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Margarita Barreto Grabum, N. [et al.]. Turismo e antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.

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1 Margarita Barreto Grabum, N. [et al.]. Turismo e antropologia: novas abordagens. Campinas: Papirus, 2009.

2 Estudo de turismo na antropologia 1999 – III Reunião de Antropologia do Mercosul (Argentina) - RAM Comissão Antropologia do Lazer e do Turismo Era necessário que as ciências sociais em geral e a antropologia em particular mudassem de atitude em relação aos estudos de turismo.

3 impactos ambientas decorrentes do turismo Antropólogos e sociólogos subsidiassem o planejamento dela mercado e diretrizes do capital. Barreto (2003): O turismo deve ser estudado pela ciências sociais em geral e pela antropologia em particular por ser um fenômeno social protagonizado por pessoas portadoras de cultura.

4 2009 – 8ª RAM – GT Turismo, Cultura e Sociedade. 2º número de submissões. Os estudos científicos sobre turismo Ciências econômicas ou administrativas Crescimento e a movimentação de capitais - indústria do turismo - negócios turísticos.

5 Os negócios turísticos começam no local de origem, quando os turistas se dirigem a uma agência de viagens ou a uma companhia de transportes para comprar um pacote turístico ou uma passagem; continuam quando os turistas chegam ao local de destino e utilizam transporte local, acomodações, serviços de alimentação, rede de diversões, lojas de suvenires etc., e prosseguem quando os turistas a casa e levam seus filmes para revelação na loja do bairro (p. 55).

6 No entanto, analisar o turismo somente com os paradigmas econômicos que verificam os fluxos de dinheiro leva ao esquecimento da dimensão antropológica, a enxergar os turistas não como pessoas, mas como simples portadores de dinheiro (p. 56).

7 BRASIL - A partir da 3ª RAM Aumento de antropólogos interessados no turismo de diferentes ângulos 2004 – 1º Simpósio O olhar da antropologia sobre o fenômeno turístico

8 Discussões: - Aspectos negativos da atividade; - processos de aculturação; - perda da autenticidade / identidade; - relações de gênero; - representações sociais.

9 Funções como garçom, cozinheiro, camareira, faxineira, jardineiro, aeromoça ou motorista – funções que o turismo gera a maior parte dos empregos, foram até 200 anos atrás, realizadas por escravos ou servos, conforme a estrutura social vigente. COMO ESSA QUESTÃO HISTÓRICO-CULTURAL AFETA A RELAÇÃO ENTRE TURISTAS E PRESTADORES DE SERVIÇOS? (p. 56).

10 O turismo demanda muita mão de obra feminina. Os trabalhos de recepcionista, telefonista e vendedora são preferencialmente femininos. O que acontece quando, numa comunidade tradicional, com valores machistas, o turismo propicia a independência econômica de esposas e filhas? No público masculino, há predominância de demanda por jovens, porque têm mais força para realizar trabalhos mais pesados e, também, pela dimensão estética que no turismo, tem primazia. O que acontece em comunidades patriarcais, quando os jovens começar a ganhar mais do que os próprios pais? compreender as representações sociais...

11 Xenofobia Como foi construída social e historicamente a representação desse “outro” no imaginário desse prestador de serviços? Para minimizar tais impactos...... Compreender... Cultura, aculturação, identidade, cidadania...

12 Será que é correto manter uma população sem direito ao conforto contemporâneo propiciado pela tecnologia para perpetuar uma “autêntica cultura caiçara ou rural? Será que é eticamente correto manter práticas vexatórias da condição humana para perpetuar uma “autêntica cultura aborígene? Os turistas são vistos como pessoas fúteis, que esbanjam dinheiro em supérfluos, que se comportam mal, que invadem o cotidiano.... Até que ponto isso é verdadeiro

13 Como mais um produto da sociedade de consumo, o turismo é vendido a quem tem dinheiro. Dizer que o turismo promove o “intercâmbio” é pressupor que aconteça entre iguais, coisa que, hoje, vários antropólogos contestam....Aprofundamento do paradoxo turista- anfitriões

14 Paradoxo... Os habitantes dos lugares turísticos que se beneficiam economicamente da presença dos turistas não estão interessados exatamente em recebê-los, mas no dinheiro deles. Os turistas passam a ser um mal necessário. Os turistas, por sua vez, veem no habitante local apenas um instrumento para seus fins.... É que essa atividade coloca em contato pessoas que não enxergam a si mesmas como pessoas, mas como portadoras de uma função precisa e determinada.

15 Áreas de estudo – turismo e antropologia - Turismo e relação de gênero ( turismo sexual) - Turismo e religião - Experiência turística - Turismo e cultura indígena - Turismo e identidade - Turismo e patrimônio - Turismo e imagem - Turismo e sociedade - Teoria antropológica e turismo


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