A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO."— Transcrição da apresentação:

1 Comportamento operante

2 Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO. Seu nariz está coçando -------------- você espirra Se você recebe um sopro no olho ---- você pisca Se a temperatura cai ------------------ você treme ESTÍMULOS INCONDICIONADOSRESPOSTAS INCONDICIONADAS

3 O poder eliciador de um ESTÍMULO CONDICIONADO depende da relação deste estímulo com um estímulo incondicionado. A relação entre um estímulo e uma resposta recebe o nome de REFLEXO BILHETE DO CINEMA Estímulo condicionado VER O FILME- DIVERSÃO Estímulo incondicionado O BILHETE SÓ TEM IMPORTÂNCIA POIS É ATRAVES DELE QUE ENTRAMOS EM CONTATO COM A DIVERSÃO.

4 Através do a CONDICIONAMENTO RESPONDENTE um estímulo neutro, ao ser correlacionado com um estímulo incondicionado, adquire o poder de eliciar respostas. Há a substituição de um estímulo e a formação de um novo reflexo. Neste procedimento o estímulo neutro passa a ser chamado de ESTÍMULO CONDICIONADO e as respostas eliciadas por ele são RESPOSTAS CONDICIONADAS.

5 Pavlov e a Lei do condicionamento “Se acontecer de um estímulo casual qualquer acompanhar uma ou várias vezes um outro que elicie reflexos inatos bem definidos, o primeiro começará ele próprio a produzir os efeitos daqueles reflexos inatos....chamamos esta duas espécies de reflexos de incondicionados (inatos) e condicionados (adquiridos), respectivamente” (Pavlov 1923)

6 Do comportamento eliciado para o comportamento emitido. O comportamento operante

7 Comportamento operante Thorndike e a Lei do efeito Um gato (privado de alimento) era colocado dentro de uma gaiola equipada com uma espécie de barra que, ao ser pressionada, produzia a abertura desta gaiola. Na frente da gaiola havia alimento disponível.

8 Ao serem inicialmente colocados nas gaiolas os animais apresentavam um número elevado de respostas, tais como cheirar os cantos, andar em círculo, etc – respostas de exploração do ambiente). Eventualmente, ao emitir um desses comportamentos difusos o animal batia uma das patas na barra, isto fazia com que a porta da gaiola se abrisse. Assim o animal poderia fugir. Após ter escapado, antes de se alimentar, o animal era colocado novamente na gaiola.

9 Nas primeiras sessões o comportamento que produzia a abertura da porta era apenas um dentre vários outros que o animal apresentava. Ao ser colocado repetidamente nesta situação o animal passou a apresentar um número cada vez menor de “comportamentos supérfluos” e tão logo era colocado dentro da gaiola já pressionava a barra e escapava.

10 Thorndike e a Lei do efeito Concluiu-se que: resultados bem sucedidos no passado deveriam ter uma influência importante na determinação da ocorrência de comportamentos no presente. Esta é a LEI DO EFEITO.

11 A partir destes estudos ficou claro que a ocorrência ou não de um determinado comportamento não depende somente da apresentação de estímulos antecedentes. Aquilo que acontece após um comportamento, a conseqüência, determina a probabilidade da ocorrência deste comportamento no futuro.

12 Não só os estímulos antecedentes tem relação com o comportamento. S ---------------- R As conseqüências de um comportamento, (estímulos conseqüentes) determinarão a sua ocorrência no futuro. R ----------------- S

13 Se um determinado comportamento produz uma conseqüência positiva, esta conseqüência terá função de um ESTÍMULO REFORÇADOR para este comportamento. Um estímulo reforçador é um estímulo cuja presença aumenta a probabilidade da emissão da resposta que o produziu.

14 Condicionamento operante A apresentação de um estímulo reforçador logo após a emissão de uma resposta. R ----------------------------------------- SR Cedo o meu lugar no Metrô para uma senhora A senhora aceita e agradece Gentilmente. Ter essa conseqüência aumenta a probabilidade de que eu me comporte de Maneira “gentil” mais vezes em situações semelhantes.

15 Condicionamento operante R ------------------------------------------- S Puxar conversa com uma Desconhecida que está atrás De Mim na fila do banco Obter respostas “secas” e Curtas. Ter essa conseqüência diminui a probabilidade De que eu me comporte assim em situações Semelhantes.

16 S RSR Estímulo antecedente Estímulo conseqüente Ou reforçador RESPONDENTE OPERANTE Para analisar um comportamento tenho que buscar relações entre os eventos Antecedentes, o próprio comportamento e os eventos

17 Condicionamento respondente Condicionamento operante S1 R1 S2 R2 s RSR A RESPOSTA É ELICIADAA RESPOSTA É EMITIDA A MEDIDA É A LATÊNCIA OU A MAGNITUDE DO REFLEXO. A MEDIDA É A FREQUENCIA DA RESPOSTA

18 Vai contra a idéia tradicional de que o comportamento é determinado por aquilo que o antecede. A conseqüência de um comportamento determinará a probabilidade da sua ocorrência futura.


Carregar ppt "Comportamento operante. Recapitulando Certas respostas são inatas e a ocorrência destas está relacionada com a presença de um ESTÍMULO INCONDICIONADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google