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EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA.

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Apresentação em tema: "EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA."— Transcrição da apresentação:

1 EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA

2 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES OU OPERAÇÕES DO SUJEITO AS COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES OU OPERAÇÕES DO SUJEITO

3 a) RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS O enfrentamento de situações-problema constitui uma condição que sempre acompanhou a vida do ser humano. No passado o homem contava com a tradição ditada pelos hábitos e costumes da sociedade de sua época, com aquilo que a cultura já determinava como certo (características culturais, sociais, morais, religiosas etc). Orientava o seu presente pelo passado.

4 No presente os avanços tecnológicos desencadearam uma nova ordem de transformações sociais, culturais, políticas, econômicas, religiosas etc. Exige: atualizações – no mundo do trabalho, na escola, no ritmo e atribuições de enfrentamento do cotidiano da vida.

5 Graças à velocidade das informações, comunicação e globalização o mundo se debate entre guerras, terrorismo, drogas, doenças, ignorância, radicalismos, intolerâncias e miséria – natureza das situações-problema que o homem hoje enfrenta.

6 O homem do século XXI está diante de quatro grandes situações-problema que implicam necessidade de resolução: 1) Aprender a conhecer 2) Aprender a ser 3) Aprender a fazer 4) Aprender a conviver

7 Na perspectiva psicológica: a) CONHECER e SER são duas formas de compreensão da realidade. b) FAZER e CONVIVER são duas formas de realização atuando sobre a realidade. Portanto, exige novas competências e habilidades para enfrentar os desafios do mundo.

8 b) AS ORIGENS DO TERMO COMPETÊNCIA b.1. Sentido original da palavra competência é de natureza jurídica – poder que tem uma certa jurisdição de conhecer e decidir sobre uma causa. b.1. Sentido original da palavra competência é de natureza jurídica – poder que tem uma certa jurisdição de conhecer e decidir sobre uma causa. b.2. Capacidade de alguém para se pronunciar sobre determinado assunto, fazer determinada coisa ou ter capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade. b.2. Capacidade de alguém para se pronunciar sobre determinado assunto, fazer determinada coisa ou ter capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.

9 b.3. O termo competência vem substituindo a idéia de qualificação no domínio do trabalho, e as idéias de saberes e conhecimento no campo da educação. b.3. O termo competência vem substituindo a idéia de qualificação no domínio do trabalho, e as idéias de saberes e conhecimento no campo da educação. b.4. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série – Ensino Fundamental, encontramos que, de acordo com a LDB, o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante, entre outros, (...) III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidade e a formação de atitudes e valores; b.4. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série – Ensino Fundamental, encontramos que, de acordo com a LDB, o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante, entre outros, (...) III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidade e a formação de atitudes e valores;

10 b.5. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação n° 15/98 e a respectiva Resolução n° 03/98 e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio - (...) afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento(...) b.5. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação n° 15/98 e a respectiva Resolução n° 03/98 e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio - (...) afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento(...)

11 O ensino médio tem como uma das finalidades (...) a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa; Em relação à integração do educando ao mundo do trabalho, que é preciso prepará-lo, orientá-lo (...) com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; e finaliza afirmando da necessidade do (...) desenvolvimento de competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudo.

12 b.6. Concepção de Competência adotada para o ENEM e o ENCCEJA: b.6. Concepção de Competência adotada para o ENEM e o ENCCEJA: Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do saber fazer. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.

13 b.7. Na popularização do uso do termo competência, pode-se destacar, entre outras razões: b.7. Na popularização do uso do termo competência, pode-se destacar, entre outras razões: i. necessidade de superar o aspecto da instrução pelo da educação; ii. reconhecimento da importância do poder do conhecimento por todos os meio sociais e de que a transmissão do conhecimento não é tarefa exclusiva da escola;

14 iii.institucionalização e sistematização de princípios sobre formação contínua fora do âmbito escolar; iv. exigência de superar a qualificação profissional precária e mecânica; v.necessidade de rever o ensino disciplinar e o saber academicista ou descontextualizado; vi.preocupação de colocar o aluno no centro do processo educativo, como sujeito ativo.

15 c) AS COMPETÊNCIAS DO ENEM E DO ENCCEJA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES OU OPERAÇÕES DO SUJEITO I – Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

16 a) ESCRITA: correção, coerência e consistência textual; fazer uso da argumentação. b) LEITURA: compreensão do problema e aproveitamento das informações presentes nos enunciados das questões.

17 DOMINAR LINGUAGENS: - saber atravessar as fronteiras de um domínio lingüístico para outro (matemática, história, artística, científica, mídias); - ser competente como leitor do mundo; - ser escritor da realidade que o cerca; - saber trabalhar os conteúdos na dimensão de conjecturas, proposições e símbolos.

18 II – Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico- geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. a) CONSTRUIR: implica em estimar, calcular, relacionar, interpretar, comparar, medir, observar, etc. É articular um tema com o que qualifica sua melhor resposta ou solução, tendo que realizar procedimentos ou dominar os meio requeridos, considerando as informações disponíveis.

19 b) COMPREENDER FENÔMENOS: ser competente para formular hipóteses ou idéias sobre as relações causais que determinam esses fenômenos, atribuindo sentido às suas conseqüências.

20 III – Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações- problema. a) TOMAR DECISÃO: organizar ou reorganizar os aspectos destacados, relacionando-os e interpretando-os em favor do problema enfrentado.

21 b) ENFRENTAR SITUAÇÃO- PROBLEMA: capacidade de aceitar desafios que lhe são colocados, percorrendo um processo no qual ele terá que vencer obstáculos, tendo em vista um certo objetivo. Quando bem sucedido, chegou à resolução de uma situação-problema.

22 IV – Relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. a) RELACIONAR: coordenar pontos de vista em favor de uma meta (defender ou criticar uma hipótese ou afirmação).

23 b) ARGUMENTAR: utilizar a melhor estratégia para mobilizar conhecimentos, informações, experiências de vida, cálculos, etc que possibilitem defender uma idéia que convence sobre alguma coisa. Implica o exercício da cidadania.

24 V – Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. a) RECORRER: levar em conta as situações anteriores para definir ou calcular as seguintes. Uma das conseqüências é a extrapolação.

25 b) ELABORAR: Criar o novo, o atual. Para isso é preciso criticar a realidade, compreender seus fenômenos, comprometer-se e envolver-se ativamente com projetos de natureza coletiva. É uma ação que envolve o exercício da cidadania.

26 ESTRUTURAÇÃO DAS PROVAS DO ENCCEJA ITEM DA PROVA ITEM DA PROVA A) Verificar quanto ao Conteúdo: 1. A pertinência quanto à disciplina e modalidade (E. Fundamental e E. Médio). 2. Se não contém erro conceitual. 3. Identificar se Fácil, Médio ou Difícil.

27 B) Verificar quanto à Matriz do Encceja: 1. A correspondência entre a Habilidade indicada e a Matriz. 2. Se propõe Situação Problema. 3. Se está contextualizado (observando e cortando excessos). C) Verificar quanto aos Aspectos Técnicos: 1. Número de Alternativas (deve ser de quatro). 2. Se há apenas uma alternativa correta.

28 ALGUNS VERBOS USADOS PARA DESCREVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADE E SEUS SIGNIFICADOS 1. Analisar: decompor o todo em suas partes, componente. Observar, examinar com minúcia. Submeter à crítica. Examinar criticamente. 2. Associar: Estabelecer uma correspondência entre. 3. Caracterizar: Por em evidência o caráter de. Assinalar, distinguir.

29 4. Comparar: Examinar simultaneamente a fim de conhecer as semelhanças, as diferenças ou relações. 5. Conceituar: Formular conceito, formar conceito, fazer conceito. Formar opinião de. Avaliar. Ajuizar. 6. Conhecer: Ter noção, conhecimento, informação de. Saber. Ter experiência de. Apreciar, julgar, avaliar. Reconhecer.

30 7. Correlacionar: Estabelecer relação ou correlação entre. Por em mútua relação. 8. Descrever: fazer a descrição de. Narrar, expor. Contar ou escrever minuciosamente sobre. 9. Evidenciar: mostrar com clareza. Comprovar. 10. Explicar: Tornar inteligível ou claro. Justificar. Entender, compreender. Dar a conhecer a origem ou motivo de. Dar explicação ou justificação.

31 11. Identificar: Tornar idêntico, igual. Determinar a identidade de. 12. Interpretar: Ajuizar a intenção, o sentido de. Explicar, aclarar o sentido de. Julgar, considerar. 13. Perceber: Adquirir conhecimento de, por meio dos sentidos. Formar idéia de. Entender, compreender, conhecer, distinguir. 14. Reconhecer: Conhecer de novo. Admitir como certo. Certificar-se de. Constatar, verificar, examinar a situação de. Observar, explorar. Caracterizar.

32 15. Refletir: Pensar maduramente, meditar. Causar reflexão de. 16. Relacionar: Referir, narrar, relatar. Dar ou fazer relação de. Por em lista, arrolar. Estabelecer relação, analogia. Ter relação ou analogia.

33 A Matriz para o Encceja concorre para a produção de provas que dêem oportunidade para que o jovem e adulto: - aproveite o que aprendeu na vida prática; - trabalhe com aspectos básicos da vida cidadã; - Leia, interprete, compare, identifique, descreva propostas, decida e resolva problemas envolvendo principalmente valores e direitos humanos.

34 A prova organizada a partir dessa Matriz (articulação entre operações lógicas com conteúdos relevantes) não negligencia as exigências básicas de conteúdos mínimos e a capacidade de ler e escrever.


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