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Mapa estrutural Surrealismo - Contexto histórico

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Apresentação em tema: "Mapa estrutural Surrealismo - Contexto histórico"— Transcrição da apresentação:

1

2 Mapa estrutural Surrealismo - Contexto histórico
- Definição, metodologia, propostas e filosofia - Categorias: - Artes Plásticas (principais obras e artistas) - Literatura - Teatro e Cinema - Surrealismo no Brasil - Conclusão

3 Contexto histórico

4 Contexto histórico Fim da Primeira Guerra Mundial; a Europa vive um período de instabilidade política, social e ideológica. Revolução Russa, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade. Manifestações artísticas surgem como novas alternativas dentro de um mundo angustiado com a guerra, que foi de muitas batalhas e mortes.

5 Contexto histórico Num ambiente totalmente fragilizado, aparece o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturador de toda a idéia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade.

6 O que é o Surrealismo?

7 O que é Surrealismo O surrealismo foi um movimento artístico fundado na França, pelo poeta André Breton, na década de 1920. Propunha o automatismo puramente físico, através do qual se pretendia expressar, verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento.

8 O que é Surrealismo Definição:
·      O termo “surrealismo” foi tomado da obra de Apollinaire, e significava uma “arte que ultrapassava as aparências, desobrigada da fidelidade para com o real” ou simplesmente um termo que representasse o “ alem do real”.

9 O que é Surrealismo METODOLOGIA
ARTES PLASTICAS: colagem, frottage, decalcomania. LITERATURA: escrita automática. GERAL: associação livre, automatismo, abordagem intelectual coletiva, colocação de objetos familiares em novos contextos.

10 O que é Surrealismo Filosofia:
“ A criatividade deveria se alimentar aos níveis mais profundos do inconsciente, dos sonhos e alucinações e a mesmo tempo excluir o pensamento racional. Era preciso banir a razão, o gosto e a vontade consciente do processo criativo.” (André Breton)

11 Artes plásticas

12 A porta para a liberdade
Artes plásticas Foi através da pintura que as idéias do surrealismo foram melhor expressadas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e representavam o mundo concreto. A porta para a liberdade (René Magritte)

13 Artes plásticas O movimento artístico dividiu-se em duas correntes:
A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. Sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória. Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores.

14 Artes plásticas Salvador Dalí
Nascido na cidade catalã de Figueres, na Espanha, começou a pintar por volta dos 13 anos. Cinco anos depois, em 1922, Salvador Dalí mudou-se para Madri, onde ingressou na Academia de San Francisco e conheceu o poeta Federico Garcia Lorca e o futuro cineasta Luis Buñuel.

15 Artes plásticas Salvador Dalí
Insere-se no movimento em 1929, com a ajuda da russa Elena Dimitrievna Diakonova (Gala). Dez anos mais velha do que ele, Gala fica com Dalí até o último dia de sua vida. No início da Segunda Guerra, em 1940, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos. O casal permaneceu nos EUA até 1955.

16 Artes plásticas Salvador Dalí
A partir de 1982, com a morte de Gala, Salvador Dalí tornou-se um homem recluso, abatido pelo Mal de Parkinson. Dalí viveria até 1989.

17 Artes plásticas Salvador Dalí
O enigma do desejo – minha mãe, minha mãe, minha mãe (1929)

18 Artes plásticas Salvador Dalí Relembrando o cabeção...

19 Artes plásticas Salvador Dalí A persistência da memória (1931)

20 Cristo de São João da Cruz
Artes plásticas Salvador Dalí Cristo de São João da Cruz (1951)

21 A tentação de Santo Antônio
Artes plásticas Salvador Dalí A tentação de Santo Antônio (1945)

22 Artes plásticas Salvador Dalí Última ceia (1495 -1497)

23 Artes plásticas Salvador Dalí Vénus de Milo (1936)
Vénus de Milo (130 a.C.

24 Artes plásticas Max Ernst
Nasceu em 1891, em Brühl, Colônia, na Alemanha. Aos 15 anos já copiava paisagens de Van Gogh. fundou, em 1919, em Colônia, junto com Jean Arp, o grupo Dada. Uma reação contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial.

25 Artes plásticas Max Ernst
Na França, conhece André Breton, um dos fundadores do Surrealismo. Participou ativamente desse movimento, até romper com o mesmo em 1954. Lutou na 1ª guerra mundial pela Alemanha. Teve sua primeira exposição em 1937, na Alemanha, denominada Arte Degenerada.

26 Artes plásticas Max Ernst Pintor, escultor e poeta.
Crítico em relação a sua própria criatividade e inspiração. Refletia em suas obras que tentava compreender os próprios mistérios do processo criativo.

27 Artes plásticas Max Ernst Quadro para jovens

28 Artes plásticas Max Ernst Madonna de Sanzio Madonna de Ernst

29 Artes plásticas Max Ernst Santa Cecília de Reni Santa Cecília de Ernst

30 Artes plásticas Max Ernst La femme

31 Artes plásticas Max Ernst Colagem

32 Artes plásticas Max Ernst Rei a brincar com a Rainha

33 Artes plásticas Max Ernst kupferblech

34 Artes plásticas Alberto Giacometti
Nos anos 50, afastou-se do Surrealismo, e começou a criar figuras extremamente magras e alongadas, que são o marco de sua carreira. Suas formas poderiam ser vistas tanto como representações do corpo humano, quanto como objetos utilitários.

35 Artes plásticas Alberto Giacometti Mulher, 1927. Mulher, 1928.

36 Artes plásticas Alberto Giacometti
Objeto desagradável a ser jogado,

37 Mulher deitada que sonha,1929.
Artes plásticas Alberto Giacometti A mulher colher,1926. Mulher deitada que sonha,1929. Mulher degolada,1932.

38 Artes plásticas GIORGIO DE CHIRICO
Criador da Pintura Metafísica e precursor do Surrealismo. “ Antigamente, os pintores costumavam ser loucos e os compradores de pinturas espertos. Agora, os pintores são espertos e os compradores são loucos”.

39 Artes plásticas GIORGIO DE CHIRICO A dúvida do poeta

40 Artes plásticas RENÉ MAGRITTE
Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898 Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas Praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico

41 Artes plásticas RENÉ MAGRITTE
Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas The Son of Man (1926)

42 Artes plásticas RENÉ MAGRITTE

43 Artes plásticas RENÉ MAGRITTE

44 Literatura Poema-colagem de Breton Fotomontagem de Delacroix & Dellfina

45 Literatura Automatismo: escreviam quaisquer palavras que entrassem em sua mente. Não alteravam o que escreviam, pois isto seria uma interferência no puro ato de criação. Livre associação de idéias Colagens; poemas-colagens: Frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e idéias do inconsciente. Intenção do Surrealismo: misturar imagens e palavras. Dar dimensão visual à palavra.

46 Literatura Provérbio de Paul Eluard: "Elefantes são contagiosos".
O Surrealismo é o único movimento moderno que experimentou a criação coletiva. Criação coletiva: faz-se circular uma folha de papel dobrada, na qual cada um deve escrever uma palavra. A frase que se lerá no final, representa o “pensamento inconsciente coletivo”. Cadavre exquis (“cadáver delicado”): Ao se desenhar em vez de escrever palavras, é possível criar as imagens mais absurdas.

47 Teatro e Cinema Teatro: Cinema:
- Buscava através de suas peças teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da platéia. Um das técnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco e platéia, durante a realização das peças Cinema: - Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram

48 Surrealismo no Brasil

49 Surrealismo no Brasil Início: 1919, na França.
Influências na Semana de Arte Moderna de 1922. No Brasil, em 1925, com Prudente de Moraes Neto e Sérgio Buarque de Hollanda. Progressos nas comunicações internacionais.

50 Surrealismo no Brasil

51 Surrealismo no Brasil Precursores: Descoberta do inconsciente
Influência de Freud Publicou um poema na revista Klaxon em 1922  Durval Marcondes

52 Surrealismo no Brasil Precursores: Escritor
Sociedade Brasileira de Psicanálise Mennoti del Picchia

53 Surrealismo no Brasil Precursores:

54 Surrealismo no Brasil Precursores: Walter Zanini (grupo phases).
Surge na França em 1954. Defendia a liberdade de manifestação do inconsciente. Influencia Grupo Austral de Pintura em 1967. 

55 Recepção do movimento no Brasil
Surrealismo no Brasil Recepção do movimento no Brasil Após anos 20, posição reticente em relação ao movimento. radicalismo artístico, cultural e ideológico. crítica ao bom senso. visto como "coisa de franceses“.

56 Recepção do movimento no Brasil
Surrealismo no Brasil Recepção do movimento no Brasil conservadorismo ideológico e cultural dominante. políticas de nacionalismo cultural e de retorno à ordem (déc. de 30). censuras, prisões e pressões políticas (Era Vargas).

57 Surrealismo no Brasil Principais autores: Cícero Dias Melancia

58 Surrealismo no Brasil Principais autores: Tarsila do Amaral
Abaporu, (1928)

59 Surrealismo no Brasil Principais autores: Murilo Mendes (foto)
Jorge de Lima Escritores

60 Surrealismo no Brasil Principais autores: Flávio de Carvalho

61 Conclusão O movimento surrealista foi caracterizado por dois fatores marcantes: estabeleceu uma maneira de pensar a arte nunca vista antes (principalmente no que se refere ao fazer arte). Através das idéias compartilhadas pelos pertencentes ao movimento, foram pensados e criados métodos inovadores de produção e reflexão acerca da arte. no entanto, a própria proposta surrealista de ser algo que fugisse de qualquer padrão ou de qualquer tipo de lógica racional foi que acabou por dar fim ao movimento. O estilo surrealista (que pretendia ser permanentemente inovador) fez com que o movimento se inserisse dentro daquilo que os surrealistas mais repudiavam: a lógica (mesmo que fosse uma lógica surrealista).


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