunhão: bacia, toalhas, baldes, água em temperatura agradável. Depois da Ceia, grande cuidado deve ser exercido quanto ao destino da sobra do pão ou vinho utilizados. A sobra do vinho que foi abençoado deve ser derramada na terra; A sobra do pão abençoado deve ser queimada.

6 6 As diaconisas ajudam as irmãs recém unidas à igreja ou as visitantes. É seu dever cuidar que todos os materiais utilizados nesta cerimônia, como toalhas, bacias, baldes, sejam devidamente limpos e guardados em seus devidos lugares. As diaconisas providenciam todo o preparo da mesa da comunhão, enchendo os cálices, colocando os pratos com o pão e cobrindo tudo com toalha apropriada. Tudo deve ser providenciado antes da cerimônia. Enquanto a congregação deixa o templo, diáconos e diaconisas desfazem a mesa, tomando as providências necessárias quanto aos materiais e às sobras de pão e vinho.

7 7 Nas reuniões da igreja, diáconos e diaconisas devem dar as boas-vindas aos membros e visitantes que forem chegando e providenciar lugares e encaminhar os adoradores, para que os mesmos se sintam confortáveis. Devem estar sempre prontos a colaborar com pastor e anciãos para o melhor desempenho das reuniões.

8 8 Em igrejas em que não há uma comissão de construção constituída, os diáconos se responsabilizam pelos cuidados e manutenção da propriedade da igreja. O edifício e terreno devem ser mantidos limpos, conservados e atraentes. Quando a igreja é grande e necessita de um zelador, os diáconos devem recomendar à Comissão da igreja a pessoa apropriada. A Comissão é quem vota o emprego do zelador ou pode autorizar os diáconos a empregá-lo. Todas as despesas de conservação deve ter autorização da Comissão da Igreja. Tais despesas devem ser entregues ao tesoureiro para serem pagas.

9 9 Uma das mais importantes responsabilidades dos diáconos é visitar os membros da igreja. Pode-se dividir os membros por distritos (setores) e cada diáconos fica responsável por um distrito. Cada membro da igreja deveria ser visitado, pelo menos, uma vez por trimestre.

10 10 Toda oferta que não esteja em envelopes deve ser contada pelo tesoureiro na presença de um oficial da igreja, de preferência um diácono, e a ele o tesoureiro deve fornecer um recibo.

11 11 A ADRA/ASA deve trabalhar em estreita ligação com diáconos e diaconisas no atendimento aos necessitados da Igreja.

12 12 A cerimônia da comunhão deve ser dirigida por um pastor ordenado ou um ancião. O diácono, embora ordenado, não pode dirigir a cerimônia da comunhão, mas pode auxiliar na distribuição do pão e do vinho aos membros.

13 13 Quando o membro estiver doente e impossibilitado de ir à Igreja, a cerimônia da comunhão pode ser dirigida em seu lar. Apenas um pastor ordenado ou ancião podem dirigir esta cerimônia. O diácono e/ou diaconisa podem e devem acompanhar e auxiliar.


Carregar ppt "Pr. Érico Tadeu Xavier1. 2 Originou-se da controvérsia que surgiu em torno do cuidado pelas viúvas da igreja de Jerusalém. O fato de que era exigido daqueles."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google