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Profissão professor : profissionalização do ofício e da formação em questão: explorar as contribuições da pesquisa para fortalecer a profissão Marguerite.

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Apresentação em tema: "Profissão professor : profissionalização do ofício e da formação em questão: explorar as contribuições da pesquisa para fortalecer a profissão Marguerite."— Transcrição da apresentação:

1 Profissão professor : profissionalização do ofício e da formação em questão: explorar as contribuições da pesquisa para fortalecer a profissão Marguerite Altet Professora Emérita de Ciências da Educação Université de Nantes, CREN,OPEN São Paulo – BRESIL avril 2016 Congrès « Profession enseignante : scénarios, tensions et perspectives » - M.Altet-CREN

2 Plano 1. Estado atual: a profissão e a profissionalização em questão? Em crise? 2. Explorar as contribuições das pesquisas sobre ensino-aprendizagem e a formação de professores. 3. Sobre quais pilares se apoiar? 4.Como tirar proveito disso para fortalecer a profissão? Refundá-la? M.Altet-CREN

3 As constatações: evolução recente e tensão
Há muito tempo o ensino foi entendido como uma vocação, depois como um ofício artesanal pouco valorizado. Em 40 anos houve uma evolução em direção a uma profissão que responde às transformações da sociedade. Condições econômicas, sociais, societais, condições de exercício da profissão continuam a mudar, exigindo que os professores se adaptem para enfrentar novos desafios. M.Altet-CREN

4 O ofício do professor mudou
Os problemas que afetam a profissão: A sociedade mudou: em complexificação, na necessidade de estudos mais longos, nas tecnologias, no plano da economia, no mercado de trabalho, nas estruturas familiares, no pluralismo cultural... A escola mudou: massificação, democratização, reformas de estruturas, de currículos, da pedagogia centrada no aprendiz, em sua atividade e em suas aprendizagens. M.Altet-CREN

5 Uma transformação das condições do exercício
Alunos diferentes, problemas cada vez mais numerosos no cotidiano Tarefas cada vez mais pesadas, que tomam mais tempo, mais exigentes Um alto nível de estresse Menos recursos, cortes Um desengajamento do Estado Aplicação de avaliações, de indicadores de desempenho Um declínio da Instituição Com « uma crise do saber », de desigualdades sociais, empobrecimento de alguns alunos ... M.Altet-CREN

6 O trabalho do professor mudou
Conhecer as matérias a ensinar e as receitas de gestão da classe não é mais suficiente: Trabalho do professor = uma atividade complexa de alto nível, saberes múltiplos, competências e atitudes próprias para facilitar a aprendizagem, respeito aos alunos, a sua heterogeneidade, abertura às outras culturas, habilidade para cooperar com os pais e com os colegas, como também uma dose de autonomia e julgamento profissional. = um trabalho especializado e complexo com e para os outros, no qual as relações com os alunos são centrais = do profissionalismo. M.Altet-CREN

7 E, entretanto, em 2016, o professor pouco escapa às formas estabelecidas
Constatação dos pesquisadores: (Tardif, Lessard, 2004) A profissão professor permanece « um ofício artesanal » No qual permanecem : a aprendizagem do ofício no próprio trabalho, a valorização da experiência, a classe dividida, o individualismo, uma grande feminização, pouca cooperação entre os pares, cursos dialogados, uma visão estática do saber = professores « tradicionalistas » que integram « o novo ao antigo», « uma maioria silenciosa » e… alguns inovadores M.Altet-CREN

8 O ensino, o trabalho do professor: « ofício impossível », em crise…
Um desafio : um ofício « impreciso » (Rayou, 2013) com muitas prescrições, com novas condições do exercício, de acordo com os contextos, que tenta se profissionalizar, que alcança isso ou não, que se sobrecarrega com tarefas múltiplas E um novo trabalho de ensino se alarga: de transmissor especialista de disciplina, o professor se torna organizador de situações de aprendizagem, entre as quais as que são interdisciplinares ou de integração de aquisições, de construção de competências. Quais práticas, quais competências para responder às necessidades dos alunos de hoje? 28/04/2017 Altet- CREN - IUFM des Pays de la Loire

9 2. Face a essas constatações, explorar as contribuições da pesquisa em educação
Um desenvolvimento de pesquisas sobre: ensino-aprendizagem(teaching) o ofício do professor (teacher) e sobre a profissionalização a formação inicial e a continuada o Sentimento de Eficácia Pessoal e o desenvolvimento pessoal a cooperação profissional e a organização de aprendizagem …. M.Altet-CREN

10 Trabalhos sobre a compreensão do processo interativo Ensino/Aprendizagem
As características de um ensino eficaz: Handbooks of Research on Teaching (1963,1973,1986,2002) ; Hattie (2008),Visible learning. A synthesis of over 800 meta-analyses Dupriez,V.(Dir.2009); Gauthier et coll.,(1997),(2003); Trabalhos do CREN, da Rede OPEN: Altet, Bru, Blanchard-Laville et al. ( ) M.Altet-CREN

11 IUFM des Pays de la Loire
As contribuições da pesquisa de Altet sobre ensino-aprendizagem a partir da observação das práticas de professores e alunos • Objetivo: descrever, caracterizar e compreender o funcionamento das práticas, dos processo em jogo O modelo diz « os processos interativos contextualizados » (Altet, 1991) Objeto : compreender os processos interativos (ou a articulação funcional dos processos) de ensino-aprendizagem em situação» (Altet, 1994), as interações Mestres-Alunos-Situação CREN : Centre de Recherche en Education de Nantes (Centro de Pesquisas em Educação de Nantes) 28/04/2017 Altet- CREN - IUFM des Pays de la Loire

12     ? ? ? ? ? A B C D E -X- -X- -X- -X-
Planificação e Antecipação B Condições criadas pelo professor em situação C Trabalho e atividade dos alunos D Aprendizagem /objetivos E Desempenhos / competência -X- -X- -X- -X- ? ? ? ? ? Contextos evolutivos (Trabalhos CREN, CREFI, CREF Rede OPEN)

13 trois domaUines DOMLLomaines constitutifs en interaction
A prática de ensinar: 3 domínios constitutivos em interação (OPEN, OPERA) Domínio relacional: clima, gestão da dinâmica da classe Domínio pedagógico: a implementação das condições de aprendizagem : facilitadores e situações de aprendizagem, de avaliação Domínio didático: Gestão e estruturação dos saberes, gestão dos erros + a estrutura cognitiva do professor (pessoa, representações, escolha, SEP) trois domaUines DOMLLomaines constitutifs en interaction 28/04/201728/04/2017 Altet- CREN -

14 Modelo de ensino-aprendizagem situado M.Altet 2014

15 Os efeitos: entrada na modelização
Contexto Macro, méso, micro Zona variável de efeitos potenciais Aprendizagem dos alunos Práticas de ensino Diferença do desempenho esperado Diferença do saber ensinado/ saber aprendido Etc. Desempenho Motivação/desejo Recursos de atenção Etc. Objeto de ensino Saber a ensinar/ensinado Tarefa/atividade Sentimento de eficácia Investimento/desejo Etc. TEMPO Rede OPEN (2011)

16 Outros trabalhos de observação de interações em classe
Trabalhos de CLASS B.K.Hamre, Piana et al. (2013), Virginia University : Três domínios e dimensões observadas: “Emotional Support (Suporte emocional) Classroom Organization (Organizações de classes) Instructional Support” (Suporte Instrucional) M.Altet-CREN

17 Trabalhos do CREN: análise plural - (M. Altet, M. Fabre, C. Morin, C
Trabalhos do CREN: análise plural - (M. Altet, M. Fabre, C. Morin, C. Orange, I. Vinatier ) Abordagem pluridisciplinar compreensiva dos processos interativos, multidimensionais, e complexos de ensino-aprendizagem em situação em relação com os processos de aprendizagem dos alunos: abordagem qualitativa e compreensiva da multidimensionalidade das práticas a partir das observáveis e do sentido que dá o professor a sua prática Eficiência do funcionamento da prática e da situação Abordagens complementares para dar conta da complexidade dos processos, da organização da atividade de ensino e do fortalecimento na ação do didático e do pedagógico, dos efeitos para aprendizagem Natureza interativa e significante das práticas em classe 28/04/2017 Cren - M. Altet

18 Multidimensionalidade Incerteza de toda ação relativa ao outro
Análise plural do processo ensino-aprendizagem: um processo interativo em tensão Multidimensionalidade Incerteza de toda ação relativa ao outro Ensinar para aprender a aprender: - uma ação « de continuidade » - uma co-atividade -> interações Dinâmicas interativas Tensões e ajustamentos A produção de significações partilhadas 28/04/2017 Cren - M. Altet

19 Modelo de prática de ensino
Cren – M. Altet (1999) EQUILIBRIO =SISTEMA DE TRANSAÇÕES, DE AJUSTAMENTOS Lógica epistêmica Saberes em jogo Lógica psicológica aceitabilidade Lógica didática contrato SITUAÇÃO CONSTRUÍDA Lógica social paz Lógica pedagógica comunicação Contexto, limitações, escolhas =SISTEMA DE TENSÕES

20 Análise do trabalho real do professor
Como uma ação intencional com vista à aprendizagem, à socialização exercida sobre o outro para apoiar o processo de aprendizagem Uma atividade complexa « de continuidade », interativa, conjunta M/ELS., co-atividade caracterizada por um forte grau de indeterminação de tarefas Como uma compreensão de situações, uma resolução de problemas , uma gestão de tensões para se adaptar, « agir na urgência, decidir na incerteza » (Perrenoud) Um ofício do humano para motivação disciplinar e para compêtencias didáticas, pedagógicas e relacionais. 28/04/2017 Altet- CREN - IUFM des Pays de la Loire

21 Com novas funções: Um professor não é somente um transmissor de conhecimentos, mas mediador do saber: Um facilitador da construção de saberes (guia didático) Um gestor de aprendizagem (guia cognitivo) Um organizador das condições de aprendizagem (guia pedagógico) Um organizador da vida e do trabalho nos grupos, condição de aprendizagens = um pedagogo da aprendizagem (Altet, 1997), uma pedagogia ativa, construtivista 28/04/2017 Altet- CREN -

22 Mas também um educador IUFM des Pays de la Loire
Que assume os objetivos da educação global (educação para as relações sociais, para a cidadania, para a gestão de conflitos) Que se esforça para dar novo SENTIDO à escola,trabalhando a relação com o saber, a relação com a lei, a integração do adquirido Que gerencia os problemas de maneira colaborativa, em equipes de professores 28/04/2017 Altet- CREN - IUFM des Pays de la Loire

23 Um professor profissional
O profissional deve ser capaz de refletir, de enfrentar o inédito, a mudança, o imprevisto, de lidar com as situações evolutivas e com os problemas frequentemente mal definidos. Ele não se contenta em executar as tarefas explicitamente prescritas, mas deve responder às tarefas esperadas, correspondendo às obrigações implícitas de resultados. Espera-se do profissional que ele saiba gerenciar a complexidade, navegar por ela a partir de referências, de estratégias próprias, mais que de acordo com um plano pré-estabelecido a ser aplicado, Capaz de julgamento, de raciocínio profissional M.Altet-CREN

24 Um professor valorizado
Pesquisas PISA, TALIS (2013): os sistemas educativos de bom desempenho valorizam a profissão Os fatores têm uma incidência sobre o SEP, Sentimento de Eficácia Pessoal dos professores: - domínio da gestão da classe e do clima; - envolvimento dos estudantes, relações M/EST - compreensão de sua prática, análise; - colaboração com os colegas; Participação nas decisões da escola; Satisfação com sua escola, estabelecimento. M.Altet-CREN

25 Pesquisas sobre a profissionalização
As constantes: uma tendência universal de transformação estrutural de um ofício de execução para uma profissão (=> conhecimentos universitários, formação longa, autonomia no trabalho, responsabilidade e julgamento profissional, estratégias éticas) E um processo em muitos graus e muitas dimensões, concernente à formação e à profissão; ações distintas. Evolução do ofício e construção de novas profissionalidades adaptadas às condições e às situações profissionais novas, centradas sobre ao êxito das aprendizagens. M.Altet-CREN

26 Profissionalização da formação
Com uma formação profissional específica de alto nível, em torno do “saber-ensinar”, de competências profissionais específicas do ofício, Demarcando-se uma formação puramente acadêmica com cursos teóricos ou aplicacionistas Com uma alternância integrativa Com a reorganização de novos currículos Com saberes profissionais aos quais se referir para tomar decisões e um referencial de competências Com dispositivos integradores, Com formadores : pesquisadores e professores da classe O reconhecimento que o ofício de professor se aprende, um ofício complexo e especializado M.Altet-CREN

27 Prática <-> teoria <-> prática
3. Os pilares: um modelo de formação inicial por alternância integrativa Prática <-> teoria <-> prática Em dois processos: Da prática à prática Passando por uma análise teórica, explicativa e reorganizadora dos esquemas de ação Da teoria à teoria Passando por uma atividade prática submetida a provas de conceitos prévios. (Altet, 91) M.Altet-CREN

28 A Alternância Integrativa: três lógicas de construção da profissionalidade a ser articulada
Lógica da aquisição de saberes profissionais saberes disciplinares pedagógicos, didáticos, ancorados nas situações que se constroem na escola de formação e no campo de atuação, no chão da escola. Lógica de ação Estágios, formação didática, sessões de preparação de situações = construção de saberes de ação relativas a uma situação e de saberes teóricos, construção de rotinas, de procedimentos, de capacidades de ação, de competências « incorporadas às ações ou transferíveis »  » Lógica da reflexão sobre a ação Dispositivos de análises de práticas, visitas, tutorias = construção de « competências de processos » (Wittorsky) (analisar sua ação, seu movimento na situação, problematizar, julgar M.Altet-CREN

29 Uma formação que ajuda a construir uma profissionalidade global
Os múltiplos saberes e competências do ofício em suas diferentes dimensões Uma atitude reflexiva e crítica Um raciocínio, julgamento profissional Um engajamento na cooperação entre pares e no desenvolvimento profissional M.Altet-CREN

30 Saberes profissionais próprios
= conjunto de saberes e habilidades necessárias para funcionar com sucesso em uma profissão particular, saberes plurais, amalgamados. 3 componentes formam os saberes de ensino: - Saberes disciplinares, conteúdos dominados - Saberes para ensinar, didáticos, pedagógicos, saberes de CHS (Ciências Humanas e Sociais) oriundos de pesquisa - Saberes de experiência adquiridos pela prática, saberes de ação construídos pelos professores. M.Altet-CREN

31 Um novo modelo de currículo de formação profissionalizante
Para resolver as situações profissionais complexas, o jovem professor deve mobilizar saberes variados e os articular para tornar essas situações inteligíveis, construir estratégias adaptadas e desenvolver suas competências. Com uma Formação Inicial organizada em torno de objetos complexos nos quais se encontram diferentes saberes: A formação propõe os dispositivos, parte de situações problemas profissionais para formar professores reflexivos que constroem suas práticas como respostas estratégicas aos problemas, mobilizando de maneira conjunta diferentes tipos de saberes. O verdadeiro desafio é «traduzir os saberes teóricos» em procedimentos apropriados para a ação; M.Altet-CREN

32 Os dispositivos integradores favorecendo a articulação de saberes
Análise de práticas, de atividade Abordagem dos problemas, estudo de caso + ancoragem em situações concretas Abordagens pluridisciplinares de objetivos profissionais complexos, de sequências de ensino-aprendizagem, abordagens transversais Integração das contribuições pesquisas SHS e de pesquisa colaborativa, grades de leitura de ação M.Altet-CREN

33 Análise de práticas: movimento e lugar da articulação prática-teoria-prática
Objetivo: formar professores reflexivos capazes de analisar sua prática e de a transformar em saberes profissionais comunicáveis Um movimento finalizado pela construção do ofício, de identidade profissional do professor por meio do desenvolvimento de uma atitude reflexiva Um movimento grupal : Análise por um estagiário de sua própria vivência singular efetivamente feita com os alunos em uma classe ou em um estabelecimento, diante e com um grupo de pares ou, às vezes, em relação dual com um formador, a partir de traços da prática (escrita, transcrição, audios e vídeos) M.Altet-CREN

34 Análise de práticas: uma ação compreensiva acompanhada e instrumentalizada
Um formador ajuda a distinção e a reflexividade, traz uma análise de expert, de pontos de vista plurais, de hipóteses de leitura; uma compreensão de fatores em jogo não faz a modelização. A análise é utilizada pelos saberes “ferramentas conceituais” referentes teóricos oriundos da pesquisa em Ciências Humanas ou de práticas teorizadas que permitem reenquadrar, formalizar a prática do professor “saber analisar”. M.Altet-CREN

35 Contribuições de Análise de Práticas
Perceber a implementação da ação. Tomada de consciência do trabalho real. Verbalizar os quadros de referência da ação Representar-se estrategicamente em sua ação = saber para onde se vai Teorizar para dar a si mesmo regras de ação operatórias para responder a cada situação Construir o discurso e o raciocínio profissional, colocar em coerência Formação continuada M.Altet-CREN

36 4. Tirando proveito: formar um professor reflexivo , lúcido e valorizado.
A Análise de Práticas, uma atividade que ajuda: - A compreender o funcionamento da prática pela reflexão, A implementar novas situações de ensino ou de formação que permitam construir uma adaptação às situações atuais, de novas competências. Para enfrentar a incerteza de contextos e desenvolver a profissionalidade de « novos professores » ou formadores, sua capacidade de julgamento e seu Sentimento de Eficácia Pessoal.

37 Formadores: fazer cooperar todos os atores da formação
Fazer abrir « os territórios », a divisão de trabalho dos professores da Escola de formação e dos professores da escola Aproveitar a diversidade dos atores da formação para construir, fortalecer a cooperação profissional entre formadores, institucionalizando dispositivos de composição, desenvolvendo o trabalho em equipe de diferentes categorias de formadores em torno de objetos de formação, implicando em avanços para a profissão Trabalhar em conjunto a questão dos saberes pertinentes para o ensino, religando formação inicial e continuada Facilitar a partilha de práticas e a co-formação de formadores, construir uma cultura comum Facilitar a formação com diplomas para os formadores: mestres, teses sobre ensino-apren dizagem, didáticas M.Altet-CREN

38 Institucionalizar o papel da profissão em formação, mudar pela mobilização
Professores na escola de Formação engajados na formação de seus pares Os tandems de formadores Os formadores professores de classe e os formadores da Escola acompanham os estágios Os professores de classe engajados nos projetos de pesquisa colaborativa nas escolas Os professores de classe implicados na avaliação Inovadores na universidade Os estabelecimentos « eficazes » que fazem a diferença M.Altet-CREN

39 Articular formação inicial/ formação continuada para um desenvolvimento profissional
A evolução das práticas de ensino passa por um desenvolvimento profissional DP = desenvolver as competências (se apropriar de gestos profisionais, mobilizar os saberes plurais, etc.) compreender o sentido da ação, enfrentar a complexidade do ofício… com o que são: apropriação da experiência, apoio, trabalho em equipes, distanciamento, experiência partilhada Cooperar para novas referências co-construídas ... Em direção da construção de uma identidade profissional melhor assumida (Perez-Roux, 2012) M.Altet-CREN

40 Desenvolver a cooperação profissional
Trabalhar em equipes no compartilhamento de tarefas pedagógicas e educativas Cooperar para multiplar as forças Encarregar-se de um conjunto de atividades de acompanhamento de alunos Construir equipes multidisciplinares, fator de coerência e de equilíbrio para os professores isolados. Apoiar os jovens colegas: papel de pares Participação nos projetos coletivos Cooperação interna e com os pais Co-gestão da escola M.Altet-CREN

41 E estabelecimentos« organizações aprendentes » onde se engajam os atores
Professores envolvidos em seus estabelecimentos que participam das decisões, resolvendo em conjunto os problemas, inov ando Formações negociadas no seio do estabelecimento para responder em equipe aos problemas diagnosticados : o estabelecimento envolve aprendizagens individuais e coletivas coordenadas (Bouvier, 2001) por um formador-acompanhador; A partir de uma demanda coletiva, as ações que tomam sentido no quadro da escola, lugar de profissionalização interativa Uma pilotagem orientada pelos objetivos da aprendizagem   M.Altet-CREN

42 Para a emergência de massas críticas de professores engajados, inovadores, colaborativos
Acompanhar pela pesquisa a mudança na escola com os professores , em torno de inovações com o apoio de uma formação profissional inicial E continuada em torno de práticas e situações profissionais Desenvolver o perfil do « professor reflexivo » que analisa, coloca a distância sua prática inicial, em novas concepções, se engaja nas pesquisas ou inovações, desenvolve un SEP e seu « poder de agir » = Um professor responsável que coopera com seus pares e vai desenvolver, em relação a suas práticas, uma atitude permanente de inovação e de pesquisa.

43 Os professores autores,coletivos autônomos “no centro da profissão”
Tardif, Lessard (2004) veem três cenários para o futuro: um retorno ao modo tradicional, desigual: uma tomada de poder pelos tecnófilos; uma marcha aberta das organizações de aprendizagem profissionais. Eu defendo o terceiro cenário, remetendo os professores “ao centro” da profissionalização, professores valorizados, coletivos capazes de ações profissionais de sucesso, partilhadas difundidas, uma rede. Como esse congresso pode refletir sobre estas questões, considerando –se o contexto brasileiro? M.Altet-CREN

44 Merci de votre attention!
Obrigado pela atenção R.Etienne, M. Altet, C. Lessard, L. Paquay, P.Perrenoud «L’université peut-elle vraiment former les enseignants? », Bruxelles, De Boeck, 2009 Revue Recherches en éducation, CREN, N°8, 2010 « Formation et professionnalisation » M.Altet, P.Guibert, P.Perrenoud . en éducation.net M.Altet, R. Etienne, J.Desjardins, L. Paquay, P.Perrenoud « Former des enseignants réflexifs : obstacles et résistances » Bruxelles, De Boeck, 2013 L.Paquay, P.Perrenoud, M.Altet, J.Desjardins « Travail réel des enseignants et formation » Bruxelles : De Boeck, 2014 Altet, M. (2013). « Les Pédagogies de l’Aprentissage ». Paris: PUF. Altet, M. Paré, A. Sall,N. OPERA : « Observation des pratiques enseignantes dans leur rapport aux apprentissages » rapport (2015), Altet, M. Et all. « A profissionalização dos formadores de professores ». Porto Alegre: Artmed, 20o3. M.Altet-CREN


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