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Filme Rede de Intrigas – 1976 – Sidney Lumet. 1910/20 – Escola de Chicago  Park  Burgess  Cooley 1930 – Interacionismo simbólico  G.H. Mead  H. Blumer.

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1 Filme Rede de Intrigas – 1976 – Sidney Lumet

2 1910/20 – Escola de Chicago  Park  Burgess  Cooley 1930 – Interacionismo simbólico  G.H. Mead  H. Blumer 1940 – Escola de Pato Alto  Bateson  Goffman  Watzl 1940 – Teoria da Informação  Shannon  Wien  E,/+

3 1920- 1960 – Mass Communication Research 1920 – Estudos empíricos sobre os efeitos da comunicação de massa; audiências; efeitos de campanhas políticas e propaganda; 1948 – Funcionalismo (Lasswell)  Pragmatismo americano: meios de comunicação podem ser utilizados para controlar a massa  Europeus: estudam a comunicação para entender o processo  Emissor = ativo/ receptor = passivo

4  Sociologia - Psicologia - Antropologia  Mass Media Research  Social Communication Research  Teoria Crítica Funcionalismo Estudos Culturais

5 - Teoria Hipodérmica  Período entre guerras.  Controle social através do estímulo em cada indivíduo: propaganda.  Meios de comunicação são utilizados como instrumentos: envolvem as partes que compõem o todo.  Novidade: os meios de comunicação em massa.

6 É composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espaço e que tem pouca ou nenhuma possibilidade de exercer uma ação ou influência recíprocas. (Blumer, 1936 e 1946)

7  C ada elemento do público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem”.  Meios de comunicação: -> inserem os indivíduos na sociedade -> comportamento humano: estímulo - resposta -> indivíduo isolado e desprovido de cultura passa a se comportar por estímulos.

8  Coincide com o período das duas guerras mundiais  É indiferente à diversidade entre os vários meios  Têm a massa como um grupo homogêneo, que se sente a vontade em ser idêntica aos outros.  Acredita-se “que se as mensagens da propaganda conseguem atingir os indivíduos da massa, obtém-se o êxito que se propõe (bullett theory)”.

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10  Diretor: Sidney Lumet  Elenco: Peter Finch, William Holden, Faye Dunaway, Roberto Duval, Ned Beatty, Beatrice Straight.  Produção: Howard Gottfried  Roteiro: Paddy Chayefsky  Fotografia: Owen Roizman  Trilha Sonora: Elliot Lawrence  Duração: 121 min.  Ano: 1976  País: EUA  Gênero: Drama  Cor: Colorido  Distribuidora: Warner Home Vídeo  Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) / United Artists

11 O famoso apresentador Howard Baele é demitido e, enquanto está no ar, diz que vai cometer suicídio ao vivo no próximo programa. Os produtores vêem na loucura de Baele uma forma de recuperar a audiência de sua emissora. O apresentador retorna à TV e se torna um ícone com seus discursos inflamados e proféticos, até que começa a denunciar os interesses da emissora para a grande massa. A emissora, por sua vez, percebe o erro cometido ao tornar Baele um ícone de grande influência sobre a massa.

12 Cada indivíduo “reage sozinho às ordens e sugestões dos meios de comunicação de massa monopolizados” (WRIGHT MILLS, 1963, apud WOLF, 2003, p.9)  Efeito da mensagem de Baele fica claro quando os telespectadores agem conforme seu pedido: representação de massa -> indivíduos isolados agindo de forma homogênea.

13  Todo sistema social enfrenta 4 problemas fundamentais ou imperativos funcionais em busca do equilíbrio 1 – Manutenção do modelo e controle das tensões 2 - Adaptação ao ambiente 3 - Estabelecimento e cumprimento de objetivos 4 - Integração das partes

14  Sistema prevê funções: : as que são evidentes  Manifestas: as que são evidentes (exemplo: posições de chefia). as que são ocultas  Latentes: as que são ocultas (exemplo: poder)  Vivemos em uma sociedade que nos impõe normas/funções

15  Cada parte atua na constituição de um todo.  O subsistema só se explica pelo entendimento do sistema e é preciso definir sua função.  Objeto de estudo: a sociedade como um todo (abordagem sociológica), mas com foco nos Meios de Comunicação de Massa:  Alcance  Influência  Utilização Política

16  Abordagem empírico-experimental  Abandono da teoria hipodérmica  Abordagem é direcionada. Pressupõe que os efeitos serão diferentes em cada pessoa devido as suas características individuais.  Causa (estimulo) Processos psicológicos intervenientes Efeito (resposta)  Surgem as pesquisas de opinião  Pesquisa sobre a melhor forma de organização da mensagem com finalidades persuasivas

17 Schumacher Representa o conglomerado de comunicação Acredita que sua empresa tem a missão de prover todas as necessidades de massa para se atingir o bem comum e seu lucro

18  Poder de Baele produz efeitos indesejados pela empresa:  Utilização de uma figura da mídia e do discurso de um jornalista para tornar a persuasão mais eficaz na massa.

19 Teoria Funcionalista Norte-americana  1. Comunicação como manipulação  2. Comunicação como persuasão  3. Comunicação como função Funcionalismo: descrição dos processos Perspectiva behaviorista (estímulo/resposta)

20  DE FLEUR, Melvin; BALL-ROKEACH. Teorias da comunicação de massa.  Rio de Janeiro, 1993.LIMA, Luiz Costa (org) – Teoria da Cultura de Massa, 7.ed. revista.Rio de Janeiro:Paz e Terra, 2005  WOLF, Mauro. Teoria das Comunicações de Massa. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2003;  Rede de Intrigas, Estados Unidos, 1976. Sidney Lumet. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=n6_nvb4_34A https://www.youtube.com/watch?v=n6_nvb4_34A  https://www.youtube.com/watch?v=hhGZ-PV6YUM https://www.youtube.com/watch?v=hhGZ-PV6YUM  https://www.youtube.com/watch?v=6zznNw1rKIE https://www.youtube.com/watch?v=6zznNw1rKIE  Boa Noite, Boa Sorte, Estados Unidos, 2005 - George Clooney. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=4UNkrYGssyY https://www.youtube.com/watch?v=4UNkrYGssyY

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