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Diretoria de Ensino da Região de Sorocaba Atividade de Reflexão do SARESP 2012 Ciências da Natureza. PCNP - Biologia: Luís PCNP – Química: Jamil.

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1 Diretoria de Ensino da Região de Sorocaba Atividade de Reflexão do SARESP 2012 Ciências da Natureza. PCNP - Biologia: Luís PCNP – Química: Jamil

2 O Currículo de Ciências do Ensino Fundamental considera o conhecimento científico um elemento fundamental na cultura geral dos cidadãos, pois: o acesso a esse conhecimento contribui para que possam ter uma compreensão mais acurada a respeito dos fenômenos observáveis na Natureza e no Universo; habilita-os a se posicionar ativamente diante das modificações do mundo em que vivem; Este princípio é válido, também, para a área de Ciências da Natureza, no Ensino Médio. Currículo de Ciências da Natureza Dessa maneira, espera-se que o ensino das Ciências da Natureza garanta as aprendizagens necessárias para que, ao final do Ensino Fundamental e Médio, os alunos possam: ler, escrever, compreender informações de natureza científica e tecnológica e saber argumentar a partir delas; diagnosticar e resolver problemas de natureza científica e tecnológica que envolvam observação, formulação de hipóteses, proposição e execução de procedimentos; demonstrar atitudes solidárias e éticas frente a questões de natureza científica e tecnológica e situações com diversidade de necessidades, visões e interesses

3 No que diz respeito à habilidade de investigação, específica da área de Ciências da Natureza: Nos 6º e 7º anos, pretende-se habilitar os alunos para identificar e reconhecer fenômenos e situações; classificá-los por igualdade, semelhança ou diferença; formular hipóteses ambientadas no cotidiano vivido; verificar relações diretas e indiretas entre fenômenos; realizar procedimentos precedidos de orientação específica; apresentar resultados no âmbito da classe. Habilidades de Investigação de Ciências da Natureza Nos 8º e 9º anos, é possível que os alunos identifiquem problemas e procurem soluções; formulem hipóteses de teor científico; identifiquem variáveis relevantes; classifiquem por características distintivas; conduzam procedimentos de forma relativamente autônoma; apresentem a análise dos resultados para a sua turma e também para outros públicos. No Ensino Médio, deve-se aumentar o nível de autonomia dos alunos na condução de procedimentos de investigação, bem como estimulá-los a apresentar os resultados de suas investigações.

4 SARESP - Níveis de Proficiência:

5 Doença típica de países tropicais, a leishmaniose apresenta uma situação preocupante no Brasil. Causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis, a doença é comum nas regiões Norte e Nordeste do país. De acordo com a ilustração é correto afirmar que a leishmaniose pode ser transmitida (A) diretamente de um cão infectado a outro. (B) diretamente entre pessoas infectadas. (C) através da picada do mosquito infectado (D) de uma pessoa infectada para um cão. SARESP Ciências 7º ano - 2010

6 SARESP Ciências – 7º ano - 2010 H 34 -Interpretar etapas do ciclo de doenças causadas por protozoários (doença de Chagas e malária, etc.), com base em ilustração.

7 O coração humano é composto por câmaras, de onde saem vasos sanguíneos, conforme mostra a figura abaixo. Uma pessoa que apresentasse comunicação entre as partes 1 e 2 do coração teria, em consequência desta condição: (A) mistura de sangue venoso e arterial (B) menor quantidade de hemácias circulantes. (C) dificuldade em combater infecções. (D) excesso de glicose no plasma sanguíneo. (E) maior capacidade de oxigenação do sangue. SARESP Biologia – 2010 – 3º ano E.M.

8 H 33 – identificar as principais características da circulação humana

9 A agricultura consome 80% de toda a água utilizada no mundo (principalmente na irrigação), contra 12% na indústria e 8% destinados ao uso público. A consequência direta da superexploração e do aumento de superfícies agrícolas irrigadas é a baixa dos lençóis freáticos e a seca dos rios. Fonte: LE MONDE Diplomatique Brasil. Atlas do meio ambiente: água, da escassez ao sofrimento. São Paulo: Instituto Polis, 2007. O gráfico a seguir indica a quantidade de água necessária para a fabricação de diferentes produtos. Das medidas citadas nas opções a seguir, a que permite atenuar o problema da escassez da água é: (A) desenvolver tecnologias para alterar o ciclo natural da água e adaptá-lo à demanda agrícola. (B) investir no cultivo de alimentos transgênicos que exijam técnicas de irrigação mais avançadas. (C) promover a captação das águas pluviais bem como investir em técnicas de reutilização da água. (D) diminuir a produção dos gêneros agrícolas e incentivar o consumo dos produtos industrializados. (E) impedir a utilização de alumínio, algodão e açúcar ou substituir o seu uso por similares

10 Comentário Esperava-se que os alunos, para resolver o item, demonstrassem as seguintes habilidades: com base na leitura do enunciado do item, compreendessem que: (i) todas as atividades produtivas consomem água, especialmente a agricultura; (ii) o uso excessivo da água está provocando a seca e escassez de água nos lençóis freáticos; com base na leitura do gráfico, compreendessem que é necessário fortalecer as fontes alternativas de água, uma vez que é inviável abandonar completamente as atividades produtivas. Pouco mais da metade dos alunos conseguiu demonstrar essas habilidades, optando pela alternativa (C), que indicava a necessidade de captação das águas fluviais e de reutilização da água. Os alunos que optaram pelo distrator (A) (16,2%), provavelmente acreditaram na possibilidade de interferência humana no ciclo natural da água, embora ainda não haja recursos tecnológicos seguros e suficientes para tanto; ainda assim, como o distrator não se refere às atividades industriais, fica a impressão de que a agricultura é a única atividade que consome água. Por sua vez, os que optaram pelo distrator (B) (12,2%) foram provavelmente atraídos pela menção ao cultivo de transgênicos e não atentaram que a referência a “técnicas de irrigação mais avançadas” não implica necessariamente economia de água. Finalmente, os que optaram pelos distratores (D) e (E) (18,1%) muito possivelmente não levaram em conta a factibilidade das respectivas propostas de intervenção. Como se vê, parece necessário fortalecer para o universo dos alunos a habilidade de analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver a escassez da água. H 42 – analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como a escassez da água.

11 Todo ser vivo realiza inúmeras reações químicas no seu organismo. Esse conjunto de reações é denominado metabolismo químico. As velocidades dessas reações dependem da temperatura do corpo. Caso um jovem tenha febre, com a temperatura por volta de 39°C, pode-se esperar que as reações químicas que ocorrem em seu organismo: (A) sejam aceleradas, consumindo mais glicose e oxigênio. (B) ocorram mais lentamente, com menor consumo de glicose e oxigênio. (C) praticamente não se alterem, caso não se alimente. (D) sejam inibidas, tão logo a temperatura comece a aumentar. (E) deixem de ocorrer, devido à ação do suor que é produzido pelo organismo. SARESP 2010 - Química

12 Comentários Esperava-se que os alunos reconhecessem que, em caso de febre, o aumento da temperatura do organismo contribui para que as reações químicas ocorram mais rapidamente. Logo, deve ocorrer maior consumo de oxigênio e de glicose, conforme indicações da alternativa (A). O índice de acertos foi de 20,8%, sendo que o distrator (C) recebeu três vezes mais respostas: 60,5%. Segundo esse distrator, com a febre a 39 ºC, as reações do metabolismo praticamente não se alteram. Provavelmente esses alunos não conseguiram estabelecer uma correlação entre o tipo de reações químicas que ocorrem no organismo, ou seja, os equilíbrios como forma preferencial de manter um sistema em funcionamento, e os fatores que afetam esses equilíbrios, como por exemplo, o aumento da temperatura, no interior do organismo e fora dele. H 18 -Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilíbrio químicos: Temperatura, pressão e mudanças na concentração de espécies envolvidas no equilíbrio. Conhecer variáveis que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformação química.

13 Núcleo Pedagógico D.E. Sorocaba Equipe de Ciências da Natureza Fone: 3217- 3758 Esta apresentação será encaminhada por e-mail do Grupo de PCP.


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