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COORDENADORES PEDAGÓGICOS

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Apresentação em tema: "COORDENADORES PEDAGÓGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 COORDENADORES PEDAGÓGICOS
17 de maio de 2011

2 PAUTA Programação do curso O Coordenador Pedagógico e a Legislação
As atribuições do Coordenador Pedagógico O Coordenador Pedagógico e sua função transformadora Informes “Surpresa”

3 Circular E/DGED nº 37 13/07/1998 Aspectos referentes às atribuições
Aspectos referentes à capacitação Aspectos referentes à avaliação

4 Aspectos referentes às atribuições
Assessorar tecnicamente a construção do Projeto Político Pedagógico da Escola em todas as suas etapas: elaboração, implementação e avaliação; Promover, junto com a Direção, a integração dos professores das diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre as diferentes séries e níveis da Educação Básica; bem como dos diferentes projetos e programas

5 Aspectos referentes às atribuições
Coordenar, organizar e participar, junto com a direção, dos Centros de Estudo, Conselho de Classe e outras atividades promovidas pela Unidade Escolar; Conhecer e participar da elaboração das normas que regulam o gerenciamento da Unidade Escolar; Acompanhar, junto a Direção, as ações relacionadas à matrícula e à organização do espaço escolar;

6 Aspectos referentes às atribuições
Assessorar tecnicamente a Direção na elaboração dos horários da Unidade Escolar, possibilitando melhor atendimento ao aluno e garantindo a concretização do processo ensino-aprendizagem de acordo com a legislação vigente; atuação de voluntários e estagiários, ações do NCM Promover, junto com a direção, a avaliação continuada de todo trabalho escolar, a partir da análise do quadro de desempenho e outros instrumentos criados pela unidade escolar, bem como, dos Relatórios do Desempenho escolar ( bimestral e final) ; Provas bimestrais, conceitos, índices etc.

7 Aspectos referentes às atribuições
Orientar e acompanhar as estratégias de recuperação paralela e final; Conhecer, acompanhar, discutir e criar estratégias para a utilização da programação televisiva veiculada pela MULTIRIO; Articular todo trabalho da Unidade Escolar, no que se refere à otimização dos recursos disponíveis nas Salas de Leitura e em outros espaços/atividades pedagógicas da própria Escola- e comunidade

8 Aspectos referentes às atribuições
Integrar o trabalho pedagógico da Unidade Escolar com as salas de leitura Polo, Polos de Ciências e Matemáticas, Polo de Educação pelo Trabalho, clubes Escolares e Núcleos de Arte; e todos projetos existentes Criar um fórum permanente de discussão com todos os segmentos da comunidade escolar com a finalidade de garantir o êxito do aluno e sua permanência na Escola

9 Aspectos referentes à capacitação
Participar dos cursos de formação continuada promovidos pela SME, demonstrando aproveitamento na construção de uma prática transformadora; Realizar estudos e pesquisas, visando a produção de trabalhos teóricos /metodológicos que tenham aplicação no desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico da Escola; Participar de atividades de atualização, tendo em vista a melhoria do trabalho desenvolvido pela Escola, a troca de experiência e um fluxo eficaz de informações.

10 Aspectos referentes à Avaliação
Realizar auto-avaliação permanente, considerando a necessidade de refletir, dar continuidade ou rever ações planejadas; Ter a avaliação do seu trabalho considerada, semestralmente, quando da realização da avaliação Global do Desempenho da Unidade Escolar; Ter a avaliação do seu trabalho considerada nas sucessivas avaliações promovidas pelas Comissões de Avaliação da Coordenadoria Regional de Educação, visando discutir, em conjunto, as ações planejadas e executadas.

11 FUNÇÃO DO COORDENADOR PEGAGÓGICO
GESTOR PEDAGÓGICO

12 “Mudar práticas pedagógicas não se resume a uma tarefa técnica de implementação de novos modelos a substituir programas, métodos de ensino e formas de avaliação costumeiros. Mudar práticas significa reconhecer limites e deficiências no próprio trabalho. Significa lançar olhares questionadores e de estranhamento para práticas que nos são tão familiares que parecem verdadeiras, evidentes ou impossíveis de serem modificadas. Significa alterar valores e hábitos que caracterizam de tal modo nossas ações e atitudes que constituem parte importante de nossa identidade pessoal e profissional. Mudar práticas implica o enfrentamento inevitável e delicado de conflitos entre os participantes (professores, alunos, pais e a hierarquia do sistema escolar), originados de visões do mundo, valores, expectativas e interesses diferentes. Mudar práticas implica mudanças nas formas de relacionamento entre os participantes, e isso pode gerar desestabilidade na estrutura de poder, riscos de novos conflitos, desgastes e frustação para a comunidade escolar. Mudar práticas pedagógicas significa empreender mudanças em toda a cultura organizacional “


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