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Estratégia de Implementação SGQ Para implementação de um SGQ baseado na norma NBR ISO 9001:2000, parte-se do princípio de Abordagem dos Processos Unidade.

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1 Estratégia de Implementação SGQ Para implementação de um SGQ baseado na norma NBR ISO 9001:2000, parte-se do princípio de Abordagem dos Processos Unidade de negócio Política da Qualidade Mapeamento de Processos Padronização de Processos

2 Unidade de Negócio zUnidade de Negócio pode ser definida como: “Um conjunto de pessoas que se unem para processar energia, materiais e informações provenientes da sociedade e, assim, produzir produtos ou serviços para satisfazer às necessidades de sobrevivência das pessoas dessa mesma sociedade.”(Campos) zUnidade de negócio visa o resultado e para saber se este resultado é negativo ou positivo é necessário medi-lo (por meio de indicadores).

3 Política da Qualidade zVisão: Expressa o sonho da alta direção de como ela deseja que sua empresa se encontre dentro de 5 ou 10 anos. zMissão: Compromisso e dever da organização para com suas partes interessadas (clientes, colaboradores, acionistas, comunidade, etc), ou seja, é a própria razão da existência da organização. zPolítica da Qualidade: Reflete as intenções e diretrizes globais da organização, relativas à qualidade, expressas pela alta direção (os Princípios da Qualidade podem ser uma boa fonte de inspiração). Objetivo da qualidade indica o que se pretende atingir, enquanto a Meta informa o quanto e quando pretende-se atingir esses objetivos.

4 Mapeamento dos Processos zSegundo a norma NBR ISO 9000:2000: zProcesso é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam entradas em saídas. zSua compreensão é importante pois é a chave para qualquer negócio (atividades necessárias para administrar e/ou operar uma organização). zNormalmente uma organização altera um processo para: z- Reduzir custos z- Aumentar competitividade z- Inovar tecnologicamente

5 Mapeamento dos Processos zA norma NBR ISO 9001:2000 destaca a importância de se identificar, implementar, gerenciar e melhorar continuamente a eficácia dos processos para o SGQ, e de gerenciar as interações desses processos para atingir seus objetivos. EntradaSaída Recursos Medir e monitorar (antes, durante e depois) Processo Perdas

6 Padronização dos Processos zA padronização dos processos busca: z- Obter resultados previsíveis em processos repetitivos, garantindo assim a qualidade previsível aos cliente. z- Proporcionar e manter o domínio tecnológico nas organizações. zA padronização dos processos: z- Fornece detalhes gerenciais e operacionais de cada atividade (quem, onde, como, quando, por que e como) z- Garante a manutenção do domínio tecnológico, tirando-o das cabeças das pessoas e trazendo-o para o conhecimento de todos.

7 Padronização dos Processos zOs padrões de sistema são documentos consensados pelas áreas envolvidas e estabelecidos para assuntos que dizem respeito a organização e suas interfaces: z- Organograma z- Procedimentos z- Instruções de trabalho z- Registros z- Especificações z- Planos de inspeção z- Etc

8 Estrutura do sistema documental SGQ

9 Mapeamento de um processo de aquisição (exemplo)


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