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Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação

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Apresentação em tema: "Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Análise de Redes Sociais de Informação
Aula 02 Análise de Centralidade e Componentes Dalton Martins Laboratório de Políticas Públicas Participativas Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás Sueli Mara S. P. Ferreira Universidade de São Paulo

2 O que é centralidade em redes sociais?

3 O que é centralidade em redes sociais?

4 O que é centralidade em redes sociais?
A medida de centralidade tem por objetivo investigar quais seriam os atores mais importantes que estão presentes em uma rede. A hipótese utilizada para o grau de importância de um ator é de que quanto mais relações e articulação de relações um ator tenha, mais importante ele é para o padrão estrutural que é denotado pela rede. No entanto, nem sempre ter mais relações é aquilo que interessa numa análise de rede. Muitas vezes a questão-chave não é a quantidade de relações, mas a posição na qual um ator se encontra. Podem não ser mais relações, mas podem ser relações de maior relevância para um determinado contexto. A pergunta mais importante a ser feita aqui é: Quais tipos de relações e que tipos de posições são as mais importantes para a pergunta de pesquisa que temos?

5 Medidas de centralidade
Veremos 4 medidas de centralidade (há várias outras, mas essas são consideradas as mais importantes e mais utilizadas na análise de redes sociais): Grau Intermediação Proximidade PageRank

6 Centralidade por Grau O grau de centralidade da rede representa o número de linhas incidentes em um vértice do grafo, ou seja, o número de conexões diretas que um determinado ator estabelece dentro de sua rede. Em geral, se interpreta que quanto mais conexões um nó possui maior é a sua importância relativa na capacidade de mobilizar/acionar outros nós.

7 Centralidade por Grau Se a rede for direcionada, temos a centralidade de entrada e centralidade de saída. Entrada: sinônimo de prestígio/popularidade – “eu sou acionado” Saída: sinônimo de iniciativa – “eu aciono”

8 Centralidade de Intermediação
O grau de centralidade por intermediação (betweenness) representa a habilidade de um indivíduo de se conectar aos círculos importantes da rede. A interposição é uma característica “entre”, que denota o grau de centralidade que um vértice se encontra em relação as principais rotas por onde os fluxos de uma rede são estabelecidos.

9 Centralidade de Proximidade
O grau de centralidade por proximidade (closeness) representa a habilidade de um indivíduo monitorar o fluxo de informação e enxergar o que está acontecendo na rede. A proximidade é uma característica “com”, que denota o grau de centralidade (o quão próximo), que um vértice se encontra em relação aos principais atores que estabelecem os fluxos de uma rede.

10 Centralidade por PageRank
 o PageRank é uma avaliação da relevância de uma determinada pessoa em uma rede. Para calcular o valor do PageRank considera-se basicamente a quantidade, qualidade e contexto de links que uma pessoa recebe e faz. A ideia segue esta linha: você joga futebol e quer saber o quão bem você está jogando. Se vários amigos seus (pernas- de-pau) falam que você joga bem, não importa muito. Eles não tem autoridade para falar de futebol. Inclusive, as pessoas podem até concluir que você joga mal, por somente pernas-de-pau falarem de você. Por outro lado, se o Ronaldinho e o Pelé falarem que você joga bem, então a relevância do seu futebol fica realmente aumentada. Ou ainda pense em um caso em que muitos jornais esportivos comentam que você é um excelente jogador. Você acaba por ser bem contextualizado no meio e acaba por ser considerado um bom jogador Fonte:

11 Centralidade por PageRank

12 Componentes em redes sociais
Os componentes de uma rede são partes da rede que se encontram isoladas de todas as demais. Nem sempre todos os atores da rede estão conectados formando apenas um único componente, podendo apresentar setores que se encontram isolados. A interpretação do significado desses setores é variável conforme o contexto da rede. No entanto, apontam áreas importantes da rede que não se conectam com as demais: O que levaria a isso? Que causas ajudam a explicar esse fator? Como poderiam se conectar? Que ações poderiam levar a isso?

13 Componentes em redes sociais

14 Componentes em redes sociais

15 Vamos ao Gephi Centralidade: Componentes: Calculando as centralidades;
Calculando o grau médio; Calculando o grau médio ponderado; Calculando o diâmetro da rede. Entendendo os dados de centralidade; Modificando o design da rede pelas centralidades; Filtrando a rede: analisando padrões de conexão pela centralidade; Topologia – intervalo de grau Exportar os dados para tratamento em planilhas de cálculo. Componentes: Encontrando os componentes Modificando o design da rede pelos componentes Interpretando componentes.


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