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PublicouNathalie Garrau Alcântara Alterado mais de 8 anos atrás
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Filme Rede de Intrigas – 1976 – Sidney Lumet
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1910/20 – Escola de Chicago Park Burgess Cooley 1930 – Interacionismo simbólico G.H. Mead H. Blumer 1940 – Escola de Pato Alto Bateson Goffman Watzl 1940 – Teoria da Informação Shannon Wien E,/+
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1920- 1960 – Mass Communication Research 1920 – Estudos empíricos sobre os efeitos da comunicação de massa; audiências; efeitos de campanhas políticas e propaganda; 1948 – Funcionalismo (Lasswell) Pragmatismo americano: meios de comunicação podem ser utilizados para controlar a massa Europeus: estudam a comunicação para entender o processo Emissor = ativo/ receptor = passivo
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Sociologia - Psicologia - Antropologia Mass Media Research Social Communication Research Teoria Crítica Funcionalismo Estudos Culturais
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- Teoria Hipodérmica Período entre guerras. Controle social através do estímulo em cada indivíduo: propaganda. Meios de comunicação são utilizados como instrumentos: envolvem as partes que compõem o todo. Novidade: os meios de comunicação em massa.
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É composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que tem pouca ou nenhuma possibilidade de exercer uma ação ou influência recíprocas. (Blumer, 1936 e 1946)
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C ada elemento do público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem”. Meios de comunicação: -> inserem os indivíduos na sociedade -> comportamento humano: estímulo - resposta -> indivíduo isolado e desprovido de cultura passa a se comportar por estímulos.
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Coincide com o período das duas guerras mundiais É indiferente à diversidade entre os vários meios Têm a massa como um grupo homogêneo, que se sente a vontade em ser idêntica aos outros. Acredita-se “que se as mensagens da propaganda conseguem atingir os indivíduos da massa, obtém-se o êxito que se propõe (bullett theory)”.
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Diretor: Sidney Lumet Elenco: Peter Finch, William Holden, Faye Dunaway, Roberto Duval, Ned Beatty, Beatrice Straight. Produção: Howard Gottfried Roteiro: Paddy Chayefsky Fotografia: Owen Roizman Trilha Sonora: Elliot Lawrence Duração: 121 min. Ano: 1976 País: EUA Gênero: Drama Cor: Colorido Distribuidora: Warner Home Vídeo Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / United Artists
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O famoso apresentador Howard Baele é demitido e, enquanto está no ar, diz que vai cometer suicídio ao vivo no próximo programa. Os produtores vêem na loucura de Baele uma forma de recuperar a audiência de sua emissora. O apresentador retorna à TV e se torna um ícone com seus discursos inflamados e proféticos, até que começa a denunciar os interesses da emissora para a grande massa. A emissora, por sua vez, percebe o erro cometido ao tornar Baele um ícone de grande influência sobre a massa.
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Cada indivíduo “reage sozinho às ordens e sugestões dos meios de comunicação de massa monopolizados” (WRIGHT MILLS, 1963, apud WOLF, 2003, p.9) Efeito da mensagem de Baele fica claro quando os telespectadores agem conforme seu pedido: representação de massa -> indivíduos isolados agindo de forma homogênea.
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Todo sistema social enfrenta 4 problemas fundamentais ou imperativos funcionais em busca do equilíbrio 1 – Manutenção do modelo e controle das tensões 2 - Adaptação ao ambiente 3 - Estabelecimento e cumprimento de objetivos 4 - Integração das partes
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Sistema prevê funções: : as que são evidentes Manifestas: as que são evidentes (exemplo: posições de chefia). as que são ocultas Latentes: as que são ocultas (exemplo: poder) Vivemos em uma sociedade que nos impõe normas/funções
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Cada parte atua na constituição de um todo. O subsistema só se explica pelo entendimento do sistema e é preciso definir sua função. Objeto de estudo: a sociedade como um todo (abordagem sociológica), mas com foco nos Meios de Comunicação de Massa: Alcance Influência Utilização Política
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Abordagem empírico-experimental Abandono da teoria hipodérmica Abordagem é direcionada. Pressupõe que os efeitos serão diferentes em cada pessoa devido as suas características individuais. Causa (estimulo) Processos psicológicos intervenientes Efeito (resposta) Surgem as pesquisas de opinião Pesquisa sobre a melhor forma de organização da mensagem com finalidades persuasivas
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Schumacher Representa o conglomerado de comunicação Acredita que sua empresa tem a missão de prover todas as necessidades de massa para se atingir o bem comum e seu lucro
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Poder de Baele produz efeitos indesejados pela empresa: Utilização de uma figura da mídia e do discurso de um jornalista para tornar a persuasão mais eficaz na massa.
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Teoria Funcionalista Norte-americana 1. Comunicação como manipulação 2. Comunicação como persuasão 3. Comunicação como função Funcionalismo: descrição dos processos Perspectiva behaviorista (estímulo/resposta)
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DE FLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro, 1993.LIMA, Luiz Costa (org) – Teoria da Cultura de Massa, 7.ed. revista.Rio de Janeiro:Paz e Terra, 2005 WOLF, Mauro. Teoria das Comunicações de Massa. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2003; Rede de Intrigas, Estados Unidos, 1976. Sidney Lumet. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n6_nvb4_34A https://www.youtube.com/watch?v=n6_nvb4_34A https://www.youtube.com/watch?v=hhGZ-PV6YUM https://www.youtube.com/watch?v=hhGZ-PV6YUM https://www.youtube.com/watch?v=6zznNw1rKIE https://www.youtube.com/watch?v=6zznNw1rKIE Boa Noite, Boa Sorte, Estados Unidos, 2005 - George Clooney. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4UNkrYGssyY https://www.youtube.com/watch?v=4UNkrYGssyY
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