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Técnicas de Previsão de Consumo
Prof Heron Duarte
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TÉCNICAS DE PREVISÃO É A HORA DAS Método dos mínimos quadrados
Método da média com ponderação exponencial Método da média móvel ponderada MODELO DE EVOLUÇÃO DE CONSUMO SUJEITO A TENDÊNCIA Método da média móvel Quantitativas e Qualitativas MÉTODO DE EVOLUÇÃO HORIZONTAL DE CONSUMO: MODELO DE EVOLUÇÃO SAZONAL DE CONSUMO Método do último período
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PREVISÃO DE ESTOQUES Normalmente, é fundamentada nos informes fornecidos pela área de vendas onde são elaborados os valores de demandas de mercado e providenciados os níveis de estoques. As informações podem ser quantitativas ou qualitativas.
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Previsão de Consumo Projeção Predileção Explicação
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quantitativas São referentes a volumes e decorrentes de condições que possam afetar a demanda como: Influência da propaganda Evolução das vendas no tempo Variações decorrentes de modismos Variações decorrentes da situação econômica Crescimento populacional
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qualitativas São referentes às fontes de obtenção de dados para serem óbitos valores confiáveis de variáveis que podem afetar a demanda. Buscam-se opiniões de pessoas com grande conhecimento no assunto e especialistas, como: Opinião de gerentes Opinião de vendedores Opinião de compradores Pesquisa de mercado.
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1 – EVOLUÇÃO DE CONSUMO CONSTANTE – ECC
O volume de consumo permanece constante, sem grandes variações no decorrer do tempo, e não sofre influências conjunturais, ambientais ou mercadológicas, mantendo-se um valor médio no decorrer do tempo. Também chamado de Evolução Horizontal de Consumo
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2 – EVOLUÇÃO DE CONSUMO SAZONAL (ECS)
O volume de consumo passa por oscilações regulares no decorrer de certo período ou do ano, e é influenciado por fatores culturais e ambientais, acarretando desvios de demanda superiores a 30% de valores médios. Ex: sorvetes, enfeites de natal etc.
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3 – EVOLUÇÃO DE CONSUMO DE TENDÊNCIA (ECT)
O volume de consumo aumenta ou diminui drasticamente no decorrer de um período, e é influenciado por fatores culturais, ambientais, conjunturais e econômicos, acarretando desvios de demanda positivos ou negativos. Ex: produtos ultrapassados ou com forte ação de concorrentes. (Componentes de computadores)
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1 – Método do Último Período
É o método mais simples de todos e sem fundamento matemático. Consiste em utilizar como previsão para o próximo período o valor real demandado no período anterior. É um modelo muito utilizado em pequenas empresas e por administradores sem maior conhecimento técnico
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2 – Método da Média Aritmética (MMA)
A previsão para o próximo período é obtida por meio do cálculo da média aritmética do consumo nos períodos anteriores. O resultado será menor do que os antes ocorridos no caso de consumo crescente, e maior, no caso de consumo decrescente. Sofre influência dos valores extremos e é muito utilizado por pequenas empresas.
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3 – Método da Média Ponderada (MMP)
A previsão para o próximo período é obtida pela ponderação dos períodos anteriores. As demandas mais próximas recebem maior peso (de 40% a 60%). Atribui-se 5% para o período mais distante. Esse modelo tende a eliminar algumas das fragilidades apresentadas nos modelos anteriores.
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4 – Método da Média com Suavização Exponencial. (MMSE)
A previsão do próximo período é obtida mediante a ponderação dada ao último período, e também, à previsão o período anterior. Esse modelo busca eliminar variações exageradas que ocorreram nos períodos anteriores. Necessita de poucos dados acumulados e é auto-adaptável. Elementos: @ = constante de suavização exponencial, normalmente variando [0,1 ; 0,3] P = Previsão do período anterior R = Consumo Real anterior MMSE = +
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5 – Método da Média dos Mínimos Quadrados (MMMQ)
É o melhor modelo. Apresenta um processo de ajuste que tende a se aproximar dos valores existentes, minimizando-se as distâncias entre cada consumo realizado. Baseia-se na equação da reta Y = a + bx (*), permitindo-se a projeção. Exige algum conhecimento estatístico. Fórmulas: ∑ Y = Na + b ∑ x ∑ XY = ∑x. a + b ∑ x2 * outras curvas podem ser estudadas
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