Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouTheodoro Mendonça Meneses Alterado mais de 8 anos atrás
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte:http://producao.virtual.ufpb.br PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES
2
O QUE É AMBIENTE VIRTUAL – AV? Ambiente propiciado com o advento da internet onde as pessoas se mobilizam, se organizam, interagem, trocam experiências, afetos estabelecendo uma rede social com interesses afins comunidades virtuais
3
Transformações no nosso ritmo e estilo de vida
4
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM AVA Ambientes virtuais de aprendizagem são estruturados, e Concebidos com o fim específico de promover ensino e aprendizagem via internet.
5
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE É um software livre desenvolvido em 1999 pelo educador e cientista computacional australiano Martin Dougiamas, para ajudar educadores a criar, com facilidade, cursos online apoiado nos princípios do construtivismo social. O MOODLE pode ser chamado de LMS (Learning Managemente Systems), um Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, ou de Ambiente Virtual de Aprendizagem
6
O Moodle 36 milhões de usuários (10/11/2013)
7
POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DO MOODLE O AVA MOODLE pode ser potencializado pedagogicamente para além de repositórios de textos escritos ou imagéticos, no sentido de possibilitar a interatividade, a colaboração e a autonomia.
8
INTERFACES DO MOODLE E SUAS POTENCIALIDADES
9
INTERFACES DE CONTEÚDO
10
INTERFACES DE COMUNICAÇÃO
11
www.moodle.ufba.br
12
NOSSA SALA DE AULA
13
Homenagem a Dorival Caymmi Nomes dos grupos
14
No espaço de testes - Perfil de Professor
15
CRONOGRAMA DataTemaConteúdos Abordados Atividades no Ambiente Principal do CursoAtividades no Espaço de Teste 31/03Encontro Presencial Orientações sobre o desenvolvimento do curso Primeira Semana 31/03 a 06/04AmbientaçãoAmbientação do curso pelos alunosNavegação por toda estrutura do curso Edição do Perfil Fórum de Apresentação Segunda Semana 07 a 13 abrilFundamentos da EADHistórico Conceitos / Legislação Políticas de EAD Sistema UAB Forum Temático: O contexto da EAD fórum Terceira Semana 14 a 20 abrilA educação na ciberculturaInteratividade / interação Hipertextualidade Intertextualidade Aprendizagem em rede Construção colaborativa Forum Temático: Discutindo a educação na cibercultura página web Chat WIKI Quarta Semana 21 a 27 abrilDocência e Tutoria onlineOs desafios de educar a distância Habilidades e competências da docência online Estratégias de mediação ForumTemático: Discutindo docência e tutoria online Grupos Diário 23, 24, 25, 28 ou 29 de abrilOficina de moodle - Presencial Edição do moodle no laboratório de informática Quinta Semana 28/04 a 04/05Material didáticoProdução de material hipermídiaForum Temático: Material digital na educação online! Glossário livro Sexta Semana 05 a 11 maioAvaliação na Educação Online Características da avaliação Critérios e instrumentos de avaliação na EAD online Fórum Temático: Discutindo sobre avaliação na EAD Tarefas Sétima Semana 12 a 18 maioPlanejamento em EADPrincípios, procedimentos e instrumentos de planejamento Produção de planos em EAD Fórum Temático Discutindo sobre o Planejamento em EAD Questionário Oitava Semana 19 a 25 maioAvaliação do CursoAuto-avaliaçãoPesquisa de avaliação do curso Fórum de avaliação final do curso
16
Aspectos Importantes Acesso diário Importante dedicar pelo menos 6 horas semanais de estudo. Participar dos fóruns Interagir tirando dúvidas, comentando os textos, socializando descobertas. Plano de Estudos Organizar a agenda pessoal para garantir tempo de estudo semanal
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.