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Excelência em Gestão: os desafios de uma nova era. Jairo Martins da Silva Brasília, 05.03.2012.

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1 Excelência em Gestão: os desafios de uma nova era. Jairo Martins da Silva Brasília, 05.03.2012

2 Agenda A Evolução da Gestão das OrganizaçõesA FNQ e o MEG - Modelo de Excelência da GestãoGestão: os Desafios de uma Nova Era

3 Agenda A Evolução da Gestão das OrganizaçõesA FNQ e o MEG - Modelo de Excelência da GestãoGestão: os Desafios de uma Nova Era

4 Períodos: História e Revolução Industrial 01453476-4x10³-4500x10³1789 2011 199001780 Pré-História Antiguidade Idade Média Idade Moderna Idade Contemporânea Era da Agricultura Era da Indústria Era da Informação 1760 - I Revolução Industrial 1870 - II Revolução Industrial 1950 - III Revolução Industrial Complexos Industriais Eletricidade e Petróleo Máquina a Vapor Revoluções Industriais 30-5000-2080-90 Grandes Transformações

5 Anos 30 - 50: 0 Cenário Pós Depressão e Pós 2ª Guerra Crise Econômica Mundial O Mundo Politicamente Dividido Inflação sem Controle Europa DestruídaJapão Destruído Falta de Produtos Escassez de Alimentos Falta de Empregos

6 PIB: é o valor monetário total dos Bens, Produtos e Serviços em um País, durante um período de tempo determinado. =++ PIB BensProdutosServiços Destruir a natureza para produzir e vender bens materiais e serviços associados leva a um aumento do PIB! Pós Guerra: O Conceito do PIB Produzir a qualquer custo!

7 A Era dos Excessos: O Composto de Marketing – os 4 Ps INSUMOSPRODUÇÃO SAÍDA DESEJÁVEL P PRODUCT P PRICE P PLACE P PROMOTION Aumento do PIB é a Medida do Sucesso!

8 Anos 80 - 90: O Cenário Globalizado Concorrência Internacional Pressão por Prazos e Custos Redução das Distâncias Migração de Poder: da Produção para a Distribuição Produtos Importados Abertura dos Mercados Migração de Capitais Expansão das Comunicações Mudança de Hábitos, Conceitos, Procedimentos, Exigências e Instituições Uniformização Tecnológica

9 Os Sistemas de Gestão 198519952005199020002010 ISO 9000 ISO 14000 SA 8000 OHSAS 18000 ISO 22000 ISO 16949 ISO 14919 ISO 15100 Abordagem Setorial Abordagem Organizacional NBR 16000 ISO 26000

10 A Realidade Atual: O Cinzento Cenário Mundial Catástrofes ClimáticasAquecimento Global Falta de Alimentos Crise Energética CorrupçãoViolência Evolução Tecnológica Cultura do Consumo Fome &MisériaCrise de Ética A Escassez de Recursos Naturais Crise Financeira Destino do Lixo A Sustentabilidade Cosmética

11 As Fases da História das Organizações Fase Artesanal Transição para a Industrialização Crescimento Industrial Grande Recessão Marketing: a Retomada Globalização 176019141860194519601990 Era da Agricultura Era Industrial Era da Informação 2010 Sustentabilidade Era dos Excessos Era dos Limites

12 A Era dos Limites: O Composto de Marketing – os 5 Ps INSUMOS PRODUÇÃO SAÍDA DESEJÁVEL P PRODUCT P PRICE P PLACE P PROMOTION SAÍDA INDESEJÁVEL P PROCESS As Saídas Indesejáveis deveriam afetar negativamente o PIB.

13 A Empresa Sustentável: A Preocupação com os Processos INSUMOS (RECURSOS) PRODUÇÃO (RECURSOS) SAÍDA DESEJÁVEL SAÍDA INDESEJÁVEL (PERDAS) PERDAS GERALMENTE NÃO CONTABILIZADAS IMPACTO NO MEIO-AMBIENTE IMPACTO NO CONSUMIDOR IMPACTO NA EMPRESA IMPACTO SOCIAL IMPACTO NO FUNCIONÁRIO IMPACTO LEGAL

14 Era dos Limites: O PIB do Novo Cenário =++ PIB Sustentável Bens Produtos Serviços + Saúde Educação Conhecimento Segurança Ética Respeito Água Ar Ambiente Vida Capital Físico Capital Humano Capital Social Capital Natural Riqueza Produzir visando a sobrevivência das próximas gerações!

15 Agenda A Evolução da Gestão das OrganizaçõesA FNQ e o MEG - Modelo de Excelência da GestãoGestão: os Desafios de uma Nova Era

16 Perfil da FNQ: Fundação Nacional da Qualidade Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é disseminar os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. É também responsável pela organização, promoção e avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ, que reconhece anualmente as melhores práticas de excelência em gestão no Brasil.

17 Evolução da FNQ 1990 1991 2005 1992 2011

18 A Nossa Missão Estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, colaborativas e gerem valor para a sociedade.

19 A Nossa Aspiração Ser reconhecida como o mais importante agente promotor, articulador e disseminador da cultura e da excelência da gestão no Brasil.

20 As Nossas Crenças A organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende. O objetivo de qualquer sistema de gestão é gerar valor para todos os integrantes, numa relação de interdependência e cooperação. A perenidade da empresa depende, cada vez mais, da qualidade da interação com seu ecossistema e da velocidade com que aprende e age em cenários novos, imprevistos e incontroláveis. Os Fundamentos da Excelência da Gestão expressam a nossa compreensão dos fatores da competitividade em um contexto complexo de mudanças globais.

21 Os Nossos Clientes Organizações de qualquer porte, setor e natureza, que se relacionem com a FNQ, com o objetivo de melhorar a sua gestão e contribuir para o aumento da competitividade sustentável do País.

22 MEG e os Critérios de Excelência Fundamentos da Excelência: Pensamento sistêmico Aprendizado organizacional Cultura da inovação Liderança e constância de propósitos Orientação por processos e informações Visão de futuro Geração de valor Valorização das pessoas Conhecimento sobre o cliente e o mercado Desenvolvimento de parcerias Responsabilidade social MEG – Modelo de Excelência em Gestão

23 FNQ - Excelência da Gestão Modelo Capacitação AutoAvaliação Programa de Excelência da Gestão Reconhecimento Sensibilização Planejamento PublicaçõesEventosPalestras O Processo da Excelência da Gestão Banco de Boas Práticas

24 MEG: processo contínuo de atualização Res ulta dos ( 460 ) 1992 - 19962001 - 20022003 - ? Evolução do Modelo de Gestão ?1997 - 2000

25 Valor Gerado com a adoção do MEG  Visão sistêmica da organização  Diagnóstico, medição e melhoria do desempenho do negócio  Identificação dos pontos fortes da organização  Identificação de oportunidades de melhoria da gestão  Linguagem e comunicação gerencial uniformes  Foco em resultados planejados  Comprometimento e cooperação das pessoas  Maior confiança e reconhecimento das partes interessadas  Medição do grau de maturidade da gestão  Atualizado com base em práticas de gestão de classe mundial

26 PNQ: Prêmio Nacional da Qualidade

27 Evolução MPE Brasil

28 Agenda A Evolução da Gestão das OrganizaçõesA FNQ e o MEG - Modelo de Excelência da GestãoGestão: os Desafios de uma Nova Era

29 O Desafiador Cenário Mundial Cultura x Compliance Agilidade e Adaptabilidade Complexidade x Simplicidade Sustentabilidade Gestão dos Riscos Ecossistemas Complexos Poder do Consumidor A Cadeia de Valor Cíclica O Poder das Redes Sociais Imprevisibilidade Interdependência Pensamento Sistêmico

30 Evolução: Cenários e Organizações Era História Tempo/ Tecnologia Mercado Organização Atuação AgrícolaInformaçãoIndustrial Guerra Fria Terrorismo Crise Financeira WW IIWW I Tempo Diferido Tempo Real Concreto Previsível Fragmentado IndependenteInterdependente Integrado Imprevisível VolátilVelocidade Complexidade Mecânica Hierárquica Independente Autônoma Interdependente Sistema Vivo Adaptabilidade Flexibilidade LocalNacional Internacional GlobalMultilocal CentralizadaDescentralizadaDistribuídaEcossistema

31 Vantagem Competitiva: A Velocidade de Adaptação ao Ecossistema Velocidade Adaptação Interação

32 Ferramentas Clássicas: Redução dos Riscos PerfilCenárioEstratégiaAçõesProjetosControle Missão Visão Valores SWOT BCG PORTER ANSOFF BSC 5H2W PMI PDCA CANVAS Business Model

33 O Poder do Consumidor De onde vem? Para onde vai? Como é feito? Por que preciso?

34 DIMENSÕESDEPARA Ambiente externo Estabilidade, mudança progressiva e linearidade Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial Organizações Máquina, sistema isolado e independente Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade Sociedade e meio ambiente Restrições sujeitas a considerações custo/benefício Partes integrantes do ecossistema da organização Interação Competição, regionalidade e relacionamento utilitário Competição e cooperação, globalidade e relacionamento de qualidade EstruturaPirâmide e integração verticalRedes e interação horizontal Percepção de valor Avaliação objetiva de ativos tangíveis Avaliação subjetiva de ativos intangíveis Os Desafios da Liderança (I)

35 DIMENSÕESDEPARA Liderança Comando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização Líder como mentor, focalizador e símbolo, com liderança distribuída e abrangendo o ecossistema InovaçãoLocalizada, tarefa para experts Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema ConhecimentoCrescimento Linear e acesso restrito Crescimento exponencial e acesso universal Aprendizado / educação Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida Função da escola e da organização. Aprendizado contínuo para toda a vida Tecnologia da Informação Automação Mais tecnologia, menos pessoas Informatização Maior conteúdo intelectual e transformação do trabalho em experiência mais rica e desafiadora Os Desafios da Liderança (II)

36 MEG – Evolução do Modelo Res ulta dos ( 460 ) 1992 - 19961997 - 20002001 - 20022003 - ?? Globalização Uniformização Tecnológica Expansão das Comunicações Gestão da Qualidade Total Migração de Capitais Poder da Distribuição Logística como Diferencial Cadeia de Valor Linear Insustentabilidade Escassez de Recursos Crise de Ética e Corrupção Poder das Redes Sociais Complexidade Cadeia de Valor Cíclica Volatilidade Financeira Imprevisibilidade 19912011 Tempo RealTempo diferido

37 Como deve ser o MEG do futuro?

38 O futuro nos próximos 20 anos! Rapidez Complexidade Riscos Mudança Surpresa As mudanças serão cada vez mais rápidas e abrangentes, incluindo todos os aspectos da vida. O número de forças aparentemente não inter-relacionadas (mas na verdade interligadas) interferirão na vida e na segurança das pessoas, instituições e países. Os riscos e as incertezas se multiplicarão, o que inclui ameaças como o terrorismo, a criminalidade e as turbulências econômicas. Queiramos ou não, teremos que nos adaptar por meio de mudanças radicais em nossos ambientes de trabalho, comunidades e relacionamentos. Boas ou más, imagináveis ou inimagináveis, as surpresas cada vez mais farão parte do dia a dia, desafiando a nossa sensibilidade e a lógica binária do nosso entendimento.

39 Liderança: a agenda dos próximos anos Antecipação de Cenários Gestão de Riscos Sustentabilidade Ética e Transparência Cultura Organizacional Prática da Inovação Tecnologias Relevantes Atuação em Redes Adaptabilidade Cadeia de Valor Cíclica “Cooperatividade” Interdependência O MEG do Futuro O MEG do Futuro !

40 Mensagem Final A excelência de uma organização depende fundamentalmente da sua capacidade de perseguir os seus propósitos em completa harmonia com o seu ecossistema, buscando negócios economicamente rentáveis, ambientalmente corretos, socialmente justos e eticamente transparentes.


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