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1 Metodologia do Trabalho Científico #04 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira.

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1 1 Metodologia do Trabalho Científico #04 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira

2 2 Tarefas: -Leitura prévia: Sampieri et al - Caps. 2 e 3 -Resolver o Quiz #1 Atividade (postar no Moodle): - A2) Seleção de 2 artigos (Qual. e Quant. ) But first…

3 3 Atividade, reações A2) - Resumos adequados com detalhamento dos métodos de pesquisa (quali ou quanti); - Links com texto Zampieiri (quantitativo e qualitativo); - A atividade é interessante pois permite: - identificar os enfoques qualitativo e quantitativo. - verificar as opções viáveis para o desenvolvimento TCC. But first…

4 4 Temas Introdução (curso, temas, projetos) Conhecimento científico & sociedade Fontes e bases de pesquisa Processo de pesquisa Ideias, questão de pesquisa e problema Pesquisa bibliográfica Pesquisa Quantitativa em CC Pesquisa Qualitativa em CC Focus groups Coleta de dados (entrevistas/questionário) Elementos formais do trabalho científico

5 5 ? ? ? ? Warming up...

6 6 Brainstorming –Como surgem as ideias (de pesquisa)? –Que fontes podem ser buscadas? –Qual o caminho a percorrer da ideia ao projeto de pesquisa? Ideias de pesquisa!?

7 7 A ideia: nasce um projeto de pesquisa

8 8 http://www.teses.usp.br/ Vozes da Cidade: o sentido da telenovela na metrópole paulista Variação individual nas estratégias sexuais : alocação de investimentos parentais e pluralismo estratégico Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais Encontro com a loucura: transicionalidade e ensino de psicopatologia Algumas ideias…

9 Ideias para a pesquisa Imprecisão inicial Critérios Solucionar problemas Contribuir para elaborar teorias Ser novidade Incentivar a pesquisa Fontes Textos, recursos audiovisuais, teorias, descobertas, conversas, crenças, intuições, internet Precisão 9 A ideia: Nasce um projeto de pesquisa provêm de que podem ser têm cujos e exigem são

10 A pesquisa se origina de ideias, seja qual for o enfoque que se terá, qualitativo ou quantitativo. A ideia é o motor do processo de pesquisa. Todavia, no seu início as ideias podem ser imprecisas ou confusas. A ideia: Nasce um projeto de pesquisa 10

11 Representa a primeira aproximação da realidade que se pretende pesquisar… A ideia: Nasce um projeto de pesquisa 11

12 Onde buscar e como surgem as ideias? Fontes de ideias: Materiais escritos (livros, revistas, jornais, periódicos, e teses). Materiais audiovisuais (Internet, fóruns etc.). Teorias, descobertas de outras pesquisas. Observações de fatos. Discussão com colegas. Crenças, intuições e percepções. Solicitações de superiores, colegas e clientes (ideias para executar)… Depois é preciso discutir, refinar ou modificar…. 12

13 O que ajuda a definir a ideia? Ideias iniciais Pesquisar e ler artigos e livros sobre o tema (use as base de dados disponíveis). Conversar com pesquisadores. Assistir filmes sobre o tema. Pesquisas em sites da Internet. Realizar atividades relacionadas. 13

14 É necessário conhecer estudos, pesquisas e trabalhos anteriores. Características de uma boa idéia: É inovadora, não trata de temas que já tenham sido estudados muito a fundo >>>“batidos” ou “requentamento”>>> tema pouco conhecido ou um novo enfoque para um tema já bastante estudado. É estruturada >>> clareza e formalidade>>>ler, consultar pesquisadores, analisar/observar. É delimitada >>> tem um foco específico, que envolve definir perspectiva (disciplina que orienta) e enfoque (qualitativo, quantitativo ou misto). Necessidade de conhecer antecedentes 14

15 Quanto mais se conhece, mais eficiente e rápido é o refinamento… Temas pesquisados, estruturados e formalizados >>>fácil acesso a documentos e materiais. Temas pesquisados, porém menos estruturados e formalizados >>>poucos documentos escritos e outros materiais; buscar pesquisas não publicadas e meios informais. Temas pouco pesquisados e estruturados >>>maior esforço de pesquisa. Temas não pesquisados>>>oportunidade??!! Pesquisa prévia dos temas 15

16 Quais os critérios para gerar boas ideias? Boas ideias de pesquisa …. incentivam, intrigam e excitam pessoalmente. não são necessariamente novas, mas são inovadoras>> contextos diferentes ou novos caminhos. podem servir para elaborar teorias e solucionar problemas. servem para gerar novas questões e dúvidas 16

17 Exemplos de ideias? Levantar os dados das empresas do Índice Ibovespa que mais investem em cultura e verificar a existência de uma relação com a valorização de suas ações. A apuração do resultado econômico em órgãos da administração pública. Impacto da Lei anti-fumo nos bares e restaurantes de São Paulo. 17

18 Exemplos de ideias? A auto-estima da guarda municipal e sua relação com a postura ética. A educação sexual dos adolescentes e sua percepção do casamento (ou do relacionamento marital). Neurolinguística e sua relação com as vendas. A cultura organizacional e a hierarquia de valores em diferentes países. 18

19 Exemplos de ideias? Os efeitos em médio e longo prazo das pensões sobre as finanças municipais. Implantação de um novo sistema de qualidade em uma empresa. Redesenho de um negócio (produção e capacidade instalada). 19

20 Exemplos de ideias? Mudanças no sentido de vida da nova geração da terceira idade (120 anos de esperança de vida). A mudança no conceito de família e os novos laços familiares. 20

21 Planejamento do Problema de pesquisa Elementos necessários Viabilidade Justificativa Pesquisa Objetivos Critérios Clareza Possibilidade de coleta de dados Relação entre variáveis ou elementos 21 PLANEJAMENTO DO PROBLEMA parte de partem de que são a serem seguidos que são

22 PARA REFLETIR !!!! O planejamento do problema é o fator mais importante para iniciar um projeto, não é possível obter um bom resultado sem primeiro determinar o que deve ser alcançado. Executar bem esta primeira atividade de investigação trará como consequência o desenvolvimento do trabalho de modo harmonioso objetivo 22

23 O que é Formular o Problema de Pesquisa? Aperfeiçoar e estruturar mais formalmente a ideia de pesquisa. O que pode ajudar: Ler sobre o tema (Ler, Ler, Ler, Ler e.... Ler) Familiarizar-se com o tema Buscar estudos anteriores Empenhar-se Habilidade pessoal O enfoque escolhido Nível de complexidade da idéia. 23

24 Critérios para formular o problema Expressa relação entre duas variáveis. É formulado claramente e não apresenta ambiguidade, de forma interrogativa. Implica a possibilidade de realizar um teste empírico (enfoque quantitativo) ou uma coleta de dados (enfoque qualitativo). 24

25 Quais elementos estão contidos na formulação do Problema de Pesquisa? Objetivos da pesquisa>> O que a pesquisa pretende: resolver um problema, testar empiricamente uma teoria, formular um problema ou induzir o conhecimento>> claros, alcançáveis e congruentes >> Geral e específicos. Questões de pesquisa>> Quanti x Quali >> Claras e Delimitadas, procedimentos >> Gerais x Específicas >> Limites temporais e espaciais, sujeitos. Justificativa>> conveniência da realização e benefícios que trará. Conheça mais sobre o projeto de pesquisa: http://www.eac.fea.usp.br/eac/observatorio/metodolog ia-projeto-pesquisa.asp 25

26 Critérios para avaliar o valor potencial de uma pesquisa Conveniência>> Qual utilidade da pesquisa? Relevância social >> Qual o alcance social? Implicações práticas>> Terá uma aplicação? Poderá ser utilizado por pessoas ou empresas? Valor teórico>> Contribuirá para a ciência/conhecimento? Utilidade metodológica>> Criará um novo instrumento de coleta ou análise de dados? Viabilidade da pesquisa>> é viável, tem recursos suficientes para executar a pesquisa, acesso? Consequências da pesquisa>> novas pesquisas, descobertas, aprofundamento da pesquisa (mestrado, doutorado)? 26

27 27 Próxima aula... Atividade (no Moodle): - A3) Identificar uma oportunidade de pesquisa, registrar a contribuição esperada e o enfoque (Quant/Qual/Misto) mais apropriado. O registro dessa atividade deve ter até 300 palavras.


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