A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA"— Transcrição da apresentação:

1 EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA

2 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
AS COMPETÊNCIAS AS COMPETÊNCIAS DO ENEM NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES OU OPERAÇÕES DO SUJEITO

3 a) RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
O enfrentamento de situações-problema constitui uma condição que sempre acompanhou a vida do ser humano. No passado o homem contava com a tradição ditada pelos hábitos e costumes da sociedade de sua época, com aquilo que a cultura já determinava como certo (características culturais, sociais, morais, religiosas etc). Orientava o seu presente pelo passado.

4 No presente os avanços tecnológicos desencadearam uma nova ordem de transformações sociais, culturais, políticas , econômicas, religiosas etc. Exige: atualizações – no mundo do trabalho, na escola, no ritmo e atribuições de enfrentamento do cotidiano da vida.

5 Graças à velocidade das informações, comunicação e globalização o mundo se debate entre guerras, terrorismo, drogas, doenças, ignorância, radicalismos, intolerâncias e miséria – natureza das situações-problema que o homem hoje enfrenta.

6 O homem do século XXI está diante de quatro grandes situações-problema que implicam necessidade de resolução: 1) Aprender a conhecer 2) Aprender a ser 3) Aprender a fazer 4) Aprender a conviver

7 Na perspectiva psicológica:
a) CONHECER e SER são duas formas de compreensão da realidade. b) FAZER e CONVIVER são duas formas de realização atuando sobre a realidade. Portanto, exige novas competências e habilidades para enfrentar os desafios do mundo.

8 b) AS ORIGENS DO TERMO COMPETÊNCIA
b.1. Sentido original da palavra competência é de natureza jurídica – poder que tem uma certa jurisdição de conhecer e decidir sobre uma causa. b.2. Capacidade de alguém para se pronunciar sobre determinado assunto, fazer determinada coisa ou ter capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.

9 b.3. O termo competência vem substituindo a idéia de qualificação no domínio do trabalho, e as idéias de saberes e conhecimento no campo da educação. b.4. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 5ª a 8ª série – Ensino Fundamental, encontramos que, de acordo com a LDB, o ensino fundamental tem por objetivo a formação básica do cidadão, mediante, entre outros, “(...) III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidade e a formação de atitudes e valores;”

10 b.5. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Parecer da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação n° 15/98 e a respectiva Resolução n° 03/98 e os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio - “(...) afinada com a contemporaneidade, com a construção de competências básicas, que situem o educando como sujeito produtor de conhecimento(...)”

11 O ensino médio tem como uma das finalidades “(
O ensino médio tem como uma das finalidades “(...) a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto da sociedade em que se situa;” Em relação à integração do educando ao mundo do trabalho, que é preciso prepará-lo, orientá-lo “(...) com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo;” e finaliza afirmando da necessidade do “(...) desenvolvimento de competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudo.”

12 b.6. Concepção de Competência adotada para o ENEM e o ENCCEJA:
“Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências.”

13 b.7. Na popularização do uso do termo competência, pode-se destacar, entre outras razões:
i. necessidade de superar o aspecto da instrução pelo da educação; ii. reconhecimento da importância do poder do conhecimento por todos os meio sociais e de que a transmissão do conhecimento não é tarefa exclusiva da escola;

14 iii. institucionalização e sistematização de princípios sobre formação contínua fora do âmbito escolar; iv. exigência de superar a qualificação profissional precária e mecânica; v. necessidade de rever o ensino disciplinar e o saber academicista ou descontextualizado; vi. preocupação de colocar o aluno no centro do processo educativo, como sujeito ativo.

15 c) AS COMPETÊNCIAS DO ENEM E DO ENCCEJA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES OU OPERAÇÕES DO SUJEITO
I – Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

16 a) ESCRITA: correção, coerência e consistência textual; fazer uso da argumentação.
b) LEITURA: compreensão do problema e aproveitamento das informações presentes nos enunciados das questões.

17 DOMINAR LINGUAGENS: - saber atravessar as fronteiras de um domínio lingüístico para outro (matemática, história, artística, científica, mídias); - ser competente como leitor do mundo; - ser escritor da realidade que o cerca; - saber trabalhar os conteúdos na dimensão de conjecturas, proposições e símbolos.

18 II – Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. a) CONSTRUIR: implica em estimar, calcular, relacionar, interpretar, comparar, medir, observar, etc. É articular um tema com o que qualifica sua melhor resposta ou solução, tendo que realizar procedimentos ou dominar os meio requeridos, considerando as informações disponíveis.

19 b) COMPREENDER FENÔMENOS: ser competente para formular hipóteses ou idéias sobre as relações causais que determinam esses fenômenos, atribuindo sentido às suas conseqüências.

20 III – Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema. a) TOMAR DECISÃO: organizar ou reorganizar os aspectos destacados, relacionando-os e interpretando-os em favor do problema enfrentado.

21 b) ENFRENTAR SITUAÇÃO-PROBLEMA: capacidade de aceitar desafios que lhe são colocados, percorrendo um processo no qual ele terá que vencer obstáculos, tendo em vista um certo objetivo. Quando bem sucedido, chegou à resolução de uma situação-problema.

22 IV – Relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente. a) RELACIONAR: coordenar pontos de vista em favor de uma meta (defender ou criticar uma hipótese ou afirmação).

23 b) ARGUMENTAR: utilizar a melhor estratégia para mobilizar conhecimentos, informações, experiências de vida, cálculos, etc que possibilitem defender uma idéia que convence sobre alguma coisa. Implica o exercício da cidadania.

24 V – Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. a) RECORRER: levar em conta as situações anteriores para definir ou calcular as seguintes. Uma das conseqüências é a extrapolação.

25 b) ELABORAR: Criar o novo, o atual
b) ELABORAR: Criar o novo, o atual. Para isso é preciso criticar a realidade, compreender seus fenômenos, comprometer-se e envolver-se ativamente com projetos de natureza coletiva. É uma ação que envolve o exercício da cidadania.

26 ESTRUTURAÇÃO DAS PROVAS DO ENCCEJA
ITEM DA PROVA A) Verificar quanto ao Conteúdo: 1. A pertinência quanto à disciplina e modalidade (E. Fundamental e E. Médio) . 2. Se não contém erro conceitual. 3. Identificar se Fácil, Médio ou Difícil.

27 B) Verificar quanto à Matriz do Encceja:
1. A correspondência entre a Habilidade indicada e a Matriz. 2. Se propõe Situação Problema. 3. Se está contextualizado (observando e cortando excessos). C) Verificar quanto aos Aspectos Técnicos: 1. Número de Alternativas (deve ser de quatro). 2. Se há apenas uma alternativa correta.

28 ALGUNS VERBOS USADOS PARA DESCREVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADE E SEUS SIGNIFICADOS
Analisar: decompor o todo em suas partes, componente. Observar, examinar com minúcia. Submeter à crítica. Examinar criticamente. Associar: Estabelecer uma correspondência entre. Caracterizar: Por em evidência o caráter de. Assinalar, distinguir.

29 Comparar: Examinar simultaneamente a fim de conhecer as semelhanças, as diferenças ou relações.
Conceituar: Formular conceito, formar conceito, fazer conceito. Formar opinião de. Avaliar. Ajuizar. Conhecer: Ter noção, conhecimento, informação de. Saber. Ter experiência de. Apreciar, julgar, avaliar. Reconhecer.

30 Correlacionar: Estabelecer relação ou correlação entre
Correlacionar: Estabelecer relação ou correlação entre. Por em mútua relação. Descrever: fazer a descrição de. Narrar, expor. Contar ou escrever minuciosamente sobre. Evidenciar: mostrar com clareza. Comprovar. Explicar: Tornar inteligível ou claro. Justificar. Entender, compreender. Dar a conhecer a origem ou motivo de. Dar explicação ou justificação.

31 Identificar: Tornar idêntico, igual. Determinar a identidade de.
Interpretar: Ajuizar a intenção, o sentido de. Explicar, aclarar o sentido de. Julgar, considerar. Perceber: Adquirir conhecimento de, por meio dos sentidos. Formar idéia de. Entender, compreender, conhecer, distinguir. Reconhecer: Conhecer de novo. Admitir como certo. Certificar-se de. Constatar, verificar, examinar a situação de. Observar, explorar. Caracterizar.

32 Refletir: Pensar maduramente, meditar. Causar reflexão de.
Relacionar: Referir, narrar, relatar. Dar ou fazer relação de. Por em lista, arrolar. Estabelecer relação, analogia. Ter relação ou analogia.

33 A Matriz para o Encceja concorre para a produção de provas que dêem oportunidade para que o jovem e adulto: - aproveite o que aprendeu na vida prática; - trabalhe com aspectos básicos da vida cidadã; - Leia, interprete, compare, identifique, descreva propostas, decida e resolva problemas envolvendo principalmente valores e direitos humanos.

34 A prova organizada a partir dessa Matriz (articulação entre operações lógicas com conteúdos relevantes) não negligencia as exigências básicas de conteúdos mínimos e a capacidade de ler e escrever.


Carregar ppt "EIXOS CONCEITUAIS QUE ESTRUTURAM O ENCCEJA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google