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Alimentação do Escolar
Nutrição nos Ciclos da Vida II – Profa. Léo
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Infância Promoção e consolidação dos hábitos alimentares
- Incremento das necessidades nutricionais para o crescimento e desenvolvimento
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ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE E SAÚDE
Capacidade de aprender Defesa contra doenças Atividade física Comunicar Pensar Socializar-se
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Adequada educação nutricional no período pré-escolar e escolar
Hábitos Alimentares corretos para a adolescência e fase adulta
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Melhoras nutricionais no período escolar levam a melhoras no desempenho intelectual durante a adolescência
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O período escolar Compreende:
O período entre os anos (início da puberdade) Um crescimento estável Variação das necessidades energéticas individuais (também influenciada pela atividade física) Independência familiar e influências externas Aumento do relacionamento sócio-cultural
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A entrada na escola Autonomia alimentar Consolidação de hábitos alimentares Importância da escola Intervenção de fatores: Genéticos Ambientais/culturais
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- transmissões sociais intragrupos família escola
Fatores ambientais: - transmissões sociais intragrupos família escola Imitação Influência dos companheiros No processo de socialização novos hábitos alimentares A escola desenvolve-os ou modifica-os
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Práticas alimentares em idade escolar:
A alimentação equilibrada é importante para que o organismo funcione com normalidade Fatores que afetam uma alimentação adequada: Aparência dos pratos Quantidade de comida Combinação dos alimentos Bom exemplo familiar
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Objetivos nutricionais: Manter o crescimento adequado
Evitar carências nutricionais Prevenir possíveis problemas de saúde da fase adulta Alimentos de todos os grupos Proporções adequadas Variedade Produtos frescos e da época Alimentação saudável
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Requerimentos nutricionais dos escolares
PROTEÍNAS Devem fornecer 15% das necessidades energéticas diárias: - manter crescimento adequado - aporte necessário de proteínas 65% origem animal
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LÍPIDOS Devem fornecer 30% das necessidades energéticas diárias Gorduras saturadas menos de 10% Colesterol menos de 300 mg/dia
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Devem fornecer 55% das necessidades energéticas diárias
CARBOIDRATOS Devem fornecer 55% das necessidades energéticas diárias -São preferíveis os CH complexos e ricos em FIBRA Deve fornecer 3% do valor energético total
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Distribuição energética das refeições/dia:
Café da manhã % cal. Almoço % cal. Lanche % cal. Jantar % cal. Importante: o número de refeições diárias deve ser composta por 4 a 6 refeições; evitar refeições de difícil digestão.
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Fase Escolar Má nutrição limitação da capacidade física e intelectual no futuro Boa nutrição estreita ligação com a saúde, comportamento e desenvolvimento cognitivo
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estilo de vida familiar( sedentarismo e da actividade física)
OBESIDADE INFANTIL Causas: hábitos alimentares erróneos propensão genética e raça ( quando os pais são obesos – 80% de probabilidade ) estilo de vida familiar( sedentarismo e da actividade física) condição sócio-económica fatores psicológicos ( ex: ansiedade) fatores hormonais - 10% fatores genéticos - 5%
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Obesidade crescimento anormal na infância.
Maior número de células adiposas Maior propensão de se tornarem adultos obesos diabetes, HA, dislipidemias! Consequências: psicológicas ( rejeição social ) físicas ( coluna e articulações )
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Importância do café da manhã
Energia necessária para uma manhã de atividade Alivio do período noturno de jejum prolongado - Deve fornecer % das calorias diárias Deve incluir alimentos que proporcionem % das proteínas diárias Elevada quantidade de fibras, carboidratos e pequena quantidade de gorduras
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- Deve ser completo, equilibrado e variado, contendo os seguintes alimentos:
- leite e derivados – proteínas de elevado valor biológico, minerais e vitaminas - cereais e derivados – açucares complexos/amido, proteínas vegetais, ferro, vitaminas e fibras - frutas – vitaminas, minerais e fibras - gorduras – ácidos graxos essenciais e vits A, D e E
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Eliminação do café da manhã
ATENÇÃO: as crianças que não tomam o café da manhã ingerem até menos 40% de vit C e cálcio e menos 10% de ferro Eliminação do café da manhã HIPOGLICÊMIA Cansaço Visão turva Alterações de humor Confusão mental Cefaléias Irritabilidade Tremores
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Predispõe diabetes e obesidade
Almoço (1ª refeição do dia) Jejum prolongado “Petiscar” Predispõe diabetes e obesidade
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Relação do café da manhã com o desenvolvimento cognitivo
No período de formação do cérebro é necessária a ingestão diária de g de proteínas Sem capacidade de raciocínio lógico Dificuldades em pensar, compreender, aprender e relacionar-se
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Consequências da eliminação do café da manhã:
- debilidade física e atraso cognitivo - transtornos afetivos - doenças infecciosas e gastro-intestinais - redução da capacidade de atenção e aprendizagem - apatia e falta de interesse pela escola
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O cérebro requer glicose para o seu normal funcionamento
Crianças em jejum ou insuficientemente alimentadas: Desatentas e agitadas Sonolentas e fracas Estudos experimentais em crianças saudáveis dos 9 aos 11 anos as que não tomaram café da manhã tiveram mais erros quando submetidas a testes Outros estudos a melhoria da memória está relacionada com a glicêmia O cérebro requer glicose para o seu normal funcionamento
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Um café da manhã em excesso :
Sensação de enfartamento alunos adormecem nas aulas
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O Center of Disease Control and Prevention (CDC) recomenda:
Pratica de atividade física diariamente na rotina infantil, mas não de forma exaustiva Que os pais se devem manter fisicamente ativos, juntamente com os seus filhos A realização de atividades físicas nos seus tempos livres Depois de um café da manhã completo a resistência física e a realização de testes de criatividade são significativamente melhores
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