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PublicouGiovanna Carreiro Padilha Alterado mais de 8 anos atrás
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ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical
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Espaço público de debate Imprensa como mediadora do debate público; Exclusão das minorias; Privatização do espaço público.
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Grande Imprensa no Brasil Grandes jornais no Brasil: 1808 (junho) – Correio Braziliense (impresso em Londres) 1808 (setembro) – Gazeta do Rio de Janeiro (impresso no Brasil) 1821 (março) – Conciliador do Reino Unido (primeiro jornal privado) 1821 (junho) – Diário do Rio de Janeiro (primeiro jornal diário)
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Imprensa Sindical no Brasil Jornais Sindicais no Brasil Início do Século XX – jornais operários no eixo Rio-São Paulo. 1908 - Voz do Trabalhador (órgão oficial nacional da Confederação Operária Brasileira, considerada a primeira central sindical do País). Até 1920 – grande número de jornais anarquistas. A partir da fundação do Partido Comunista (PC), surge uma imprensa partidária centralizada. 1922 – Movimento Comunista (antes da criação do PC); 1923 – A Voz Cosmopolita (comerciários - RJ); 1925 – A Classe Operária.
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O crescimento da Imprensa Sindical Década de 80 – explosão de jornais sindicais. 1978 a 1990 – o Brasil foi o campeão de greves no mundo. 1992 – tiragem recorde de 30 milhões de exemplares mensais de publicações sindicais regulares.
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Imprensa Sindical Atual Até meados dos anos 90, a comunicação sindical se restringia à mídia impressa. Atualmente na TV, Rádio e Internet.
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Ferramentas de Comunicação Mídia impressa - boletim, jornal, revista, clipping. Mídia eletrônica - rádio, TV, internet. Outros meios de divulgação carro de som, faixa, camiseta, broche, outdoor.
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Objetivos da Imprensa Sindical Informar e formar; Convencer público alvo a participar ativamente das lutas da categoria e da política de modo geral; Mobilizar, passando a mensagem de que somente a ação coletiva poderá transformar; Levar à ação; Fazer disputas (representação, conteúdo); Questionar a comunicação oficial.
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Imprensa sindical Comunicação Sindical versus Grande Imprensa Debate Político versus Poder Econômico
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Potencial Subaproveitado A comunicação sindical é uma das maiores redações do País. Há um grande potencial subaproveitado ou utilizado de forma equivocada. A imprensa sindical é a maior das mídias alternativas (movimentos sociais, partidos políticos). Sua tiragem corresponde a 10% dos impressos no País, maior do que muitos jornais de circulação nacional.
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Conteúdo edição A NECESSIDADE DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO Títulos que chamem atenção para a leitura. Intertítulos para quebrar a monotonia. Sutiã (pequenos textos de abertura). Janelas/Olhos - destacam partes do texto. Ilustrações e Fotos – usar legendas quando necessário.
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Assessoria de Imprensa As assessorias de imprensa pautam a grande imprensa. É possível interferir na pauta sugerindo coberturas aos editores e repórteres. O assessor de imprensa tem acesso aos colegas jornalistas que atuam nos veículos da grande imprensa. Sindicato sem assessoria de imprensa terá mais dificuldades para pautar os meios. Assessoria interna/Endomarketing
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Disputa de hegemonia O tripé do sucesso: diretoria, militância e jornalistas. A comunicação é tarefa coletiva. O jornalista sindical não é qualquer um. Ele não é neutro. Ele deve ser engajado, acreditar na luta que se desenvolve, porque trabalha para o público sindical - trabalhadores. Disputa de classe e de hegemonia.
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Quem financia o jornal Os veículos da grande imprensa são financiados por anúncios; Os interesses de mercado prevalecem em detrimento dos interesses públicos; Interesses de empresa/audiência.
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Redes Sociais Dinâmica das redes sociais e a interação globalizada com sociedade. Facebook; Twiter; Whatsapp; Instagram.
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OBRIGADO andre.diap@gmail.com imprensa@cnpl.org.br
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