A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

+ Tecnociência e suas implicações para a educação (Aula do dia 23 e 24/07) Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "+ Tecnociência e suas implicações para a educação (Aula do dia 23 e 24/07) Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -"— Transcrição da apresentação:

1 + Tecnociência e suas implicações para a educação (Aula do dia 23 e 24/07) Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -

2 + Questões iniciais  Qual é a diferença entre ciência e tecnologia?  Como ciência e tecnologia estão relacionadas?  Por que ciência e tecnologia demandam um “olhar crítico”?  Que implicações para os processos educacionais?  Como abordar ciência e tecnologia no currículo escolar?

3 + CiênciaTecnologia Aborda o mundo natural e social; Preocupa-se com “o que é” o mundo social; Procura o significado do mundo através da pesquisa (uso do método científico). Trata de modificar, alterar e/ou controlar o mundo natural e social; Relativo ao que pode ser desenvolvido para satisfazer necessidades humanas; Envolve “invenção”, “inovação”, etc.

4 + Tecnociência CIÊNCIA TECNOLOGIA

5 + Modelo linear de desenvolvimento (LOPEZ, 2003) Ciência TecnologiaRiqueza Bem-estar social PERSPECTIVA REDENTORA 1)Os problemas hoje existentes e os que vierem a surgir serão, necessariamente, resolvidos com o desenvolvimento cada vez maior da ciência e tecnologia; 2)Com mais e mais ciência e tecnologia, teremos uma sociedade feliz.

6 + Modelo linear de desenvolvimento Bem-estar Ciência RiquezaTecnologia Neutralidade das decisões tecnocráticas Perspectiva salvacionista Determinismo tecnológico Suposta neutralidade da ciência e da tecnologia “A reunião da SBPC, portanto, é importante por direcionar o debate [sobre produtos geneticamente modificados] para o âmbito científico, desviando-se do político (ZERO HORA)

7 + Questionamento da ciência e da tecnologia E há um momento em que – e eu penso que as bombas sobre Hiroshima e Nagasaki são de alguma maneira simbólicas desse momento de inversão – as sociedades contemporâneas se apercebem de que a ciência moderna, resolvendo embora muitos problemas, também cria alguns. E começou todo um processo de questionamento da ciência moderna pelas conseqüências societais – que veio, naturalmente, no rastro das bombas atômicas, e que depois se prolongou por muitas áreas (SANTOS, 1995, p. 2)

8 + - Gato Cheshire... quer fazer o favor de me dizer qual é o caminho que eu devo tomar? - Isso depende muito do lugar para onde você quer ir __ disse o Gato. - Não me interessa muito para onde... __ disse Alice. - Não tem importância então o caminho que você tomar __ disse o Gato. __... contanto que eu chegue a algum lugar __ acrescentou Alice como uma explicação. - Ah, disso pode ter certeza __ disse o Gato __ desde que caminhe bastante”. (Retirado de “Alice no País das Maravilhas”) Questionamento da ciência e da tecnologia

9 + Objetivos educacionais 1)Promover o interesse dos estudantes em relacionar a ciência com aspectos tecnológicos e sociais; 2)Discutir as implicações sociais e éticas relacionadas ao uso da ciência-tecnologia; 3)Adquirir uma compreensão da natureza da ciência e do trabalho científico; 4)Formar cidadãos científica e tecnologicamente alfabetizados capazes de tomar decisões informadas e desenvolver o pensamento crítico e a independência intelectual. Aprender para PARTICIPAR da sociedadeAprender PARTICIPANDO da sociedade

10 + Inspiração em Paulo Freire “Quanto mais se problematizam os educandos, como seres no mundo e com o mundo, tanto mais se sentirão desafiados. Tão mais desafiados, quanto mais obrigados a responder ao desafio. Desafiados compreendem o desafio na própria ação de captá-lo. Mas, precisamente porque captam o desafio como um problema em suas conexões com outros, num plano de totalidade e não como algo petrificado, a compreensão resultante tende a tornar-se crescentemente crítica, por isto, cada vez mais desalienada” (FREIRE, 1987, p. 40). Temas geradores “será a partir da situação presente, existencial, concreta, refletindo o conjunto das aspirações do povo que poderemos organizar o conteúdo programático da educação ou da ação política” (FREIRE, 1987, p. 49)

11 + Abordagem temática Tema Conceitos científicos e tecnologia(s) utilizadas Levantar diferentes posições apoiadas em argumentos científicos e tecnológicos Interdiscipli- naridade Temas como “ponto de partida” para conceitos científicos  REDUCIONISMO

12 + Critérios para escolha dos temas  Se é de fato um problema de natureza controvertida, ou seja, se existem opiniões diferentes a seu respeito;  Se o tema tem significado social;  Se o tema, em alguma dimensão, é relativo à ciência e tecnologia.  Se o tema pertence ao contexto micro ou macrosocial do aluno.

13 + TRABALHO SOBRE REPORTAGENS 1)Caracterização do tema e da controvérsia; 2)Especificação dos conteúdos escolares envolvidos; 3)Listar argumentos a favor e contra; 4)Levantar soluções; 5)Refletir sobre como o tema poderia ser abordado na sala de aula.

14 + Que currículo base? Trivium grego Gramática Retórica Lógica

15 + Que currículo base? Trivium para hoje (D’AMBRÓSIO, 1999) Literacia Materacia Tecnoracia Capacidade de processar informação escrita e falada, incluindo leitura, cálculo, diálogo, mídia, internet, correspondendo aos instrumentos comunicativos. Capacidade de interpretar e analisar sinais e códigos, propor e utilizar modelos e simulações na vida cotidiana, construir abstrações sobre representações do real, correspondendo aos instrumentos intelectuais. Capacidade de utilizar e combinar instrumentos, simples ou complexos, avaliando as possibilidades, limitações e adequação às necessidades e às situações diversas, sendo os instrumentos materiais. Letramento LETRAMENTO CIENTÍFICOLETRAMENTO TECNO-CIENTÍFICO Literacy

16 + ROTEIRO PARA ANÁLISE DE LIVROS 1)Que livro? Série? Disciplina? 2)Como a situação está no livro? Integrado? Isolado? Motivação? Tema gerador? 3)Qual é o tema? Qual é a controvérsia? 4)Que conhecimentos científicos e tecnológicos são veiculados? De que forma? 5)São apresentados argumentos pró e contra? 6)Que solução é sugerida? 7)Como o aluno é envolvido na situação?

17 + Atividade no Moodle Estudo do texto (de 26 a 31/07) SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, Dec. 2007. Discussão no fórum (de 26 a 31/07)

18 + PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA Planejamento e implementação (?} de uma intervenção que agende a abordagem crítica da tecnociência nA sociedade.  1º momento (em aula) Formação de grupos e planejamento coletivo (24/07)  2º. Momento (em aula) Socialização dos planejamentos dos grupos (24/07)  3º. Momento Implementação (de 26/07 a 05/08)  4º. Momento Apresentação da experiência (06/08)  5o. Momento Produção escrita e/ou visual no Moodle (até 15/08)

19 + Roteiro para planejamento (aula de 100 a 200 minutos)  Identificação do perfil da(a) turma(s)  Tema gerador  Objetivos  Partes da aula  Especificar para cada parte da aula: ações do professor e dos alunos, os questionamentos a serem feitos aos alunos  Como e onde os conceitos tecnocientíficos serão abordados (e/ou sistematizados)?  REFLEXAO GERAL: Pensar como esta atividade agenda a crítica à tecnociência.

20 + Registro da Intervenção pedagógica  Fazer o registro da experiência (como diário de bordo, moodle, etc.)  Recolher os materiais utilizados;  Recolher registros de alunos;  Gravar discussão de alunos;  Fotografia

21 + TEMPO PARA APRESENTAÇÃO: 20/25 minutos ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS NA APRESENTAÇÃO:  Caracterização das turmas  Apresentar o tema, a controvérsia e os objetivos da aula  Detalhar o sequenciamento (partes da aula)  Mostrar como conceitos científicos e/ou tecnológicos foram utilizados (na intervenção do professor ou na discussão dos ou com) alunos.  Ilustrar trechos em que os alunos: a) Discutem argumentos pró e contra; b) Esboçam a tomada de decisões e/ou a formulação de soluções  Como o grupo avalia a experiência? O que faria diferente? Roteiro para apresentação (Sugestão: usar powerpoint)

22 + Nota Presença – Valor: 2 Participação no Moodle – Valor: 3 Projeto de Intervenção Pedagógica – Valor: 5


Carregar ppt "+ Tecnociência e suas implicações para a educação (Aula do dia 23 e 24/07) Jonei Cerqueira Barbosa - Faculdade de Educação da UFBA -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google