A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um."— Transcrição da apresentação:

1 Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um ensino por competências. No entanto, há muito mais aspectos em pauta, considerando as questões de políticas educacionais mais amplas. Além disso, a própria possibilidade de trabalhar com competências pode ser criticada. 1.Apresentar a proposta ou as propostas analisadas por você, procurando situar seus espaços como sinalizadores para os professores 2.Qual o sentido assumido pelas competências no(s) caso(s) analisados, considerando especificamente as disciplinas escolares? 3.Como você se posicionaria criticamente em relação a esses sentidos, tanto no que diz respeito a suas potencialidades como a suas limitações. COMO COLOCAR-SE, CRITICAMENTE, EM RELAÇÃO AO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS, CONSIDERANDO OS PCNs, MAS TAMBÉM (e/ou) A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO, A MATRIZ DE REFERÊNCIA DO SARESP, AS COMPETÊNCIAS E MATRIZES DE REFERÊNCIA DO ENEM, ETC...? (Roteiro)

2 Capítulo 4 1.O currículo numa abordagem por competências: Transferência e mobilização de saberes Capítulo 5 2.Reforma curricular e a noção de competências: A formação administrada Em Currículo e Competências: A formação administrada Mônica Ribeiro da Silva 3.De uma metáfora a outra: Transferir ou mobilizar conhecimentos P. Perrenoud (p.47 a 63) Em O enigma da competência em educação Joaquim Dolz e Edmée Ollagnier (org.) Porto Alegre, Artmed, 2004 Capítulo 4 4.Conhecimento escolar e discurso pedagógico Capítulo 5 5.Disciplina Em: Teorias de currículo Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo São Paulo, Cortez Editora, 2011

3 Os sentidos das Competências Exemplares para análise

4 I. Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa. II. Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III. Enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. IV. Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. V. Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

5 Competências Gerais HABILIDADES GERAIS E ESPECÍFICAS Representar. Comunicar-se. Conviver Ler e expressar-se com textos, cifras, ícones, gráficos, tabelas e fórmulas. Converter uma linguagem em outra. Registrar medidas e observações. Descrever situações. Planejar e fazer entrevistas. Sistematizar dados. Elaborar relatórios. Participar de reuniões. Argumentar. Trabalhar em grupo Investigar e intervir em situações reais Formular questões. Realizar observações. Selecionar variáveis Estabelecer relações. Interpretar, propor e fazer experimentos. Fazer e verificar hipóteses. Diagnosticar e enfrentar problemas, individualmente ou em equipe Estabelecer conexões e dar contexto Relacionar informações e processos com seus contextos e com diversas áreas de conhecimento. Identificar dimensões sociais, éticas e estéticas em questões técnicas e científicas. Analisar o papel da ciência e da tecnologia no presente e ao longo da História. Proposta curricular do Estado de SP Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

6 Conteúdos Competências para observar Competências para realizar Competências para compreender (Esquemas Presentativos) (Esquemas Procedimentais) (Esquemas Operatórios) Observar,.. Identificar,.. Localizar,... Descrever,.. Representar....... Classificar... Ordenar,... Medir,.. Calcular,.... Interpretar.......... Analisar,... Avaliar,... Explicar... Criticar,.... Fazer generalizações..... Competências avaliadas e as funções valorizadas (Habilidades relacionadas em cada grupo) MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA A AVALIAÇÃO DO SARESP

7 Matriz de Referência para a Avaliação do SARESP - Física

8 Matriz de Referência para a Avaliação do SARESP - Química

9 Matriz de Referência para a Avaliação do SARESP - Biologia


Carregar ppt "Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google