A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão Gerontológica no Envelhecimento Saudável Maria Gomes de Queiroz Ass. Social, Esp. em Gerontologia Ms. em Políticas Públicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão Gerontológica no Envelhecimento Saudável Maria Gomes de Queiroz Ass. Social, Esp. em Gerontologia Ms. em Políticas Públicas."— Transcrição da apresentação:

1 Visão Gerontológica no Envelhecimento Saudável Maria Gomes de Queiroz Ass. Social, Esp. em Gerontologia Ms. em Políticas Públicas

2 Formas de Envelhecimento Envelhecimento saudável Envelhecimento saudável Envelhecimento normal Envelhecimento normal Envelhecimento doentio Envelhecimento doentio

3 ´´Há homens que nunca parecem envelhecer. Sempre mentalmente ativos, sempre prontos para adotar idéias novas, satisfeitos e, contudo, cheios de aspirações, sabem gozar o melhor do que há e ser os primeiros a descobrir o melhor do que há de vir.`` Shakespeare

4 A gerontologia diria que além destes, há homens que tem todas condições de serem iguais a estes, porém necessitam de uma intervenção profissional adequada e interdisciplinar.

5 ´´O envelhecimento tem, sobretudo, uma dimensão existencial e, como todas as situações humanas, modifica a relação do homem com o tempo, com o mundo e com a sua própria história, revestindo-se não só de características biopsíquicas, como também sociais e culturais.`` Simone de Beauvoir, 1970. ´´O envelhecimento tem, sobretudo, uma dimensão existencial e, como todas as situações humanas, modifica a relação do homem com o tempo, com o mundo e com a sua própria história, revestindo-se não só de características biopsíquicas, como também sociais e culturais.`` Simone de Beauvoir, 1970.

6 O processo de envelhecimento está associado a uma maior suscetibilidade física e emocional. Suscetibilidade está na interação de fatores físicos, psicológicos, sociais, econômicos e culturais; Por um lado este processo é extremamente individualizado, e por outro marcado pelos padrões sócio-culturais. O processo de envelhecimento está associado a uma maior suscetibilidade física e emocional. Suscetibilidade está na interação de fatores físicos, psicológicos, sociais, econômicos e culturais; Por um lado este processo é extremamente individualizado, e por outro marcado pelos padrões sócio-culturais.

7 A literatura recente tem enfatizado que ´´não podemos subestimar a velhice, atribuindo-lhe somente perdas, visto que o processo de desenvolvimento, em todos os momentos da infância a velhice é um processo de equilibração entre ganhos e perdas e não só de ganhos ou só de perdas.`` Baltes, 1987 A literatura recente tem enfatizado que ´´não podemos subestimar a velhice, atribuindo-lhe somente perdas, visto que o processo de desenvolvimento, em todos os momentos da infância a velhice é um processo de equilibração entre ganhos e perdas e não só de ganhos ou só de perdas.`` Baltes, 1987

8 Não é possível dar receitas para bem envelhecer e não apenas pela complexidade dos elementos envolvidos. Acontece também que o papel da ciência não é prescritivo. O que está ao alcance da mão do cientista é apontar princípios gerais, regulamentando discrepâncias, caminhos para investigação e reflexão que ousamos sugerir, deverá ser visto sob uma ótica coordenada e contextualizada.

9 Estratégias consideradas pela gerontologia para o envelhecimento saudável Promover a saúde física ao longo de todo o curso de vida Promover a saúde física ao longo de todo o curso de vida Educação continuada da vida adulta e na velhice incluindo oportunidades para treinamento compensatório. Educação continuada da vida adulta e na velhice incluindo oportunidades para treinamento compensatório. Encorajar a flexibilidade individual social Encorajar a flexibilidade individual social Estimular Autonomia Estimular Autonomia

10 Envelhecer satisfatoriamente depende, do delicado equilíbrio entre as limitações e as potencialidades do indivíduo, o qual lhe possibilitará lidar, com diferentes graus de eficácia, com as perdas inevitáveis do envelhecimento.

11 Envelhecer bem depende das chances do indivíduo quanto a usufruir de condições adequadas da educação, urbanização, habitação, saúde e trabalho durante todo o seu curso de vida.

12 Trajetória do Envelhecimento Saudável Manutenção da autonomia; Manutenção da autonomia; Possibilidade de o indivíduo seguir o curso de sua vida; Possibilidade de o indivíduo seguir o curso de sua vida; Manter concepção de sua identidade e de sua capacidade de interagir no mundo; Manter concepção de sua identidade e de sua capacidade de interagir no mundo; Fazer opções ajustadas às suas necessidades; Fazer opções ajustadas às suas necessidades; Reconhecer-se autor de uma história singular que está continuamente sendo construída e dar sentido a sua existência. Reconhecer-se autor de uma história singular que está continuamente sendo construída e dar sentido a sua existência.

13 Proposta para o envelhecimento saudável inclui: Quebrar mitos; Quebrar mitos; Cuidados com a saúde; Cuidados com a saúde; O engajamento social; O engajamento social; Perfil psicológico. Perfil psicológico.

14 Mitos da Velhice Velhice é doença; Velhice é doença; O idoso está perto da morte; O idoso está perto da morte; O idoso não tem futuro; O idoso não tem futuro; O idoso não aprende. O idoso não aprende.

15 Cuidados com a Saúde A medicina preventiva assume um papel marcante, atuando na promoção de um estilo de vida saudável; A medicina preventiva assume um papel marcante, atuando na promoção de um estilo de vida saudável; Programa com exercício e atividades que garantam a quebra de mitos, aumento de auto- estima, autoconfiança, do interesse da nova aquisição de conhecimentos, facilitando, assim, a melhoria do desempenho cognitivo e global. Programa com exercício e atividades que garantam a quebra de mitos, aumento de auto- estima, autoconfiança, do interesse da nova aquisição de conhecimentos, facilitando, assim, a melhoria do desempenho cognitivo e global. Kyriazis, 1995

16 Engajamento Social Os sentimentos de utilidades; Os sentimentos de utilidades; De identificação com os anseios e valores do grupo familiar ou social; De identificação com os anseios e valores do grupo familiar ou social; Inserção e realização intrapessoal e interpessoal; Inserção e realização intrapessoal e interpessoal; Ocupação carregada de significação é diferente de ocupação para passar tempo ou distrair. Ocupação carregada de significação é diferente de ocupação para passar tempo ou distrair.

17 Perfil Psicológico A manutenção da curiosidade; A manutenção da curiosidade; Da alegria interior; Da alegria interior; Do interesse; Do interesse; Paixão pela vida. Paixão pela vida.

18 Cícero não teria se surpreendido com o nosso recente conhecimento a respeito dos fatores que contribuem para uma velhice saudável ele já tinha previsto vários desses fatores a mais de dois mil anos.

19 ´´Mas é nosso dever... resistir à velhice; compensar seus defeitos com um cuidado precavido; lutar contra ela como lutaríamos contra uma doença; praticar exercícios moderados; e ingerir comida e bebida que sejam apenas suficientes para restaurar nossas forças e não para sobrecarregá-las. Na verdade, tampouco devemos concentrar-nos unicamente no nosso corpo: muito mais cuidado é devido à mente e à alma; pois essas como as lâmpadas, também começam a se apagar com o tempo, se não as mantivermos abastecidas de óleo... a atividade intelectual dá a vida à mente.`` Cícero (106-43 a.C.)

20


Carregar ppt "Visão Gerontológica no Envelhecimento Saudável Maria Gomes de Queiroz Ass. Social, Esp. em Gerontologia Ms. em Políticas Públicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google