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Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 3 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

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Apresentação em tema: "Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 3 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – AULA 3 FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA COMO APLICAR AS TÉCNICAS DE REDAÇÃO, NORMAS, DOCUMENTAÇÃO DE PROCESSOS E PROCEDIMENTOS COM VISTAS À CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

3 Termos e Definições das Normas de Gestão O que é Sistema? Conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos O que é Gestão? Atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização

4 Termos e Definições das Normas de Gestão Sistema de Gestão - É o conjunto de elementos inter-relacionados que interagem entre si, planejados e realizados com o objetivo de dirigir e controlar uma organização para o alcance de seus objetivos.

5 Termos e Definições das Normas de Gestão SGQ - ABNT NBR ISO 9001:2008 SGQ - ABNT NBR ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade (Requisitos) – Buscar atender aos requisitos do cliente. SGA - NBR ISO : Sistema de Gestão Ambiental (Requisitos) – é utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e para gerenciar seus aspectos ambientais e controlar os impactos de atividades, produtos e serviços.

6 Termos e Definições das Normas de Gestão SGSST - OHSAS 18001: Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (Requisitos) – utilizada para desenvolver e implementar sua política de SST e para gerenciar seus riscos de Segurança e Saúde no Trabalho – SST controlando os riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhorando o ambiente de trabalho.

7 Termos e Definições das Normas de Gestão Processo - conjunto de atividades inter- relacionadas ou interativas que transformam entradas em saídas. Produto - resultado de um conjunto de atividades inter-relacionadas ou em interação que transformam entradas em saídas. Requisito - necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória.

8 Satisfação de cliente - percepção do cliente quanto ao grau de atendimento aos seus requisitos. Política - intenções e diretrizes globais de uma organização, relativas à qualidade, formalmente expressas pela Alta Administração. Objetivos - aquilo que é buscado ou almejado relativo à qualidade, meio ambiente ou SST. Alta Administração - pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização no mais alto nível. Termos e Definições das Normas de Gestão

9 Melhoria contínua - atividade regular para aumentar a capacidade de satisfazer requisitos Eficácia - extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e os resultados planejados são atingidos. Eficiência - relação entre o resultado alcançado e os recursos usados. Organização - grupo de pessoas e instalações com responsabilidades, autoridades e relações definidas. Termos e Definições das Normas de Gestão

10 Ambiente de trabalho - conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado. Cliente – organização ou pessoa que recebe um produto. Procedimento - Forma especificada de executar uma atividade ou um processo. Parte interessada - pessoa ou grupo que tem um interesse no desempenho ou no sucesso de uma organização. Termos e Definições das Normas de Gestão

11 Fornecedor – organização ou pessoa que fornece um produto. Conformidade - atendimento de um requisito. Não conformidade – não atendimento de um requisito. Correção - ação tomada para eliminar uma não conformidade identificada. Termos e Definições das Normas de Gestão

12 Ação preventiva - ação tomada para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. Ação corretiva - ação tomada para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável. Documento – informação e o meio no qual ela está contida. Termos e Definições das Normas de Gestão

13 Retrabalho - ação implementada sobre um produto não conforme de modo a que ele atenda aos requisitos. Registro – documento que apresenta os resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas. Escopo da auditoria - extensão e limites de uma auditoria. Termos e Definições das Normas de Gestão

14 Auditoria - processo sistemático, documentado e independente, para obter evidência de auditoria e avaliá-la objetivamente com o objetivo de determinar a extensão na qual os critérios acordados são atendidos. Meio Ambiente - Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos e suas inter-relações. Termos e Definições das Normas de Gestão

15 Aspecto Ambiental - Elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente. Impacto Ambiental - Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização. Termos e Definições das Normas de Gestão

16 Avaliação de riscos - Processo de avaliação de risco(s) proveniente(s) de perigo(s), levando em consideração a adequação de qualquer controle existente, e decidindo se o risco é ou não aceitável. Doença - Condição física ou mental adversa identificável, oriunda de, e/ou agravada por, uma atividade laboral e/ou situação relacionada ao trabalho. Termos e Definições das Normas de Gestão

17 Incidente - Evento relacionado ao trabalho no qual uma lesão ou doença ou fatalidade ocorreu ou poderia ter ocorrido. Identificação de perigos - Processo de reconhecimento de que um perigo existe e definição de suas características. Local de trabalho - Qualquer local físico no qual atividades relacionadas ao trabalho são executadas sob o controle da organização. Termos e Definições das Normas de Gestão

18 Perigo - Fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença, ou uma combinação destas. Risco - Combinação da probabilidade de ocorrência de um evento perigoso ou exposição(ões) com a gravidade da lesão ou doença que pode ser causada pelo evento ou exposição(ões). Termos e Definições das Normas de Gestão

19 Risco aceitável - Risco que foi reduzido a um nível que pode ser tolerado pela organização, levando em consideração suas obrigações legais e sua própria política de SST. Segurança e Saúde no Trabalho (SST) - Condições e fatores que afetam, ou poderiam afetar, a segurança e a saúde de funcionários ou de outros trabalhadores (incluindo trabalhadores temporários e terceirizado), visitantes ou qualquer outra pessoa no local de trabalho. Termos e Definições das Normas de Gestão

20 Organograma - é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Termos e Definições das Normas de Gestão Fluxograma - é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem.

21 Realização doproduto Produto Gestão de recursos Medição análise e melhoria Responsabilidade dadireção Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade CLIENTE EntradaSaída Legenda: Atividadesqueagregar valor Fluxo deinformação Requisitos Satisfação CLIENTE SÉRIE ISO 9000

22 Item 5 Responsabilidade da Direção Item 6 Gestão de Recursos Item 7 Realização do produto Item 8 Medição, Análise e Melhoria Item 4 Sistema de Gestão da Qualidade 5.1 Comprometimento da Direção (D) 5.2 Foco no Cliente 5.3 Política da Qualidade 5.4 Planejamento 5.5 Responsabilidade, autoridade e comunicação(D) 5.6 Analise Crítica pela Direção(A) 6.1 Provisão de Recursos 6.2 Recursos Humanos 6.3 Infra-estrutura 6.4 Ambiente de Trabalho 7.1 Planejamento da realização do produto 7.2 Processos Relacionados a Clientes 7.3 Projeto e/ou Desenvolvimento 7.4 Aquisição (D) 7.5 Produção e Prestação de Serviço (D) 7.6 Controle de Equipamento de Monit. e Med. (D) 8.1 Generalidades 8.2 Monitoramento e Medição (C) 8.3 Controle de produto não-conforme(C) 8.4 Análise de dados(C) 8.5 Melhoria(A) 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Requisitos de Documentação DPA D A D C P D SÉRIE ISO 9000

23 ABNT NBR ISO (SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL – Requisitos com orientações para uso ABNT NBR ISO (GESTÃO AMBIENTAL – Vocabulário) ABNT NBR ISO (SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL) – Diretrizes gerais sobre princípios, sistemas e técnicas de apoio SÉRIE ISO 14000

24 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL O planeta é um só! Precisamos economizá-lo para as gerações futuras. É uma proposta de combinar as necessidades de produção e desenvolvimento com a preservação e reposição dos recursos naturais, ou seja, atender as demandas atuais sem comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

25 POLUIÇÃO - (Lei nº 6 938/81) É a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: prejudiquem a saúde, segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente e lancem matéria ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

26 MELHORIA CONTÍNUA VERIFICAÇÃO ANÁLISE PELA ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO POLÍTICA AMBIENTAL SÉRIE ISO 14000

27 Item 4.2 Política Ambiental Item 4.3 Planejamento Item 4.4 Implementação e operação Item 4.5 Verificação Item 4 Sistema de Gestão Ambiental – Aspectos Ambientais – Requisitos legais e outros – Objetivos, metas e programas – Recursos, funções, responsabilidades e autoridades – Competência, treinamento e conscientização – Comunicação – Documentação – Controle de documentos – Controle operacional – Preparação e resposta à emergência – Monitoramento e medição – Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros – Não conformidades ação corretiva e ação Preventiva (C / A) – Controle de registros(C) – Auditoria Interna(C) 4.1 Requisitos Gerais Item 4.6 Análise pela administração P D C A P P A SÉRIE ISO 14000

28 OHSAS (SISTEMAS DE GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE E NO TRABALHO – Requisitos OHSAS (SISTEMAS DE GESTÃO DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO – Diretrizes para a Implementação da OHSAS SÉRIE OHSAS 18001

29 MELHORIA CONTÍNUA VERIFICAÇÃO ANÁLISE PELA ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO IMPLEMENTAÇÃO E OPERAÇÃO POLÍTICA DE SST SÉRIE OHSAS 18001

30 Item 4.2 Política SST Item 4.3 Planejamento Item 4.4 Implementação e operação Item 4.5 Verificação Item 4.1 Sistema de Gestão de Segurança e Saúde – Identificação de perigos, avaliação de riscos e determinação de controles – Requisitos legais e outros – Objetivos e programas – Recursos, funções, responsabilidades, prestações de conta e autoridades – Competência, treinamento e conscientização – Comunicação, participação e consulta – Documentação – Controle de documentos – Controle Operacional – Preparação e resposta à emergência – Monitoramento e medição do desempenho – Avaliação do atendimento a requisitos legais e outros – Investigação de incidente, não-conformidades, ação corretiva e ação preventiva ( / ) (C / A) – Controle de Registros(C) – Auditoria Interna(C) 4.1 Requisitos Gerais Item 4.6 Análise crítica pela direção CA A D P SÉRIE OHSAS 18001

31 ATIVIDADE 1ª Parte: O início da implantação de um sistema de gestão começa com a identificação da empresa, suas atividades, as funções e responsabilidades e a determinação do escopo da empresa. Dessa forma, vamos preparar alguns documentos necessários para a certificação no Sistema de Gestão: a) Crie uma empresa. Ex: Loja de Roupas b) Identifique as funções que deve ter nessa empresa e elabore um organograma? Continua

32 ATIVIDADE c) Descreva as atividades de cada função conforme a CBO – Classificação Brasileira de Ocupações. d) Escolha um produto que essa empresa produz e elabore o fluxograma desse processo. 2ª Parte Apresente uma comparação entre os requisitos das normas ISO 9001, ISO e OHSAS Quais os requsitos são comuns as 3 normas e quais os requsitos específicos. Obs: Obrigatório colocar a fonte da Pesquisa.


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