A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema Nervoso e a Percepção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema Nervoso e a Percepção"— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema Nervoso e a Percepção

2 Por que? Por que? Por que?

3

4 Neurociências!   O objetivo da neurociência é compreender os processos mentais pelos quais percebemos, agimos (ação, movimento), aprendemos e nos lembramos (memória) e compreender como o cérebro produz a notável individualidade da atividade humana.  

5 Era uma vez… O Sistema Nervoso
Função: relacionar o ser vivo com o ambiente interno e externo

6 O sistema nervoso divide-se em:
  Sistema nervoso central (SNC) Constitui-se pelo cérebro e pela espinha dorsal. No adulto humano comum, o cérebro pesa 1.3 a 1.4 kg. O cérebro contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosa (neurônios) e trilhões de células de apoio, chamadas glio.   Sistema nervoso periférico (SNP) Constitui-se pelo o sistema nervoso somático, sistema nervoso automático e uma terceira parte chamada de sistema nervoso entérico.

7 O Caminho da Informação Sensorial

8 Informação Sensorial Para identificar um objeto são necessárias duas etapas: sensação e interpretação Na fase de sensação são processadas as características sensoriais do objeto e na de interpretação tais características são “comparadas” com o conceito de objeto existente na memória. Essas duas etapas dependem de áreas corticais diferentes, a sensação está associada às áreas primárias enquanto a interpretação envolve processos psíquicos mais complexos que dependem da integridade das áreas de associação.

9

10

11 Ok, e aí?

12 Percepção Envolve processos pelos quais um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais, no intuito de atribuir significado ao seu meio. Definição: selecionar, organizar e interpretar as sensações. “Em nossas experiências cotidianas, sensação e percepção combinam-se em um processo contínuo.” (Myers, 2006, p.136) RECEBER informações SENSORIAIS -> CONSTRUIR PERCEPÇÕES

13

14 MOÇA OU IDOSA?

15 TIGRE OU MULHER?

16 Tipos de Percepção Percepção simples: é a sensação representativa que cada sentido pode experimentar por si mesmo, independentemente do concurso de outros sentidos. Como os odores, os sabores, os sons, objetos próprios respectivamente do olfato, do paladar, da audição, etc. Limita-se a traduzir em linguagem psicológica a ação dos agentes externos sobre os órgãos dos sentidos, está pouco exposta à alteração (ilusões, alucinações, etc.)

 Percepção composta: é tudo aquilo que um sentido parece perceber fora e além do seu objeto próprio. Alguém pode dizer que ouve um grande sino que toca na vizinhança, tendo assim a percepção conjunta do som, do tamanho e de distância, baseado apenas no som que percebe. As outras percepções (tamanho e distância) foram consequências de educação, hábito e associação.         
 As percepções compostas, por serem resultados de induções ou associações mais ou menos apressadas, nos expõem mais facilmente ao erro e às falsas interpretações.

17 QUAL SETA APONTA A ENTRADA DA FIGURA?

18 SUBIDA OU DESCIDA PELA ESTRADA?

19 CUBO GRANDE OU PEQUENO?

20

21

22 POR QUEEEEEEEEEE ????????

23 Ambiguidade e ilusão A ambiguidade ocorre quando falta uma informação fundamental para a significação da realidade, ou seja, quando um estímulo em nível sensorial pode gerar diferentes interpretações nas etapas de percepção e identificação. “Umas das principais propriedades da percepção humana normal é a tendência a transformar a ambiguidade e a incerteza sobre o ambiente em uma interpretação clara sobre a qual se pode agir com segurança.” (Gerrig e Zimbardo, 2005, p 156)

24

25 A arte utilizada na capa do filme “O silêncio dos Inocentes” é um exemplo de ambiguidade complexa. Somente através da reorganização e reinterpretação de parte da imagem permitirá a percepção dos corpos femininos formando a caveira.

26 Ilusão Uma ilusão perceptiva ocorre quando o sujeito que percepciona atribui aos estímulos significações inadequadas, estabelecendo certa discrepância entre o real e a percepção do mesmo. O outro processo é a ilusão. Ela é estabelecida quando pode ser demonstrado erro diante do padrão de estímulo experimentado pelo homem e compartilhadas pela maioria das pessoas. A “ilusão de Zollner” dificulta a percepção de que as linhas de fundo são paralelas.

27

28 OLHE FIXAMENTE DURANTE UM MINUTO
OLHE FIXAMENTE DURANTE UM MINUTO. DEPOIS, OLHE PARA UMA SUPERFÍCIE BRANCA.

29

30

31

32 Alucinação Por vezes, a ilusão pode ir tão longe que percepcionamos algo sem visualizar qualquer objeto. A este distúrbio da percepção se denomina alucinação. As ilusões devem ser distinguidas das alucinações porque estas últimas são consideradas crenças erradas, isto é, são criadas dentro do indivíduo e consideradas, geralmente, como uma evidência de anormalidade. As causas das ilusões parecem estar nos três fatores em que se baseia a perceção sensorial: fatores internos (do nosso organismo), fatores externos (provenientes do ambiente) e, por último, na reação total da pessoa. Ou seja, na ilusão a pessoa vê o objeto só que de forma diferente do que ele verdadeiramente é (por exemplo, um galho de árvore é visto como um monstro), enquanto que na alucinação a pessoa percebe, escuta, vê algo que não existe (uma voz, sem que haja outra pessoa no mesmo ambiente com ela, por exemplo).

33 ALUCINAÇÃO – Segundo a definição clássica de Bell, alucinação é a percepção sem objeto. Enquanto, graças à ilusão, se deforma a realidade percebida, mediante a alucinação se acredita perceber o que realmente não existe.          Dividem-se as alucinações em fisiogenéticas e psicogenéticas. As primeiras decorrem de alterações dos órgãos dos sentidos ou do sistema nervoso, as segundas resultam do mecanismo psíquico puro.

34 Patologia da Percepção
        TRANSTORNOS QUANTITATIVOS: alterações dos órgãos que resultam em uma desordem dos sentidos. Hiperpercepção: multiplicidade e intensidade das impressões recebidas. Hipopercepção: Caracteriza-se pela debilidade e diminuição de impressões.          TRANSTORNOS QUALITATIVOS    Micropsia: os objetos são percebidos reduzidos em seu tamanho.     Macropsia: os objetos parecem bem grandes.     Dismegalopsia: Os objetos apresentam partes bastante aumentadas e reduzidas.     Multipsia: percebe-se um objeto multiplicado várias vezes.     Discromopsia: as cores proporcionadas pela percepção não coincidem o objeto.   Ilusão: É uma desordem da percepção em virtude da qual o objeto é deformado. O paciente diz, por exemplo, ver um gato onde existe um coelho. Pode resultar da aplicação insuficiente da atenção ou de intervenção enérgica da afetividade e, finalmente, de influência da imaginação.


35 Atenção "Atenção é um mecanismo cerebral cognitivo que possibilita alguém processar informações, pensamentos ou ações relevantes, enquanto ignora outros irrelevantes ou dispersivos."

36

37 O que influencia a nossa atenção?
Atenção Seletiva Efeito da Festa de Coquetel (Cherry, 1953) Qual estímulo é percebido? Mais alto? Mais próximo? O mais interessante... O que influencia a nossa atenção?

38 A percepção é inata ou aprendida?

39 Os dois!

40 Percepção inata e aprendida
A percepção contém sempre um componente aprendido, mas não é exclusivamente uma questão de aprendizagem. Como a maioria das atividades humanas, a percepção resulta de uma interação complexa entre tendências inatas, maturação e aprendizagem. Experiências feitas com recém nascidos de diversas espécies de animais inferiores como pintinhos, mostraram que eles são receptivos e capazes de discriminar formas de objetos, escolhendo, para bicar, aqueles objetos semelhantes a coisas que eles normalmente comem. No entanto a precisão da picada dos pintinhos aumenta com a prática.

41 Outro tipo de estudo que pode fornecer uma resposta a questão é o estudo feito com indivíduos congenitamente cegos, que em resultado de operações conseguem enxergar pela primeira vez. Tais estudos mostraram que os indivíduos não puderam reconhecer formas, objetos nem pessoas familiares com base na sua aparência visual, logo após a operação.

42 Memória

43

44 Bibliografia Conteúdo programático da disciplina de Neurologia do 5º e 6º semestre de Psicologia na Universidade Mackenzie


Carregar ppt "O Sistema Nervoso e a Percepção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google