A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO A Comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO A Comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo,"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO A Comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo, a telecomunicação), biológicos (por exemplo, fisiologia) e sociais (por exemplo, jornalismo, relações públicas, publicidade, audiovisual e meios de comunicação de massa).fisiologiajornalismorelações públicas publicidadeaudiovisualmeios de comunicação de massa

2 COMUNICAÇÃO A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.simbólicosrede global de telecomunicaçõesescrita

3 COMUNICAÇÃO No processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermedia os locutores, diz-se que há uma comunicação mediada.comunicação mediada

4 CONCLUSÕES Comunicação não é um conceito fechado e pronto; Comunicação não é simples exposição de idéias com objetivos de persuasão; Comunicação não é um discurso de mão única; Formar–se para a comunicação é formar – se no e para os relacionamentos; Comunicação requer um PROCESSO do qual participam os agentes envolvidos.

5 COMUNICAÇÃO A Comunicação é um fenômeno ANTROPÓLIGO (faz parte da essência do homem). É um fenômeno HISTÓRICO (enquanto a História do Homem é a História da Comunicação). É um fenômeno SOCIAL. (parte da vida do homem como ser social e dá forma à sua existência).

6 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O processo de Comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.Comunicaçãoemissormensagemsinalreceptorcanalruído

7 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

8 O sujeito: quem faz comunicação? Todos os que participam do processo de relacionamento. Quanto mais aberto e democrático for o relacionamento dentro de uma comunidade ou da sociedade, tanto mais ampla é a comunicação. Como se nota, nessa visão não se aceita que comunica quem manda, quem sabe mais, quem tem o poder e os meios.

9 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO O contexto: os relacionamentos ou a comunicação acontecem sempre num determinado quadro, limitado por interesses, por grupos e revela uma estrutura social na qual estão inseridos. Aceitando–se o processo, aceita–se alteração no quadro pelo jogo de poder e de influência. A estrutura pode ser mudada ou não de acordo com as forças que interagem no contexto.

10 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Os meios de comunicação: são espaços em que se realiza o processo de relacionamentos e no qual a comunicação é trabalhada. Eles não existem isolados nem são apenas instrumentos. Eles têm donos. Em geral são políticos ou empresários para os quais o poder e o lucro contam muito. Nos meios se manifestam conflitos e se provocam conflitos de acordo com os interesses em mostrar ou ocultar a realidade e manter ou não a estrutura vigente.

11 O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Interesses ideológicos e econômicos: Fazer comunicação ou tomar a iniciativa em propor relacionamentos não é um ato neutro. É carregado de intenções e interesses. Os meios acabam sendo o palco onde acontece o jogo, cujas regras não são necessariamente éticas. Há sempre idéias a defender e espalhar. Há doutrinas a serem anunciadas. Há lucro a ser buscado. Há status e influência em jogo. Persuadir ou não os receptores é questão de vida e morte.

12 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 1. Canal de propagação: Um canal de propagação pode se referir ao aparato tecnológico utilizado no processo comunicacional para transferir mensagens entre um emissor e um receptor. O emissor envia a mensagem pelo canal de propagação para o receptor.emissorreceptoremissor receptor Canal se difere de meio de comunicação.meio de comunicação Um canal de propagação pode ser digital ou analógico.

13 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Um canal de propagação pode ser digital ou analógico. Linha telefônica: para a transmissão de dados na internet, de voz nos telefonemas. Radiofreqüência: internet sem fios, rádio, tv, etc.

14 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 2. Emissor Oemissor é um dos protagonistas do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário. comunicaçãomensagemreceptor O emissor normalmente antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem, procura descobrir qual o nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução, em outras palavras, descobrir o repertório dos receptores da mensagem.instruçãorepertório

15 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 3.Feed back: Feedback - dicas para dar e receber Quando o feedback é utilizado de forma adequada, a pessoa que o recebe tem condições de avaliar melhor seu comportamento no grupo, uma vez que ela é informada de alguns aspectos que até então lhe passavam desapercebidos. A partir dessa avaliação, ela pode modificar o seu comportamento e, com isso, contribuir para o funcionamento eficiente do grupo. Assim, o feedback leva a pessoa a uma melhor integração com o grupo e conseqüentemente, aumenta sua satisfação dentro deste.

16 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 4. O Meio: O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais).comunicacionalcomunicação de massamídiatelefoneinterpessoais

17 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Sonoro: telefone, rádio.telefonerádio Escrita: jornais diários e revistas.jornaisrevistas Audiovisual: televisão, cinema.Audiovisualtelevisãocinema Multimídia: diversos meios simultaneamente.Multimídia Hipermídia: Internet, que aplica a multimídia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual) em conjunto com a hipertextualidade (caminhos não-lineares de leitura do texto).HipermídiaInternet

18 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Média A palavra provem do latim "media", plural de "medium", e que significa "aquele que está a meio". No Brasil, usa-se mais comumente a palavra "mídia", derivando da pronúncia inglesa - ainda que alguns gramáticos brasileiros prefiram a forma portuguesa, por ter mais correlação com a origem latina da palavra, idioma do qual provém o português.

19 Evolução histórica dos meios de comunicação. Para alguns, os primeiros meios de comunicação de massa foram os livros (principalmente didáticos), que existem há muito tempo. Mas, normalmente, a difusão da mídia se deu no século passado. Em tal período não havia a idéia de que a difusão da informação da parte da mídia deveria ocorrer em tempo real, mas que deveria haver um intervalo de tempo limitado entre a emissão da mensagem e a sua recepção.

20 Evolução histórica dos meios de comunicação. No curso do século XX, o desenvolvimento e a expansão capilar dos meios de comunicação de massa seguiram o progresso científico e tecnológico. De fato, os meios, além de serem meios para veicular as informações, são também os objetos tecnológicos com os quais o usuário interage.

21 Evolução histórica dos meios de comunicação. O avanço da tecnologia permitiu a reprodução em grande quantidade de materiais informativos a baixo custo. As tecnologias de reprodução física, como a imprensa, a gravação de discos de música e a reprodução de filmes seguiram a reprodução de livros, jornais e filmes a baixo preço para um amplo público. Pela primeira vez, a televisão e a rádio permitiram a reprodução eletrônica de informações.imprensadiscos de música

22 Evolução histórica dos meios de comunicação. Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação de massa" se referia basicamente a jornais, rádio e televisões, no final do século XX a internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, também os telefones celulares já podem ser considerados uma mídia.internettelefones celulares

23 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 5. A Mensagem: A Mensagem é, no sentido geral, o objeto da comunicação. Dependendo do contexto, o termo pode se aplicar tanto ao conteúdo da informação quanto à sua forma de apresentação.comunicaçãoinformação

24 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Na Teoria da Comunicação, uma mensagem é enviada de um emissor para um receptor. Abaixo há algumas definições comuns:Comunicaçãoemissorreceptor Qualquer pensamento ou idéia expressada brevemente em um linguagem aberta ou secreta (código), preparada numa forma possível de transmissão por qualquer meio de comunicação.linguagemcódigo Uma quantidade arbitrária de informação cujos início e fim são definidos ou implicados.informação Informação de registro, uma corrente de dados expressados em uma linguagem aberta ou encriptada (notação) e preparada em um formato especificado para a transmissão pretendida por um sistema de telecomunicações.registronotaçãoformato telecomunicações

25 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Existem diversas formas de um emissor transmitir uma mensagem para o receptor. Porém, para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso, alguns cuidados devem ser adotados. É primordial que o emissor conheça a "bagagem" cultural, ou mesmo a vivência, do seu receptor para que ele possa estudar a linguagem que será utilizada para passar a mensagem. Feito isso, a linguagem do emissor deve ter proximidade com a linguagem do receptor.linguagem

26 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 6. Receptor Receptor é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige a mensagem; aquele que recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada. A informação que faz então retornar à fonte- emissora recebe o nome de feedback, realimentação ou retroalimentação). O receptor pode ser humano, tecnológico ou institucional.

27 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 7.Repertório O conceito de Repertório se refere ao nível de conhecimento do receptor, o seu nível cultural, a sua instrução. Quando o repertório utilizado pelo emissor em uma determinada mensagem está em um nível acima do repertório do receptor, existe incompatibilidade de níveis de repertório e a apreensão da mensagem em sua totalidade pelo receptor é impossível.receptor emissormensagemreceptormensagemreceptor

28 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 8. Ruído O conceito de ruído surgiu com a teoria da informação e logo se difundiu para outras disciplinas: cibernética, biologia, Eletrônica, computação e comunicação.teoria da informaçãocibernéticabiologia Eletrônicacomputaçãocomunicação Em comunicação, ruído é todo fenômeno aleatório que perturba a transmissão correta das mensagens e que geralmente procura-se eliminar ao máximo.comunicação

29 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : 9.CODIFICAÇÃO / DECODIFICAÇÃO: Toda simbologia utilizada durante o processo de comunicação precisa ser estudada criteriosamente. Parte da informação que será recebida pelo receptor está relacionada à forma como o texto é redigido, às fotos e figuras utilizadas na comunicação, à música usada em uma propaganda e a outros códigos.

30 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : A escolha dos “códigos” mais adequados para cada público e para cada reação que se deseja gerar é de fundamental importância para o sucesso da comunicação.

31 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Segundo Philip Kotler, para que uma mensagem seja efetiva, o processo de decodificação (entendimento dos códigos utilizados) precisa ser coerente com as experiências passadas do receptor e com suas expectativas. As pessoas são bombardeadas com cerca de 1.600 mensagens comerciais por dia, dentre as quais 80 são percebidas conscientemente e apenas 12 provocam alguma reação. É o que chamamos de atenção seletiva.

32 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICACÃO : Desta forma, escolher para quem comunicar (receptor), como comunicar (mensagem e codificação) e, finalmente, como conseguir acessar esta pessoa (mídia) são decisões chave no processo de comunicação.

33 Departamentos da Agência de Propaganda. Administração – função deadministrar a empresa Criação – função de criar as peças e campanhas – redator, diretor de arte, arte finalista e revisor Produção Gráfica – função de produzir as peças gráficas criadas ( peças impressas ) Produção de RTVC – função de produzir as peças de rádio ( jingle, spot e testemunhal ); de TV ( comercial de 15”, 30” e 1’

34 Departamentos da Agência de Propaganda. Midía – função de fazer pesquisa de audiência, planejar, escolehr meios e veículos e enviar aos veículos a peça produzida pela produção. Atendimento – função de atender os clientes no dia-a-dia criando oportunidades para a empresa cliente e para a agência Planejamento – função de planejar toda a comunicação do cliente e fazer pesquisa ( encomendada ou não )

35 Departamentos da Agência de Propaganda. Prospecção – função de buscar novos clientes par a agência. Financeiro – fazer toda a parte financeira e contábil da agência. Compras – fazer todo o inventário de necessidades de materiais de trabalho para a agência.


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO A Comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos. Deste ponto de vista, a comunicação inclui temas técnicos (por exemplo,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google