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Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.

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1 Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares

2 Curso : Enfermagem Período : 7º Turno : Diurno e Noturno Disciplina : ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERNCIAL I Carga Horária Semanal : 2 horas/aula Carga Horária Semestral : 40 horas Curso : Enfermagem Período : 7º Turno : Diurno e Noturno Disciplina : ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERNCIAL I Carga Horária Semanal : 2 horas/aula Carga Horária Semestral : 40 horas Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares

3 Disciplina : EIPG I I Ementa Trabalhar de forma integrada as disciplinas do curso de Enfermagem, capacitando o aluno a construir sistemas conceituais interligados e aptos ao desenvolvimento de respostas eficazes, integrando, a partir de então, os conteúdos relativos às particularidades do cuidar e da administração da assistência.

4 Disciplina : EIPG I II – Objetivos Gerais: Instrumentalizar o aluno para o uso crítico dos conceitos e métodos presentes no corpo de disciplinas cursadas nos semestres anteriores; Associar à responsabilidade do cuidar a dimensão da estrutura administrativa nos diferentes locais de trabalho.

5 Disciplina : EIPG I III – Objetivos Específicos Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Enfocar os aspectos interdisciplinares da enfermagem visando o desenvolvimento da reflexão sobre as conexões existentes entre essas disciplinas; Levar o aluno a um raciocínio clínico; Propiciar o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar. Desenvolver habilidades de gerenciar com pensamento crítico

6 Disciplina : EIPG I IV – Conteúdo Programático Principais tópicos dos conteúdos programáticos das disciplinas gerenciais dos semestres anteriores e atual; Associação das demandas técnicas de cuidar à conformação administrativa, utilizando as atividades práticas como subsídios para a construção de Casos Clínicos. Casos Gerenciais abordando: a) Supervisão de enfermagem (Processo de enfermagem, rotinas administrativas, escalonamento de pessoal). b) Processo de tomada de decisão c) Liderança

7 Disciplina : EIPG I V – ESTRATÉGIAS DE ENSINO –Aulas Expositivas-Interativas –Construção de Mapas Clínicos –Exposição de Casos Clínicos que possam criar redes de relações entre as técnicas e o julgamento clínico e a tomada de decisão.

8 Disciplina : EIPG I Considera-se na correção: –capacidade de busca em literatura especializada –Capacidade de articulação gerencial –Capacidade de interpretação –Integração dos dados

9 Disciplina : EIPG I Metodologia de Elaboração dos Mapas de Correlações Clínicas O Mapa de Correlações clínicas é um método que visa desenvolver no aluno a capacidade de somar vários conteúdos relativos a uma descrição clínica e, com isso, propiciar a construção de hipóteses diagnósticas, possibilidades de intervenções e desfechos. Parte-se da apresentação de um caso clínico, contendo informações e, a partir dos dados, os alunos constroem os desdobramentos. Todas as informações buscadas em literatura e inferências feitas pelo aluno devem ser colocadas no mapa. Devem ser privilegiadas também as Fases do Processo de Enfermagem.

10 Disciplina : : EIPG I VI – AVALIAÇÃO Provas regimentais; Exercícios em sala de aula; Participação em trabalhos individuais e em equipe.

11 Disciplina: EIPG I VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA: A bibliografia deverá contemplar os semestres: 1º/2º/3º/4º/ 5º/ 6º e 7º.


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