A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Génese Equipa Coordenação do Regime aplicável ao Estudante com Necessidades Educativas (CRENEE ) O Nomeada por DESPACHO N.º 139/PIPB/14 a 10 de Novembro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Génese Equipa Coordenação do Regime aplicável ao Estudante com Necessidades Educativas (CRENEE ) O Nomeada por DESPACHO N.º 139/PIPB/14 a 10 de Novembro."— Transcrição da apresentação:

1

2 Génese

3 Equipa Coordenação do Regime aplicável ao Estudante com Necessidades Educativas (CRENEE ) O Nomeada por DESPACHO N.º 139/PIPB/14 a 10 de Novembro de 2014 DESPACHO N.º 139/PIPB/14

4 Equipa Professora especialista em Formação de Professores/Educação Especial; Coordenadora da equipe para Integração Social do estudante no Instituto Politécnico de Beja; Coordenadora dos Serviços de Ação Social do IPBeja

5 Para a equipe ENEE é aquele que por necessidades específicas comprovadas podem necessitar de apoios e serviços de educação especial durante todo ou parte do seu percurso escolar, de forma a facilitar o seu desenvolvimento académico, e o seu projeto de vida Definição de Estudante com Necessidades Educativas Especiais

6 O que consagram os estatutos

7 Sempre que seja difícil ao estudante com NEE acompanhar o programa ou parte dele, o docente da UC deverá disponibilizar-lhe parte do seu horário de atendimento; O estudante com NEE poderá usufruir de acompanhamento individualizado por parte de um colega que, se disponibilize para tal. Compete ao Coordenador de Curso em articulação com a CRENEE, promover a seleção do tutor e a avaliação do processo de acompanhamento. Os docentes deverão fornecer aos estudantes que apresentem limitações à toma de apontamentos, os sumários, os exercícios a serem resolvidos nas aulas, os diapositivos, bem como outros apontamentos considerados pertinentes, em suporte adequado às necessidades desses alunos; Quando o estudante cuja NEE requer sucessivas ausências escolares, por impedimento de saúde comprovada, deve ser- lhe dada a possibilidade de acompanhamento em regime elearning Aulas em salas de fácil acessibilidade; Prioridade na inscrição nas aulas laboratoriais ; Possibilidade de gravação das aulas em audio aos estudantes que apresentem limitações à toma de apontamentos, com compromisso assumido por escrito que a gravação só é utilizada para fins académicos ; Frequência e acompanhamento das aulas 1 Apoio pelos docentes 2 Acompanhamento individualizado (art.7 3

8 Os estudantes com NEE, têm direito a uma época especial de exames, para além do regime geral estabelecido para as épocas de exames, a inscrição para exame a 30 créditos fora da época normal e da época de recurso, a seu requerimento. Para acesso a esta época de exames é obrigatória a inscrição nos prazos definidos no calendário escolar. Na atribuição dos locais de estágio, as características específicas dos ENEE deverão ser critério de prioridade e de adequabilidade. Os prazos de entrega de trabalhos práticos escritos deverão ser alargados, em termos definidos pelos docentes, no caso de estudantes com NEE em que os respetivos condicionalismos específicos o recomendem; Quando o estudante for alvo de, internamentos hospitalares ou outras situações de impedimento, sempre que estes se verifiquem em épocas de exame/frequência e desde que devidamente comprovados, deverão os docentes dar a possibilidade destes estudantes realizarem aquelas provas, em datas alternativas a combinar entre ambos Devem ser adotados os métodos e formas de avaliação que melhor se adequem à NEE do estudante em causa: Os enunciados das provas deverão ter uma apresentação adequada ao tipo de deficiência (enunciado ampliado, em Braille, em suporte áudio, ou em suporte informático) e as respostas poderão ser dadas de forma não convencional (por ditado, em Braille, em suporte áudio ou em suporte informático). Avaliação Métodos e formas (art8) 4 Avaliação tempo 2 Época especial de exames e estágios 3

9

10 Funções do CRENEE AnáliseAcolhimentoAcompanhamento

11 Análise

12 Acolhimento 1º passo - Levantamento dos recursos necessários Contacto com serviços e professores Responsável – O Técnico da Equipa mais ajustado às Necessidades do aluno Tomada de decisão Responsável – Pessoas envolvidas

13 Acompanhamento 1º passo :Condução do processo Responsável - coordenador do processo (membro da CRENEE mais ajustado às necessidades) Co- responsável - Tutor 2º Passo :Avaliação do processo Técnicos envolvidos

14 Sinalizados em 2014/15 Nome e Título do Apresentador Total 9 DISLEXIA 5 Problem. motores 2 Asperger 1 Oncológico 1 Acompanhados em 2014/15 8 Tipos de apoio Adaptação à avaliação 7 Adaptação dos documentos de apoio (digit.) 3 Tutoria 2- Colegas Apoio psicopedagógico 6 Apoio Social 2

15 Número de estudantes que requereram o estatuto 2015/2016 Curso Número de Estudantes Causa Turismo2Dislexia Educação Básica3131 Dislexia Doença neurológica Gestão de empresas1Dislexia Terapia Ocupacional1111 Dislexia Foro Psicológico Artes e Multimédia1Oncológico Informática1Neuromotor Mestrado Engenharia Inf1Neuromotor CTESP psicogerontologia1Doença mental Educação e Comunicação multimédia 1Perturbação espetro do autismo TOTAL14

16 O que conseguimos : Adequação de medidas de avaliação – equivalentes ao indicado para a dislexia –Adequação da dinâmica da aula. Tutoria Encontro debate sobre os apoios no ensino superior. Apresentação de uma conferencia sobre dislexia. Os trabalhos do encontro serão compilados num handbook As dificuldades: acessibilidade

17

18 Conceito de acessibilidade Nome e Título do Apresentador Percecionado de forma holística, implica que este programa vise a acessibilidade em todos os domínios da vida académica: físico, social, educativo e emocional IPBEJA ACESSÍVEL”- divide-se em duas linhas de ação: -“IPBEJA +acessível” – com o objetivo de detetar barreiras à acessibilidade intra-IPBeja, e encontrar soluções para a sua eliminação. - IPBEJA Tacessível – visa a acessibilidade do IPBeja à comunidade.

19 “IPBEJA + ACESSÍVEL ” implica a sinalização das barreiras consideradas como mais prioritárias pelo que se articula com diferentes projetos

20 FACILE – FORMAR e ADAPTAR CONTEXTOS INCLUSIVOS LIGANDO ENSINOS O FACILE constitui-se como uma plataforma de apoio à inclusão dos estudantes com necessidades especiais no Ensino Superior, numa perspetiva de normalidade e equidade. Através deste projeto pretende-se: -Eliminar barreiras físicas intraIPBeja: - Criar pontes entre os diferentes serviços IPBeja, nomeadamente com a Biblioteca+inclusiva, com a escola de referência do ensino secundário de Beja, bem como outros serviços que possam contribuir para melhor se encontrar respostas para ultrapassar barreiras encontradas, rentabilizando saberes e recursos.

21 IPBEJA T acessível – visa a acessibilidade do IPBeja à comunidade Este programa também se subdivide em dois projetos: - Facilitar acessibilidade a contextos inclusivos na comunidade (FACIC) - Visa estreitar laços com a comunidade, colaborando em ações que visem a promoção da qualidade de vida e participação social de pessoas com necessidades especiais - Colaborar na identificação de barreiras à participação na comunidade..

22


Carregar ppt "Génese Equipa Coordenação do Regime aplicável ao Estudante com Necessidades Educativas (CRENEE ) O Nomeada por DESPACHO N.º 139/PIPB/14 a 10 de Novembro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google