Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRubens Schmidt Van Der Vinne Alterado mais de 8 anos atrás
1
H ISTÓRIA DO D ESIGN I NSTRUCIONAL Conteúdos para EaD Profª. Janaina Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES
2
E STES CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE possamos traçar meios para que o aluno a distância possa realizar uma leitura fácil e atrativa, Proporcionar motivação para aprofundar seus conhecimentos, visão da importância do planejamento no momento da criação de cursos a distância
3
D ESIGNER I NSTRUCIONAL OU D ESIGNER E DUCACIONAL Profissional que trabalha com os professores-autores; Orientam os profissionais que queiram desenvolver material para seus cursos a distância.
4
P ARA F ILATRO (2008), D ESIGN I NSTRUCIONAL É A : “ação intencional e sistemática de ensino que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de promover, a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos a aprendizagem humana.”
5
M ATTAR (2012), O TERMO D ESIGN E DUCACIONAL, DEFINE QUE : “inclui o planejamento e elaboração e o desenvolvimento de projetos pedagógicos, materiais educacionais, ambientes, colaborativos, atividades interativas e modelos de avaliação para o processo de ensino e aprendizagem”.
6
H ISTÓRICO DA P RODUÇÃO DE C ONTEÚDO PARA E AD Em meados de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial - foi preciso desenvolver materiais de treinamento militar Os anos 1950, foram o ponto de partida do DI moderno com a criação de modelos teóricos de ensino e aprendizagem, em que ambos fundamentavam que o aprendizado com objetivos significativos proporcionavam um resultado na aprendizagem. No período entre 1960 e 70, destacou-se David Ausubel, que acreditava na aprendizagem significativa
7
Já nos anos 1980, houve a explosão dos computadores e assim o surgimento de novos modelos instrucionais não oficiais. Mas em 1990 é quando tudo realmente se formaliza. Seymout Papert, com a linguagem Logo, trouxe a tecnologia cada vez mais para educação. Chegamos aos dias atuais, e o que temos é a necessidade de criação de ambientes de aprendizagem ligados aos recursos midiáticos, sem esquecer de falar da evolução da internet para Web 2.0
8
O BJETIVO DO CURSO DE C ONTEÚDOS PARA EAD A busca pela adequação de todos esses recursos midiáticos no nosso material para cursos de Ead, visando à qualidade na utilização desses recursos e à garantia dos reais benefícios no processo de aprendizagem.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.