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COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSOR SICILIANO

2 MODULO 1 Comportamento Organizacional
Conceitos de comportamento organizacional Fundamentos históricos da relação do homem com o trabalho: abordagem clássica, relações humanas e comportamental Níveis de análise do comportamento organizacional: micro, meso e macroorganizacional

3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas

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6 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL (CO)
Refere-se ao estudo sistemático das ações e das atitudes das pessoas dentro das organizações.

7 OBJETIVOS DO CO Ajudar os administradores a: Explicar; Prever; e
Controlar o comportamento humano.

8 ABORDAGEM CONTINGENCIAL
A realidade não pode ser explicada por teorias simples - é necessário desenvolver ações gerenciais apropriadas para situações específicas.

9 IMPLICAÇÕES GERENCIAIS
Improvisação na solução de problemas complexos não é mais aceitável; Gerentes precisam ser diagnosticadores; e Gerentes precisam ser capazes de avaliar abordagens, modelos etc.

10 PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE AFETAM O COMPORTAMENTO
Valores Atitudes Personalidade Capacidade Comportamento individual Motivação Percepção Aprendizagem

11 ...um campo multidisciplinar que examina o comportamento de indivíduos dentro de ambientes organizacionais, como também a estrutura e o comportamento das próprias organizações.

12 Quatro níveis de analise do CO
Indivíduos Equipes ou pequenos grupos de trabalho, Departamentos ou outros pequenos setores organizacionais, Organização como um todo.

13 Disciplinas que contribuiram com a CO
Psicologia Industrial/Organizacional: as variáveis satisfação no trabalho e comprometimento organizacional; Sociologia: os temas cultura e poder nas organizações; Ciência Política: conhecimentos sobre conflitos e política nas organizações.

14 Definição e estruturação do campo do comportamento organizacional
Os quatro níveis de análise: (Payne & Pugh) Indivíduos, Equipes ou pequenos grupos de trabalho, Departamentos ou outros pequenos setores organizacionais e a Organização como um todo


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