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Relações Interpessoais Grupo Relações com a Comunidade IEPP.

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Apresentação em tema: "Relações Interpessoais Grupo Relações com a Comunidade IEPP."— Transcrição da apresentação:

1 Relações Interpessoais Grupo Relações com a Comunidade IEPP

2 Coordenadora Geral: Ana Cristina Pandolfo Ana Paula Portugal Adriane de Rose Ellen Bornholdt Lívia Kern Castro

3 Nosso objetivo com vocês SIPAT (Semana interna de prevenção de acidentes); SIPAT (Semana interna de prevenção de acidentes); Relação da Prevenção com relacionamentos interpessoais; Relação da Prevenção com relacionamentos interpessoais; O bom relacionamento no trabalho, o “clima” na instituição está associada a maior qualidade de vida; O bom relacionamento no trabalho, o “clima” na instituição está associada a maior qualidade de vida; Maior qualidade de vida está vinculado, por sua vez, a melhor produtividade e diminuição de acidentes. Maior qualidade de vida está vinculado, por sua vez, a melhor produtividade e diminuição de acidentes. Nosso propósito é a reflexão de como está o relacionamento interpessoal entre vocês? Nosso propósito é a reflexão de como está o relacionamento interpessoal entre vocês? Se existe: traz quê tipo de conseqüências? Se existe: traz quê tipo de conseqüências?

4 CEEE Como é o grupo de vocês e como é o trabalho? Como é o grupo de vocês e como é o trabalho? Seções de manutenção (equipe); Seções de manutenção (equipe); Operação de subestações (sozinho). Operação de subestações (sozinho).

5 O que são relações interpessoais?

6 Por que falar sobre como nos relacionamos? Porque... Porque... “Somos responsáveis por aquilo que fazemos, o que não fazemos e o que impedimos de fazer” o que não fazemos e o que impedimos de fazer” Albert Camus

7 Relações interpessoais O sinônimo de relação é: semelhança, afinidade, ligação, referência, respeito, familiaridade, convivência. O sinônimo de relação é: semelhança, afinidade, ligação, referência, respeito, familiaridade, convivência. As nossas primeiras relações se dão na família. Na vida adulta, por vezes, passamos mais tempo com colegas de trabalho que na própria família. Entretanto, essas “primeiras marcas” das nossas relações na família levamos para toda a vida. As nossas primeiras relações se dão na família. Na vida adulta, por vezes, passamos mais tempo com colegas de trabalho que na própria família. Entretanto, essas “primeiras marcas” das nossas relações na família levamos para toda a vida. filme filme

8 Fases de desenvolvimento Então vamos começar bem lá do início... As fases do desenvolvimento da nossa vida se repetem em cada situação nova que vivemos (trabalho/ família); Então vamos começar bem lá do início... As fases do desenvolvimento da nossa vida se repetem em cada situação nova que vivemos (trabalho/ família); Um autor clássico chamado Erikson (1950) fala que cada estágio do nosso desenvolvimento representa numa crise porque cada momento envolve uma mudança; Um autor clássico chamado Erikson (1950) fala que cada estágio do nosso desenvolvimento representa numa crise porque cada momento envolve uma mudança; E crise significa “perigo e oportunidade”, vamos entender como... E crise significa “perigo e oportunidade”, vamos entender como...

9 Fases de desenvolvimento Confiança x desconfiança: mães /bebês mais saudáveis e sensíveis criam uma atmosfera de confiança; Confiança x desconfiança: mães /bebês mais saudáveis e sensíveis criam uma atmosfera de confiança; Autonomia x vergonha e dúvida: para que a criança progrida para a autonomia é necessário passar pelo estágio de confiança básica anterior. A partir de 7/8 meses, a criança estranha desconhecidos, aparecendo uma certa consciência de si mesmo. A partir daí, a criança começa a ter momentos de vergonha quando se percebe observada. Autonomia x vergonha e dúvida: para que a criança progrida para a autonomia é necessário passar pelo estágio de confiança básica anterior. A partir de 7/8 meses, a criança estranha desconhecidos, aparecendo uma certa consciência de si mesmo. A partir daí, a criança começa a ter momentos de vergonha quando se percebe observada.

10 Fases de desenvolvimento Iniciativa x culpa: aos 4/5 anos a criança tenta descobrir que pessoa é, e será. É uma fase que faz muitas perguntas e imagina muito. Essa imaginação as vezes traz culpa para a criança, como se a fantasia fosse um crime ou pudesse de fato acontecer o que ela imagina. É também um momento em que consegue trabalhar bem em grupo. Iniciativa x culpa: aos 4/5 anos a criança tenta descobrir que pessoa é, e será. É uma fase que faz muitas perguntas e imagina muito. Essa imaginação as vezes traz culpa para a criança, como se a fantasia fosse um crime ou pudesse de fato acontecer o que ela imagina. É também um momento em que consegue trabalhar bem em grupo.

11 Fases de desenvolvimento Diligência x inferioridade: é a fase escolar, nesta a criança de fato mostra sua identidade. É o período em que a criança pode desenvolver na escola um sentimento de que ela não vale nada ou então de que precisa fazer todas as tarefas de maneira perfeita para que gostem dela. A aprovação do outro se torna muito importante. Diligência x inferioridade: é a fase escolar, nesta a criança de fato mostra sua identidade. É o período em que a criança pode desenvolver na escola um sentimento de que ela não vale nada ou então de que precisa fazer todas as tarefas de maneira perfeita para que gostem dela. A aprovação do outro se torna muito importante.

12 Fases de desenvolvimento Identidade x Difusão da Identidade: na adolescência começa o questionamento e a consciência maior da imagem de si mesmo.Tudo que o adolescente viveu ele carrega consigo e ao mesmo tempo ele se depara com modelos do grupo de iguais influenciados pela mídia/ moda/ cultura (novelas, músicas, filmes). Identidade x Difusão da Identidade: na adolescência começa o questionamento e a consciência maior da imagem de si mesmo.Tudo que o adolescente viveu ele carrega consigo e ao mesmo tempo ele se depara com modelos do grupo de iguais influenciados pela mídia/ moda/ cultura (novelas, músicas, filmes).

13 Fases de desenvolvimento Intimidade x Isolamento: na vida adulta quando o estágio anterior (identidade) está bem constituído, a pessoa é capaz de desenvolver intimidade com o outro ( trabalho, relacionamento amoroso, amizade, família). O perigo dessa etapa é o isolamento que significa a incapacidade de “entregar-se a outra pessoa”, ou ter relações superficiais. Intimidade x Isolamento: na vida adulta quando o estágio anterior (identidade) está bem constituído, a pessoa é capaz de desenvolver intimidade com o outro ( trabalho, relacionamento amoroso, amizade, família). O perigo dessa etapa é o isolamento que significa a incapacidade de “entregar-se a outra pessoa”, ou ter relações superficiais.

14 Desejo que você, sendo jovem, não amadureça rápido demais, e sendo maduro, não insista em rejuvenescer e que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem seu prazer e sua dor e é preciso deixar que eles escorram por entre nós.” Victor Hugo Victor Hugo

15 As fases do desenvolvimento e relações atuais Foi trazido um resumo de algumas características de fases do desenvolvimento para pensarmos como nas relações que estabelecemos, passamos por estes momentos; Foi trazido um resumo de algumas características de fases do desenvolvimento para pensarmos como nas relações que estabelecemos, passamos por estes momentos; Momentos de: identidade no grupo, de perceber se há confiança, se é possível desenvolver intimidade, quando a iniciativa é viável ou a vergonha toma conta, quando há sentimento de inferioridade, ou de preocupação pela opinião dos demais e assim por diante... Momentos de: identidade no grupo, de perceber se há confiança, se é possível desenvolver intimidade, quando a iniciativa é viável ou a vergonha toma conta, quando há sentimento de inferioridade, ou de preocupação pela opinião dos demais e assim por diante...

16 Atribuições familiares A família é o mais primitivo de todos agrupamentos humanos (prover necessidades subsistência e afetiva); A família é o mais primitivo de todos agrupamentos humanos (prover necessidades subsistência e afetiva); Neste sentido, desde a infância as experiências vividas com figuras significativas do mundo familiar vão “gravando-se no indivíduo”, constituindo sua identidade (seu jeito de ser). Assim, filhos tornam-se instrumentos das expectativas dos pais; Neste sentido, desde a infância as experiências vividas com figuras significativas do mundo familiar vão “gravando-se no indivíduo”, constituindo sua identidade (seu jeito de ser). Assim, filhos tornam-se instrumentos das expectativas dos pais; É como se todas as pessoas tivessem “vozes familiares” gravadas em seu interior; É como se todas as pessoas tivessem “vozes familiares” gravadas em seu interior; Essas são “perceptíveis” através de frases como: “ele vai ser um campeão”, “vai ser tranqüila como a mãe”, “é trabalhador como o pai”, “ é mandão como o avô”. Essas são “perceptíveis” através de frases como: “ele vai ser um campeão”, “vai ser tranqüila como a mãe”, “é trabalhador como o pai”, “ é mandão como o avô”.

17 Interação de experiências passadas e atuais O que é transmitido pelos antepassados: segredos, valores da família, crenças (insciente) História que está sendo construída: relações profissionais, amorosas, sociais História que está sendo construída: relações profissionais, amorosas, sociais Groisman (2000)

18 Família x Trabalho Experiências familiares são deslocadas para o mundo de trabalho mundo do trabalho transportado para vida familiar Experiências familiares são deslocadas para o mundo de trabalho mundo do trabalho transportado para vida familiar Acredita-se as vivências de vínculos familiares positivos possam favorecer na aprendizagem da disciplina e melhor relacionamento interpessoal, já que o primeiro vínculo inicia-se na família. Acredita-se as vivências de vínculos familiares positivos possam favorecer na aprendizagem da disciplina e melhor relacionamento interpessoal, já que o primeiro vínculo inicia-se na família. Vivência familiar primária (pais) também influencia na visão em relação os colegas de trabalho e chefia.. Vivência familiar primária (pais) também influencia na visão em relação os colegas de trabalho e chefia.. Ex: Ser chamado a atenção pelo chefe/supervisor; dificuldade de aceitar críticas/lidar diretamente com chefia por senti-la autoritária, assim como a dificuldade de relação com um pai opressor ou demissão pode ser sentida como abandono/rejeição; ser elogiado ou premiado pode significar para o funcionário uma recuperação do afeto paterno e/ou materno tidos como perdidos.

19 Família x Trabalho A empresa pode oscilar entre boa (provê a sobrevivência e supri todas as necessidades) x má mãe (queixas de esgotamento pelo trabalho/exigências) Doenças na família, preocupações e noites mal dormidas pelo desgaste da prestação de cuidados aos familiares ocasionam repercussões no cotidiano do trabalhador e prejuízo na qualidade das relações interpessoais. Doenças na família, preocupações e noites mal dormidas pelo desgaste da prestação de cuidados aos familiares ocasionam repercussões no cotidiano do trabalhador e prejuízo na qualidade das relações interpessoais.

20 Interação da história pessoal na empresa Essas experiências do passado, que acabam deixando “marcas” são reproduzidas na empresa; Essas experiências do passado, que acabam deixando “marcas” são reproduzidas na empresa; Na empresa cada um de vocês traz “na bagagem” sua história que pode ser muito diferente da do colega de trabalho. E como juntar pessoas com vivências/ valores/ atitudes diferentes num mesmo trabalho? Na empresa cada um de vocês traz “na bagagem” sua história que pode ser muito diferente da do colega de trabalho. E como juntar pessoas com vivências/ valores/ atitudes diferentes num mesmo trabalho?

21 Eu no grupo O homem é um ser com a inata tendência a agrupar-se para assegurar sua identidade e sobrevivência como espécie. No trabalho. O homem agrupou-se para defender os perigos naturais, assim como para buscar o domínio e poder sobre grupos rivais. O homem é um ser com a inata tendência a agrupar-se para assegurar sua identidade e sobrevivência como espécie. No trabalho. O homem agrupou-se para defender os perigos naturais, assim como para buscar o domínio e poder sobre grupos rivais. Cara grupo é como se tivesse “leis e mecanismos próprios” (Zimerman) relacionados a sua função. Um grupo de médicos cardiologistas tem características muito peculiares assim como um grupo de salva vidas, de professores, de políticos, eletricistas, assim por diante.... Cara grupo é como se tivesse “leis e mecanismos próprios” (Zimerman) relacionados a sua função. Um grupo de médicos cardiologistas tem características muito peculiares assim como um grupo de salva vidas, de professores, de políticos, eletricistas, assim por diante.... Assim, independente qual grupo estamos falando, existe uma tendência à coesão ou desintegração/ ruptura frente a uma situação nova ou que ameaça o equilíbrio grupal; Assim, independente qual grupo estamos falando, existe uma tendência à coesão ou desintegração/ ruptura frente a uma situação nova ou que ameaça o equilíbrio grupal; A forma que um grupo vai funcionar depende da fase que o grupo está em relação os demais membros, assim como as características individuais de seus membros. A forma que um grupo vai funcionar depende da fase que o grupo está em relação os demais membros, assim como as características individuais de seus membros.

22 Eu no grupo Um autor chamado Bion expandiu uma idéia de que um grupo que desenvolve bem sua tarefa é chamado de “grupo de trabalho”. Entretanto, nem sempre os grupos funcionam dessa maneira “evoluída”. Existem basicamente 3 tipos de grupos: Um autor chamado Bion expandiu uma idéia de que um grupo que desenvolve bem sua tarefa é chamado de “grupo de trabalho”. Entretanto, nem sempre os grupos funcionam dessa maneira “evoluída”. Existem basicamente 3 tipos de grupos: 1. Dependência - ilusão da segurança, sempre dependem de um líder; 2. Acasalamento - grupos que se ocupam demais trabalhando relações interpessoais e esperando um “salvador”, assim a tarefa objetiva fica de lado; 3. Luta e fuga – o grupo faz com que a oportunidade de conflito não seja utilizada para pensar e modificação, mas sim para salientar sua insatisfação e ainda estimular que um de seus membros entrem em confronto com a autoridade. Importância de identificar estes movimentos grupais!

23 Final Ao final do nosso trabalho gostaríamos que ficasse um registro da importância de entendermos como as nossas relações interferem no trabalho, e como o trabalho influi na pessoa/família ; Ao final do nosso trabalho gostaríamos que ficasse um registro da importância de entendermos como as nossas relações interferem no trabalho, e como o trabalho influi na pessoa/família ; Então as vivências do passado + presente + situação país/empresa/questão econômica = resulta na qualidade do nosso trabalho no dia a dia! Então as vivências do passado + presente + situação país/empresa/questão econômica = resulta na qualidade do nosso trabalho no dia a dia! É inevitável na vida institucional a ocorrência de algumas situações de conflitos interpessoais. Nossa aspiração não é eliminá-los, mas identificar e tentar que ele traga o mínimo de danos a vida de vocês! É inevitável na vida institucional a ocorrência de algumas situações de conflitos interpessoais. Nossa aspiração não é eliminá-los, mas identificar e tentar que ele traga o mínimo de danos a vida de vocês! Existir Equilíbrio dinâmico entre grupo de trabalho e líderes (chefias)- (todos têm sua importância na equipe de trabalho e responsabilidades  SAÚDE INSTITUCIONAL Existir Equilíbrio dinâmico entre grupo de trabalho e líderes (chefias)- (todos têm sua importância na equipe de trabalho e responsabilidades  SAÚDE INSTITUCIONALObrigada!!


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