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Abordagem por processos

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Apresentação em tema: "Abordagem por processos"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem por processos
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 3 Abordagem por processos José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:

2 PROCESSO ABORDAGEM POR PROCESSOS
Qualquer actividade ou conjunto de actividades que utiliza recursos para transformar entradas em saídas pode ser considerada um processo José Pinto

3 ABORDAGEM POR PROCESSOS
É entendida como a identificação e gestão sistemáticas dos processos de uma organização e, em particular, das interacções entre estes processos Um processo deve ser entendido como um conjunto de actividades que acrescentam valor José Pinto

4 ABORDAGEM POR PROCESSOS
Para definir um processo é necessário: Entradas do processo (inputs de informação, materiais, etc.) Saídas do processo (outputs de informação, materiais, etc.) Recursos a utilizar no processo Responsável pela gestão do processo Indicadores de melhoria (objectivos para a eficácia) Identificação dos clientes (internos / externos) Métodos de controlo e monitorização José Pinto

5 (resultado do processo)
ABORDAGEM POR PROCESSOS ABORDAGEM POR PROCESSOS procedimento Eficácia do processos PROCESSO Output Input PRODUTO (incluindo recursos) (resultado do processo) Eficiência do processo Monitorizar e medir Ao transformar inputs em outputs o processo realiza o seu produto, sendo possível avaliar a sua eficácia e eficiência pela monitorização de indicadores de desempenho do processo José Pinto

6 ABORDAGEM POR PROCESSOS
A norma NP EN ISO 9001:2000 aconselha a implementação da abordagem por processos como metodologia para a melhoria contínua da organização A definição e gestão dos processos de uma organização permite um maior conhecimento acerca da organização e uma maior eficácia relativamente aos resultados, considerando que se determinam os requisitos aplicáveis em cada processo José Pinto

7 ABORDAGEM POR PROCESSOS
Os processos de uma organização podem ser de diferentes tipos: Processos de Gestão (relacionados com a gestão da organização e do SGQ) Processos de Negócio (relacionados com a actividade produtiva da organização) Processos de Suporte (relacionados com as actividades de suporte ao negócio) Os processos de negócio de uma organização podem ser estabelecidos tendo em conta a cadeia de valor acrescentado da organização José Pinto

8 ABORDAGEM POR PROCESSOS
Abordagem por processos possibilita: Entender e ir ao encontro dos requisitos de cada processo e, consequentemente, do cliente Obter resultados do desempenho e da eficácia do processo Implementar acções de melhoria contínua dos processos baseada na medição dos objectivos José Pinto

9 MELHORIA CONTÍNUA DO SGQ
ABORDAGEM POR PROCESSOS ABORDAGEM POR PROCESSOS MELHORIA CONTÍNUA DO SGQ CLIENTES CLIENTES RESPONSABILIDADE DA GESTÃO MEDIÇÃO ANÁLISE E MELHORIA SATISFAÇÃO GESTÃO DE RECURSOS REQUISITOS REALIZAÇÃO DO PRODUTO PRODUTO Os requisitos da norma encontram-se enquadrados com uma abordagem por processos com o objectivo de ir ao encontro das necessidades e expectativas do cliente José Pinto

10 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
ABORDAGEM POR PROCESSOS ESTRUTURA DA NORMA NP EN ISO 9001:2000 RESPONSABILIDADE DA GESTÃO Comprometimento da gestão Focalização no cliente Política da Qualidade Planeamento Responsabilidade, autoridade e comunicação Revisão pela Gestão GESTÃO DE RECURSOS Recursos Humanos Infraestruturas Ambiente de Trabalho SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MEDIÇÃO, ANÁLISE MELHORIA Monitorização e medição Controlo do produto não conforme Análise de dados Melhoria REALIZAÇÃO DO PRODUTO Planeamento da Realização do Produto Processos relacionados com o cliente Concepção e desenvolvimento Compras Produção e fornecimento do serviço Dispositivos de monitorização e medição

11 PLAN ACT DO CHECK ABORDAGEM POR PROCESSOS Metodologia PDCA
Empreender acções para melhorar continuamente o desempenho dos processos Estabelecer os objectivos necessários para apresentar resultados de acordo com os requisitos do cliente e as políticas da organização PLAN MELHORIA DE DESEMPENHO ACT DO Monitorizar e medir processos e produto em comparação com políticas, objectivos e requisitos para o produto e reportar os resultados Implementar os processos CHECK A gestão dos processos de uma organização deve seguir o Ciclo de Deming (PDCA - Plan – Do – Check – Act) para a melhoria contínua da organização, metodologia com a qual estão alinhados os requisitos normativos José Pinto

12 NP EN ISO 9001:2000 GESTÃO DE PROCESSOS As actividades para a gestão dos processos de uma organização inclui as seguintes fases: Documentar os indicadores e objectivos do processo e respectivo planeamento (incluindo as acções necessárias para a eficácia) De acordo com o planeamento da sua monitorização, realizar as avaliações do desempenho do processo Definir e planear as acções consideradas adequadas para atingir os Objectivos, sempre que se verifiquem desvios negativos O ciclo de melhoria da organização fecha-se com a realização da REVISÃO PELA GESTÃO (requisito 5.6 da norma ISO 9001:2000), na qual a Gerência analisa o desempenho global da organização e decide sobre o próximo ciclo (acções de melhoria, novas estratégias, novos objectivos, etc.) José Pinto


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