A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETOS PEF E GREF (Algumas ponderações sobre as abordagens desses projetos no processo de ensino-aprendizagem de Eletromagnetismo) Propostas e Projetos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETOS PEF E GREF (Algumas ponderações sobre as abordagens desses projetos no processo de ensino-aprendizagem de Eletromagnetismo) Propostas e Projetos."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETOS PEF E GREF (Algumas ponderações sobre as abordagens desses projetos no processo de ensino-aprendizagem de Eletromagnetismo) Propostas e Projetos para o Ensino de Física Professora: Dra Anne L Scarinci Carlos Martini Michelini - NUSP Luciano Guimarães – NUSP Marcos Paulo - NUSP 02/10/2013 1 1

2 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
Física – PEF ( Capa do encarte Aplicações do Eletromagnetismo – 6 ) 02/10/2013 2 2

3 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF No século XIX, a maioria dos livros didáticos eram de influência francesa (Colégio Dom Pedro II como referência) e somente estabeleciam os conteúdos e a metodologia aos professores, com finalidades apenas ilustrativas contribuindo para um curso de ciência pouco experimental. Segunda metade do século XX houve uma mudança (1946, IBECC), com a criação de diversos projetos de ensino de ciências no Brasil, com destaque o PEF (conduzido pelo Departamento de Física Experimental do IF USP) durante a década de 1970. (Extraído de Barra, Vilma M. e Lorentz, Karl M. Produção de materiais didáticos de ciências no Brasil, período: 1950 até Ciência e Cultura, São Paulo, v 38, n 12, p ) 02/10/2013 3 3

4 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF A presença do laboratório no PEF se fundamenta em duas idéias: que o laboratório é motivador do aprendizado e que o laboratório auxilia o aprendizado de Física. (…) Além disso, os projetos estrangeiros sempre apresentaram o laboratório como ponto forte e inovador, o que também justificava sua inclusão no PEF. 02/10/2013 4 4

5 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Algumas colocações já apresentadas por outros grupos: 02/10/2013 5 5

6 Algumas colocações já apresentadas por outros grupos:
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Algumas colocações já apresentadas por outros grupos: 02/10/2013 6 6

7 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF O aluno trabalha com os textos, independente da atuação do professor, o qual é composto de muitas perguntas e procedimentos (experimentos e reflexões) Os experimentos devem ser realizados pelos alunos Linguagem do texto simples e coloquial, objetivando o aluno adolescente e não o professor O conteúdo versa sobre uma sequência de assuntos não tradicional, dando ênfase à discussão dos conceitos e princípios da Física (não ao simples fornecimento/transmissão de fatos e informações) (Extraído de Bittencourt , 1977:19) 02/10/2013 7 7

8 Projeto de Ensino de Física – PEF IMPORTANTE:
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF IMPORTANTE: “O aluno trabalha com os textos, independente da atuação do professor ...” O Projeto tinha como um de seus objetivos proporcionar aos alunos e professores materiais didáticos de qualidade e adequados à realidade brasileira. Material elaborado mediante convênio com a FENAME (Fundação Nacional de Material Escolar) e o PREMEN (Programa de Expansão e Melhoria do Ensino), inclusive com o Guia do Professor na sua versão final – 1980. “A participação ativa do professor (organizacional) é uma das características da aplicação do PEF” 02/10/2013 8 8

9 Projeto de Ensino de Física – PEF IMPORTANTE:
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF IMPORTANTE: “O aluno trabalha com os textos, independente da atuação do professor ...” O Guia do Professor também apresentava um exemplo de ficha de avaliação das atividades Existia uma preocupação com o desenvolvimento de cada aluno, os quais poderiam destoar da uniformidade, apesar de ser um Projeto inserido no contexto tecnicista. 02/10/2013 9 9

10 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Inovação “tecnológica” / pedagógica do PEF é a inclusão do laboratório como prática concomitante com a explanação da parte teórica. Indispensável a participação ativa do aluno na realização das atividades. Parte indispensável desse processo são os experimentos de laboratório para que o aluno possa seguir com o conteúdo. “Nenhum experimento pode ser dispensado, tal a junção teórica-experimento” (Extraído de: Atividades Experimentais: do Método à Prática Construtivista, pág. 55) 02/10/2013 10 10

11 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
Projeto de Ensino de Física – PEF 02/10/2013 11 11

12 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
Projeto de Ensino de Física - PEF 02/10/2013 12 12

13 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF 02/10/2013 13 13

14 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF 02/10/2013 14 14

15 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
02/10/2013 15 15

16 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF (…) o GREF se estrutura como um material concebido por “professores para professores”. “ O trabalho aqui apresentado na forma de textos para professores de Física é o resultado do esforço conjunto de professores da escola pública e de docentes universitários.” (GREF,1990:14). Se caracteriza pela intenção de interferir no ensino de Física, sem alterar os programas oficiais cristalizados pela burocracia oficial. 02/10/2013 16 16

17 Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF 02/10/2013 17 17

18 Primeiro Projeto de Física que valoriza a atuação do professor
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF Primeiro Projeto de Física que valoriza a atuação do professor “Sua grande “aposta” educacional está no professor que, ao adotar a proposta, deve saber convencer os alunos não só da mudança de ordem de ênfase de determinados conteúdos, mas da possibilidade de formalizar o saber científico através de outros procedimentos 02/10/2013 18 18

19 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
Grupo de Reelaboração do Ensino de Física – GREF Do ponto de vista metodológico, o GREF é pobre se comparado com a riqueza de procedimentos, estratégias, material preparado, kits, etc, de outros projetos Uma das metas é tornar significativo esse aprendizado científico, mesmo para alunos cujo futuro profissional não dependa diretamente da Física, além de dar todas as condições de acesso a uma compreensão conceitual e formar consistente, essencial para a sua cultura e para a possível carreira universitária (OBJETIVO CONCEITUAL) 02/10/2013 19 19

20 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
02/10/2013 20 20

21 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
02/10/2013 21

22 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
02/10/2013 22

23 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
PEF X GREF PEF em linhas gerais, baseado em PIAJET / Construtivismo “Parte dos casos particulares e vai para as situações universais”. 02/10/2013 23 23

24 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
PEF X GREF GREF Em linhas gerais, baseado em VIGOTSKY. “Parte das situações universais e vai para os casos particulares”. 02/10/2013 24 24

25 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
PEF X GREF PEF: De Oersted até motor elétrico GREF: parte de pontos diversos do texto com assuntos ligados ao tema ELETROMAGNETISMO e vai muito além do motor elétrico. Ao basear-se no cotidiano, delinea-se pelas Fronteiras da Física. 02/10/2013 25 25

26 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
PEF X GREF PEF: Primeiro Projeto visando a realidade nacional GREF: Primeiro Projeto que valoriza totalmente a atuação livre do professor PEF: o diálogo entre aluno e professor não é o foco GREF:É essencial o diálogo entre aluno e professor PEF: Trabalha com base na maturação biológica do aluno e também no fato de que não existe aprendizado sem essa maturidade (no texto, existe uma sequência baseada nessa premissa) GREF: Trabalha com base na dialogicidade freireana (à luz de Vigotsky) 02/10/2013 26 26

27 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
PEF X GREF PEF: aprendizado ocorre a partir do experimento até a teoria, em essência (apesar de coexistirem teoria e experimental no texto) GREF: aprendizado ocorre partindo da teoria (baseada em elementos e fatos) até o experimento. PEF: Orientação e inserções pontuais nos trabalhos com alunos (organizacional) GREF: dialogicidade freireana (à luz de Vigotsky) PEF: Projeto elaborado para professores e alunos GREF: Projeto elaborado de professores para professores (OBJETIVO CONCEITUAL) 02/10/2013 27 27

28 PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO
PEF X GREF PEF: Trabalha visando a formação de cidadãos e não necessariamente cientistas 02/10/2013 28 28

29 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Conforme os dados constantes no Guia do Professor (1980), o PEF era constituído por quatro conjuntos de textos e materiais experimentais (Mecânica 1 e 2, Eletricidade e Eletromagnetismo) e de um Guia do Professor, destinados ao ensino de 2º grau, tendo sido elaborado no IFUSP mediante convênios com a Fundação Nacional de Material Escolar (FENAME) e PREMEN. Uma equipe de cerca de trinta pessoas, que incluiu professores universitários e secundários de Física, pesquisadores em Física, programadores visuais, 23 redatores, fotógrafos, entre outros, tendo como coordenadores os professores Ernst W. Hamburger e Giorgio Moscati, trabalhou nesse projeto. 02/10/2013 29 29

30 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Os textos do PEF foram publicados em fascículos que continham um capítulo, sendo composto, em geral, por um texto principal, exercícios de aplicação, texto optativo e por uma leitura suplementar. Essa leitura suplementar poderia ser utilizada em classes que com maior número de aulas semanais ou para atender alunos mais interessados. 02/10/2013 30

31 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF O Guia detalhava cada capítulo, apresentando seus objetivos, pré-requisitos, número de aulas previstas, sugestões para avaliação, bibliografia de apoio e ressaltava as possíveis dificuldades e soluções que poderiam ser encontradas durante a realização das experiências. 02/10/2013 31 31

32 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF O Guia do Professor trazia orientações sobre como aplicar o PEF de modo satisfatório em função dos tipos de salas de aula disponíveis nas escolas, apresentava sugestões de como o professor deveria conduzir suas atividades em salas com laboratório ou salas com carteiras fixas cuja disposição dificultaria o trabalho em grupo, entre outros. 02/10/2013 32

33 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Isso mostra o cuidado e a atenção que o projeto tinha com as possíveis dificuldades que o professor poderia encontrar na sua aplicação. As aulas experimentais desempenhavam um papel importante na aplicação do projeto, segundo o guia do professor (1980). 02/10/2013 33

34 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF As aulas de Física deveriam ser geminadas, tendo, assim tempo suficiente para a realização das experiências. Isso pressuponha que os professores negociassem os horários das aulas de laboratório com a direção da escola. Os professores foram orientados para atuarem principalmente como coordenador, organizador, avaliador, orientador e expor o mínimo possível o conteúdo no quadro negro. 02/10/2013 34 34

35 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF O docente deveria valorizar o acompanhamento dos estudantes e estimular suas respostas. O Guia ressaltava ainda, que a participação do docente deveria ser intensa e ativa para poder vencer a inércia dos alunos que estavam acostumados a terem somente aulas expositivas e não trabalharem por conta própria.

36 Projeto de Ensino de Física – PEF
PROJETOS PEF E GREF - ELETROMAGNETISMO Projeto de Ensino de Física – PEF Referências Bibliográficas: 1- GARCIA, N. M. D; ENSINANDO A ENSINAR FÍSICA: UM PROJETO DESENVOLVIDO NO BRASIL NOS ANOS 1970, Link para o texto: 2 – Filho, Jose de Pinho A. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: DO MÉTODO À PRÁTICA CONSTRUTIVISTA, 2000. 3 – Gaspar, A. “Cinquenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade de recolocar o professor no centro do processo educacional” 02/10/2013 36 36


Carregar ppt "PROJETOS PEF E GREF (Algumas ponderações sobre as abordagens desses projetos no processo de ensino-aprendizagem de Eletromagnetismo) Propostas e Projetos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google