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FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

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Apresentação em tema: "FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 3

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA
COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE REDAÇÃO, NORMAS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS E PROCEDIMENTOS COM VISTAS À CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

3 Termos e Definições das Normas de Gestão
O que é Sistema? “Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos” O que é Gestão? “Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização”

4 Termos e Definições das Normas de Gestão
Sistema de Gestão - É o conjunto de elementos inter-relacionados que interagem entre si, planejados e realizados com o objetivo de dirigir e controlar uma organização para o alcance de seus objetivos.

5 Termos e Definições das Normas de Gestão
SGQ - ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade (Requisitos) – Buscar atender aos requisitos do cliente. SGA - NBR ISO : Sistema de Gestão Ambiental (Requisitos) – é utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais e controlar os impactos de atividades, produtos e serviços.

6 Termos e Definições das Normas de Gestão
SGSST - OHSAS 18001: Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (Requisitos) – utilizada para desenvolver e implementar sua política de SST e para gerenciar seus riscos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST controlando os riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhorando o ambiente de trabalho.

7 Termos e Definições das Normas de Gestão
Processo - conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam entradas em saídas. Produto - resultado de um conjunto de atividades inter-relacionadas ou em interação que transformam entradas em saídas. Requisito - necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória.

8 Termos e Definições das Normas de Gestão
Satisfação de cliente - percepção do cliente quanto ao grau de atendimento aos seus requisitos. Política - intenções e diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade, formalmente expressas pela Alta Administração. Objetivos - aquilo que é buscado ou almejado relativo à qualidade, meio ambiente ou SST. Alta Administração - pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível.

9 Termos e Definições das Normas de Gestão
Melhoria contínua - atividade regular para aumentar a capacidade de satisfazer requisitos Eficácia - extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são atingidos. Eficiência - relação entre o resultado alcançado e os recursos usados. Organização - grupo de pessoas e instalações com responsabilidades, autoridades e relações definidas.

10 Termos e Definições das Normas de Gestão
Ambiente de trabalho - conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado. Cliente – organização ou pessoa que recebe um produto. Procedimento -  Forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Parte interessada - pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização.

11 Termos e Definições das Normas de Gestão
Fornecedor – organização ou pessoa que fornece um produto. Conformidade - atendimento de um requisito . Não conformidade – não atendimento de um requisito. Correção - ação tomada para eliminar uma não conformidade identificada.

12 Termos e Definições das Normas de Gestão
Ação preventiva - ação tomada para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. Ação corretiva - ação tomada para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável. Documento – informação e o meio no qual ela está contida.

13 Termos e Definições das Normas de Gestão
Retrabalho - ação implementada sobre um produto não conforme de modo a que ele atenda aos requisitos. Registro – documento que apresenta os resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. Escopo da auditoria extensão e limites de uma auditoria.

14 Termos e Definições das Normas de Gestão
Auditoria - processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente com o objetivo de determinar a extensão na qual os critérios acordados são atendidos. Meio Ambiente - Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações.

15 Termos e Definições das Normas de Gestão
Aspecto Ambiental - Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Impacto Ambiental - Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização.

16 Termos e Definições das Normas de Gestão
Avaliação de riscos - Processo de avaliação de risco(s) proveniente(s) de perigo(s), levando em consideração a adequação de qualquer controle existente, e decidindo se o risco é ou não aceitável. Doença - Condição física ou mental adversa identificável, oriunda de, e/ou agravada por, uma atividade laboral e/ou situação relacionada ao trabalho.

17 Termos e Definições das Normas de Gestão
Incidente - Evento relacionado ao trabalho no qual uma lesão ou doença ou fatalidade ocorreu ou poderia ter ocorrido. Identificação de perigos - Processo de reconhecimento de que um perigo existe e definição de suas características. Local de trabalho - Qualquer local físico no qual atividades relacionadas ao trabalho são executadas sob o controle da organização.

18 Termos e Definições das Normas de Gestão
Perigo - Fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas. Risco - Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição(ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição(ões).

19 Termos e Definições das Normas de Gestão
Risco aceitável - Risco que foi reduzido a um nível que pode ser tolerado pela organização, levando em consideração suas obrigações legais e sua própria política de SST. Segurança e Saúde no Trabalho (SST) Condições e fatores que afetam, ou poderiam afetar, a segurança e a saúde de funcionários ou de outros trabalhadores (incluindo trabalhadores temporários e terceirizado), visitantes ou qualquer outra pessoa no local de trabalho.

20 Termos e Definições das Normas de Gestão
Organograma - é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Fluxograma - é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

21 SÉRIE ISO 9000 Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade
Responsabilidade CLIENTE CLIENTE da direção Medição Gestão de análise e recursos Satisfação melhoria Requisitos = desejos e expectativas do cliente em relação a um determinado produto ou serviço prestado. Realização Requisitos Entrada Saída Produto do produto Legenda: Atividades que agregar valor Fluxo de informação

22 SÉRIE ISO 9000 D P D A C A D P D Item 5 Responsabilidade da Direção
5.1 Comprometimento da Direção (D) 5.2 Foco no Cliente 5.3 Política da Qualidade 5.4 Planejamento 5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicação(D) 5.6 Analise Crítica pela Direção(A) D P D A 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Requisitos de Documentação C A 8.1 Generalidades 8.2 Monitoramento e Medição (C) 8.3 Controle de produto não-conforme(C) 8.4 Análise de dados(C) 8.5 Melhoria(A) Item 5 Responsabilidade da Direção Item 4 Sistema de Gestão da Qualidade D Item 8 Medição, Análise e Melhoria P Item 6 Gestão de Recursos 7.1 Planejamento da realização do produto 7.2 Processos Relacionados a Clientes 7.3 Projeto e/ou Desenvolvimento 7.4 Aquisição (D) 7.5 Produção e Prestação de Serviço (D) 7.6 Controle de Equipamento de Monit. e Med. (D) Fazer uma explanação geral dos requisitos D Item 7 Realização do produto 6.1 Provisão de Recursos 6.2 Recursos Humanos 6.3 Infra-estrutura 6.4 Ambiente de Trabalho

23 SÉRIE ISO 14000 ABNT NBR ISO 14050 - (GESTÃO AMBIENTAL – Vocabulário)
ABNT NBR ISO (SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL – Requisitos com orientações para uso ABNT NBR ISO (SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL) – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio um sistema baseado nesta norma permite a organização desenvolver uma política ambiental, objetivos e processos para atingir os comprometimentos da política, agir conforme necessário para melhorar seu desempenho e demonstrar a conformidade do sistema com os requisitos desta Norma. Não estabelece requisitos absolutos para o desempenho ambiental, além dos comprometimentos expressos na política ambiental, de estar em conformidade com requisitos legais e outros requisitos aos quais a organização tenha subscrito, com a prevenção da poluição e com a melhoria contínua. Finalidade: equilibrar a proteção ambiental e a prevenção de poluição com as necessidades socioeconômicas. Contém requisitos que podem ser objetivamente auditados para fins de certificação / registro ou autodeclaração. objetivo: fornecer assistência à organização que deseja implementar ou aprimorar um SGA e por consequência aprimorar seu desempenho ambiental. É coerente com o conceito de desenvolvimento sustentável e compatível com estruturas culturais sociais e organizacionais diversificadas e com os diferentes sistemas de gestão.

24 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O planeta é um só! Precisamos economizá-lo para as gerações futuras.   “É uma proposta de combinar as necessidades de produção e desenvolvimento com a preservação e reposição dos recursos naturais, ou seja, atender as demandas atuais sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras”.

25 POLUIÇÃO - (Lei nº 6 938/81) “É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: √ prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população; √ criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; √ afetem desfavoravelmente a biota; √ afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matéria ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

26 SÉRIE ISO 14000 POLÍTICA AMBIENTAL MELHORIA CONTÍNUA ANÁLISE PELA
ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO VERIFICAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO

27 SÉRIE ISO 14000 C A P P P A D Item 4.2 Política Ambiental
4.3.1 – Aspectos Ambientais 4.3.2 – Requisitos legais e outros 4.3.3 – Objetivos, metas e programas C A P 4.1 Requisitos Gerais 4.5.1 – Monitoramento e medição 4.5.2 – Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros 4.5.3 – Não conformidades ação corretiva e ação Preventiva (C / A) 4.5.4 – Controle de registros(C) 4.5.5 – Auditoria Interna(C) P Item 4.2 Política Ambiental P A Item 4.6 Análise pela administração Item 4 Sistema de Gestão Ambiental Item 4.3 Planejamento 4.4.1 – Recursos, funções, responsabilidades e autoridades 4.4.2 – Competência, treinamento e conscientização 4.4.3 – Comunicação 4.4.4 – Documentação 4.4.5 – Controle de documentos 4.4.6 – Controle operacional 4.4.7 – Preparação e resposta à emergência Item 4.5 Verificação Fazer uma abordagem geral dos requisitos Item 4.4 Implementação e operação D

28 SÉRIE OHSAS 18001 OHSAS (SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE E NO TRABALHO – Requisitos OHSAS (SISTEMAS DE GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO – Diretrizes para a Implementação da OHSAS 18001 As normas têm por objetivo fornecer às organizações elementos de um sistema de gestão de SST eficaz que possa ser integrado a outros requisitos de gestão e auxiliá-las a alcançar seus objetivos de SST e econõmicos. OHSAS – especifica requisitos para um sistema de gestão de SST para permitir a uma organização desenvolver e implementar uma política e objetivos que levam em consideração requisitos legais e informações sobre os riscos de SST. Pode ser utilizada para certificação / registro e/ou autodeclaração do sistema de SST, porém no Brasil não é certificada. OHSAS – destinada a fornecer orientação genérica a uma organização para estabelecer, implementar ou melhorar um sistema de SST.

29 SÉRIE OHSAS 18001 POLÍTICA DE SST MELHORIA CONTÍNUA ANÁLISE PELA
ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO VERIFICAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO

30 SÉRIE OHSAS 18001 P A D C A Item 4.5 Verificação Item 4.2 Política SST
4.3.1 – Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles 4.3.2 – Requisitos legais e outros 4.3.3 – Objetivos e programas 4.1 Requisitos Gerais 4.5.1 – Monitoramento e medição do desempenho 4.5.2 – Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros 4.5.3 – Investigação de incidente, não-conformidades, ação corretiva e ação preventiva ( / ) (C / A) 4.5.4 – Controle de Registros(C) – Auditoria Interna(C) Item 4.2 Política SST P A Item 4.6 Análise crítica pela direção Item 4.1 Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Item 4.3 Planejamento Item 4.5 Verificação D C A Fazer uma abordagem geral dos requisitos 4.4.1 – Recursos, funções, responsabilidades, prestações de conta e autoridades 4.4.2 – Competência, treinamento e conscientização 4.4.3 – Comunicação, participação e consulta 4.4.4 – Documentação 4.4.5 – Controle de documentos 4.4.6 – Controle Operacional 4.4.7 – Preparação e resposta à emergência Item 4.4 Implementação e operação

31 ATIVIDADE 1ª Parte: O início da implantação de um sistema de gestão começa com a identificação da empresa, suas atividades, as funções e responsabilidades e a determinação do escopo da empresa. Dessa forma, vamos preparar alguns documentos necessários para a certificação no Sistema de Gestão: a) Crie uma empresa. Ex: Loja de Roupas b) Identifique as funções que deve ter nessa empresa e elabore um organograma? Continua 

32 Obs: Obrigatório colocar a fonte da Pesquisa.
ATIVIDADE c) Descreva as atividades de cada função conforme a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. d) Escolha um produto que essa empresa produz e elabore o fluxograma desse processo. 2ª Parte Apresente uma comparação entre os requisitos das normas ISO 9001, ISO e OHSAS Quais os requsitos são comuns as 3 normas e quais os requsitos específicos. Obs: Obrigatório colocar a fonte da Pesquisa.


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