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Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/23 Aula 6 Planejamento Estratégico e Empreendedorismo SCHERMERHORN, John R. Administração.

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1 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/23 Aula 6 Planejamento Estratégico e Empreendedorismo SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006

2 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 2/23 O plano principal da Walmart é famoso no mundo das estratégias de vendas de varejo – preços permanentemente baixos e um elevado nível de atendimento ao consumidor. (...) Analistas de mercado apontam o “salto de produtividade” da Walmart – capacidade de oferecer preços mais baixos e melhores serviços do que seus rivais – como a principal vantagem competitiva. O que significa Planejamento Estratégico?

3 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 3/23 Uma vantagem competitiva é adquirida pelo fato de operar de maneira bem-sucedida e difícil de imitar

4 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 4/23 Uma estratégia representa um plano de ação bastante amplo, que identifica o direcionamento de longo prazo e guia a utilização de recursos para atingir a missão e os objetivos dessa organização com vantagem competitiva sustentável. Representa um plano para utilizar recursos com um consistente propósito estratégico, ou seja, com todas as energias organizacionais concentradas em um objetivo unificador e atraente.

5 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 5/23 No caso da Coca-Cola, esse propósito tem sido descrito como “ Colocar uma Coca-Cola ao ‘alcance da mão’ de todo consumidor no mundo ”. Para obter vantagem competitiva, uma organização deve lidar com forças de mercado e forças do ambiente melhor do que seus concorrentes. A tarefa de modelar estratégias com esse potencial pode ser assustadora.

6 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 6/23 Considere novamente o setor varejista. A Walmart, a Kmart e a Target começaram a operar em 1962. Das dez principais concorrentes que elas enfrentaram naquele ano, nenhuma existe atualmente. Elas foram eliminadas pela concorrência.

7 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 7/23 É o processo de formular e implementar estratégias. Então... O que significa mesmo Planejamento Estratégico?

8 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 8/23 O processo de planejamento estratégico: da formulação à implementação da estratégia Identificação da missão dos objetivos e das estratégias atuais Análise de: Missão e objetivos Valores e cultura corporativa Pontos fortes e pontos fracos internos Oportunidades e ameaças do ambiente Revisão na missão e nos objetivos e seleção de novas estratégias: Corporativas Nos negócios Funcionais Implementação dos planos estratégicos: Mobilização de recursos Utilização de sistemas e práticas de administração Avaliação dos resultados e renovação do processo de planejamento estratégico Formulação da Estratégia Criando estratégias Implementação da Estratégia Colocando estratégias em ação

9 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 9/23 Missão A missão de uma organização representa a razão para sua existência como fornecedora de bens e serviços para a sociedade. Alguns conceitos relevantes A missão, ou propósito de qualquer organização, pode ser descrita como sua “razão” de existir como fornecedora de bens e/ou serviços para a sociedade. As melhores organizações possuem uma missão clara e atraente. Na Mary Kay Cosmetics, por exemplo, a missão é “Oferecer oportunidades ilimitadas para as mulheres”; na 3M é “Resolver problemas não resolvidos de maneira inovadora”; na Merck é “Preservar e melhorar a vida humana”. Uma boa declaração de missão é precisa em identificar o domínio no qual a organização pretende operar – incluindo os consumidores que pretende servir, os produtos e/ou serviços que pretende melhorar e o local no qual pretende operar. A declaração de missão deve também comunicar a filosofia subjacente que irá guiar os empregados nessas operações. Cultura Organizacional É o sistema de valores predominantes para a organização como um todo.

10 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 10/23 Empregados Respeitamos a individualidade de cada empregado... Criatividade e produtividade são encorajadas, valorizadas e compensadas. Acionistas Estamos dedicados a (...) ter um desempenho tal que venha a estimular retornos e novos investimentos. Comunidades Estamos comprometidos em ser cidadãos organizacionais generosos e fomentadores dentro das comunidades em que operamos em todo o mundo. Missão Criar valor para nossos inúmeros agentes (stakeholders) Interesses dos agentes e a declaração da missão da organização Fornecedores Consideramos nossos fornecedores como parceiros, que compartilham nosso objetivo e (...) mais alta qualidade. Consumidores Estamos comprometidos em fornecer um valor superior em nossos produtos e serviços.

11 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 11/23 Enquanto uma declaração de missão anuncia um propósito oficial para a organização, objetivos operacionais orientam atividades na direção de resultados cruciais e específicos. Eles representam metas de mais curto prazo, em relação às quais o desempenho efetivo pode ser mensurado. Os exemplos de objetivos operacionais de negócios incluem:  Lucratividade: Produzir com uma margem de lucro líquido no negócio.  Parcela de mercado: Ganhar e manter uma fração especifica de um mercado de produtos.  Talentos humanos: Recrutar e manter uma força de trabalho de alta qualidade.  Saúde financeira: adquirir recursos financeiros e obter retornos positivos.  Eficiência de custos: utilizar recursos de maneira eficaz para operar a um baixo custo.  Qualidade do produto: produzir bens ou serviços de alta qualidade.  Inovação: desenvolver novos produtos e/ou processos.  Responsabilidade social: fazer uma contribuição positiva para a sociedade.

12 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 12/23 Threats Weaknesses Opportunities Análise SWOT Análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) Quais são nossos pontos fracos?  Equipamentos obsoletos?  Política inadequada de P&D?  Tecnologia obsoleta?  Gerenciamento precário?  Falhas em planejamentos anteriores? Strengths Avaliação interna da Organização Quais são nossas ameaças?  Novos concorrentes?  Escassez de recursos?  Mudanças de preferências do mercado?  Novas regulamentações?  Produtos substitutos? Avaliação externa do Ambiente Quais são nossos pontos fortes?  Eficácia na produção?  Força de trabalho capacitada?  Boa parcela de mercado?  Boa situação financeira?  Reputação superior? Quais são nossas oportunidades?  Possíveis mercados futuros?  Economia forte?  Concorrência fraca?  Tecnologias emergentes?  Crescimento do mercado existente?

13 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 13/23 Entrantes potenciais Competitividade do setor Rivalidade entre empresas concorrentes Modelo de Porter das cinco forças competitivas Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais Fornecedores Poder de barganha dos fornecedores Consumidores Poder de barganha dos consumidores Novos entrantes Ameaça de novos concorrentes potenciais

14 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 14/23 Níveis de estratégia em um negócio grande e complexo Estratégia empresarial Empresa Divisão 1Divisão 2Divisão 3 P&D Recursos humanos ProduçãoMarketing Estratégia de negócio Estratégia funcional Estratégia funcional

15 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 15/23 Níveis da estratégia Fixa um direcionamento de longo prazo para todo o empreendimento. Estratégia empresarial Identifica como uma divisão, ou unidade estratégica de negócio, irá competir no domínio de seu produto ou serviço. Estratégia de negócio Guia atividades dentro de uma área especifica de operações. Estratégia funcional

16 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 16/23 Estratégia de crescimento Envolve a expansão das operações atuais da organização Estratégia de redução Envolve reduzir a escala das operações correntes Estratégia de estabilidade Mantém o curso de ação presente Aliança estratégica As organizações se juntam em parceria, para buscar uma área de interesse mútuo Tipos de Estratégia Estratégia de e-business Utiliza estrategicamente a Internet para obter vantagem competitiva

17 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 17/23 Busca a melhor combinação de investimentos dentre oportunidades alternativas de negócios Planejamento de portfólio

18 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 18/23 Taxa de Crescimento do Mercado Parcela de Mercado Baixa Alta Baixa Alta Pontos de Interrogação Posição precária em um setor crescente Estrelas Posição competitiva dominante em um setor crescente Cachorros Posição competitiva precária em um setor com baixo crescimento Vacas leiteiras Posição dominante em um setor de baixo crescimento Matriz BCG: uma análise de portfólio pra a formulação da estratégia empresarial

19 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 19/23 Abrangência do Mercado Fonte de Vantagem Competitiva Limitada Ampla Preço Baixo Exclusividade Estratégia da liderança de custos Estratégia de diferenciação Estratégia de foco com baixos custos Estratégia de foco com base em diferenciação Estrutura de estratégias genéricas de Porter: exemplo do setor de refrigerantes Big K Kola Coca-Cola, Pepsi A&W Root Beer, YooHoo Cherokee Red Pop

20 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 20/23 Uma estratégia de diferenciação oferece produtos que são exclusivos ou diferentes dos fabricados pela concorrência Uma estratégia de liderança de custos busca operar com custos mais baixos do que os da concorrência Uma estratégia de foco com base na diferenciação oferece um produto exclusivo a um segmento especial do mercado Uma estratégia de foco com base na liderança de custos busca os menores custos de operação dentro de um segmento especial do mercado Abrangência do mercado e fonte de vantagem competitiva como determinantes da estratégia, segundo Porter

21 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 21/23 Como fazer uma dupla verificação de uma estratégia  Verificação 1: A estratégia é consistente com a missão e com os valores?  Verificação 2: A estratégia é plausível, considerando os pontos fortes e os pontos fracos?  Verificação 3: A estratégia responde a oportunidades e ameaças?  Verificação 4: a estratégia é sustentável em termos de vantagem competitiva?  Verificação 5: o risco na estratégia é um risco “razoável”?  Verificação 6: a estratégia é flexível o suficiente?

22 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 22/23 Quem são os empreendedores?  Foco interno de controle: os empreendedores acreditam que estão no controle de seu próprio destino; eles se autodirecionam e gostam de autonomia.  Nível elevado de energia: os empreendedores são persistentes, trabalham com afinco e estão dispostos a despender esforços extraordinários para ser bem- sucedidos.  Alta necessidade de realização: os empreendedores são motivados de maneira a agir individualmente para alcançar objetivos desafiadores.  Tolerância para com a ambiguidade: os empreendedores são pessoas que assumem riscos; eles toleram situações com elevado grau de incerteza.  Autoconfiança: os empreendedores se sentem competentes, acreditam em si mesmos e estão dispostos a tomar decisões.  Voltados para a ação: os empreendedores tentam agir se antecipando aos problemas; eles desejam que as coisas sejam feitas de maneira rápida e não querem desperdiçar tempo valioso. Um empreendedor é o indivíduo que assume riscos, que realiza ações para aproveitar oportunidades em situações que outros poderiam deixar de reconhecer como tal ou poderiam, até mesmo, ver como problemas ou ameaças. As características típicas de empreendedores incluem:

23 Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 23/23 Aula 7 Controlar – para Garantir Resultados SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: LTC, 2006


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