A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

2 M1 - Gestão por competências M2 - Competências gerenciais M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo M5 - Negociação de conflitos M7 - Inteligência emocional corporativa M8 - Tomada de decisão gerencial M9 - Harmonia organizacional M10 - Gestão de Equipes aplicada M6 - Sustentabilidade 2 Módulos iniciais 8 Módulos especiais 2 Módulos didáticos 4 Módulos temáticos 2 Módulos extra

3 M9 M8 M7 M6 M5 M3 M2 M1 M10 M4 Módulos iniciais Módulos didáticos Módulos especiais Módulos temáticos Módulos extra GEqão

4 GEq - MÓDULO 9: HARMONIA ORGANIZACIONAL

5 GEq M9 GEq MÓDULO 9 CONTEÚDO Satisfação no Trabalho: trabalho e sentido, tempo e trabalho, trabalho e gestão Harmonia no Trabalho: condições de trabalho, disfunções ocupacionais Trabalho e Qualidade de Vida: produtividade; eficácia, eficiência e efetividade Práticas em Gestão de Pessoas para a Qualidade de Vida no Trabalho: papel da liderança, prevenção na organização, ciclo de vida e melhor qualidade de vida

6 Questão 1: O que é FELICIDADE no Trabalho? GEq M9

7 Questão 2: O que é SATISFAÇÃO no Trabalho? GEq M9

8 Satisfação no Trabalho GEq M9 Trabalho e sentido: – Variedade das tarefas (uso de competências) – Identidade do trabalho (resultado alcançável, metas claras e objetivas) – Significado (impacto pessoal) Trabalho e tempo: institucionalização do tempo e capitalismo x conhecimento e criatividade

9 Satisfação no Trabalho GEq M9 Trabalho e gestão (sentido e tempo): A organização do trabalho deve oferecer aos trabalhadores a possibilidade de realizar algo que tenha sentido, de praticar e de desenvolver suas competências, de exercer seus julgamentos e seu livre-arbítrio, de conhecer a evolução de seus desempenhos e de se ajustar.

10 Um trabalho que tem sentido é um trabalho que... Características do trabalhoPrincípios da organização É realizado de forma eficiente e leva a um resultado FinalidadeClareza e importância dos objetivos. Utilidade, valor dos resultados EficiênciaRacionalidade das tarefas É intrinsecamente satisfatório Aprendizagem e desenvolvimento das competências Correspondência entre as exigências do trabalho e as competências da pessoa Realização e atualizaçãoDesafios e ideais Criatividade e autonomiaMargem de manobra sobre a administração das atividades e a resolução dos problemas ResponsabilidadeFeedback sobre o desempenho É moralmente aceitável Retidão das práticas sociais e organizacionais Regras do dever e do saber viver em sociedade Contribuição socialValores morais, éticos e espirituais É fonte de experiências de relações humanas satisfatórias Afiliação e vinculaçãoTrabalho em equipe Serviço aos outrosRelações do tipo cliente-fornecedor Garante a segurança e a autonomia Independência financeiraSalário apropriado e justo Saúde e segurançaBoas condições de trabalho Mantém ocupado OcupaçãoCarga de trabalho adequada

11 Um trabalho que tem sentido é um trabalho que... Características do trabalhoPrincípios da organização É realizado de forma eficiente e leva a um resultado FinalidadeClareza e importância dos objetivos. Utilidade, valor dos resultados EficiênciaRacionalidade das tarefas É intrinsecamente satisfatório Aprendizagem e desenvolvimento das competências Correspondência entre as exigências do trabalho e as competências da pessoa Realização e atualizaçãoDesafios e ideais Criatividade e autonomiaMargem de manobra sobre a administração das atividades e a resolução dos problemas ResponsabilidadeFeedback sobre o desempenho É moralmente aceitável Retidão das práticas sociais e organizacionais Regras do dever e do saber viver em sociedade Contribuição socialValores morais, éticos e espirituais É fonte de experiências de relações humanas satisfatórias Afiliação e vinculaçãoTrabalho em equipe Serviço aos outrosRelações do tipo cliente-fornecedor Garante a segurança e a autonomia Independência financeiraSalário apropriado e justo Saúde e segurançaBoas condições de trabalho Mantém ocupado OcupaçãoCarga de trabalho adequada

12 CARACTERÍSTICAS DO EMPREGO ESTADOS PSICOLÓGICOS RESULTADOS Variedades das tarefas Identidade do trabalho Significado do trabalho Forte motivação Alto desempenho Grande satisfação Sentido Baixo absenteísmo Força da necessidade de crescimento GEq M9 Modelo de Hackman e Oldham, 1976 Autonomia Responsabilidade Feedback Conhecimento dos resultados Baixa rotatividade da força de trabalho

13 Questão 3: O que é HARMONIA? GEq M9

14 Harmonia Harmonia é um conceito clássico que se relaciona às ideias de beleza, proporção e ordem. É também um conceito musical relacionado com a emissão simultânea de diferentes frequências. Ela trabalha com as sonoridades resultantes da sobreposição de diferentes notas. GEq M9

15 Harmonização no Trabalho É importante que a organização das tarefas e das atividades torne-se favorável à eficiência e que os objetivos visados e os resultados esperados sejam claros e significativos para as pessoas que o realizam. GEq M9

16 Harmonização no Trabalho O fato de fazer um trabalho que não comporta nenhum interesse humano, em um meio ambiente onde as relações são superficiais, contribui para torná-lo absurdo. Um trabalho que tem sentido permite encontrar pessoas com quem os contatos podem ser francos, honestos, com quem se pode ter prazer em trabalhar, mesmo em projetos difíceis. GEq M9

17 Questão 4: O que é ESTRESSE? GEq M9

18 Estresse É uma resposta natural do corpo a um evento ameaçador, como uma situação, uma lembrança emocional ou mesmo uma agressão física. Nesta resposta, geralmente temos vontade de fugir ou revidar. GEq M9

19 Estresse Paradoxalmente, o estresse nem sempre é ruim. Às vezes ele é necessário para mudar uma situação. Ele passa a não ser bom quando o profissional deixa de ser efetivo e sente uma incapacidade de efetuar o que foi demandado. GEq M9

20 Estresse Quais são as situações que mais causam estresse no trabalho? Quais os sinais evidentes no meu corpo e quais os seus riscos? Como diminuir a possibilidade de viver o estresse? Como me estressar menos no trabalho? GEq M9

21 Estresse GEq M9 Estou estressado. Devo procurar ajuda? O estresse agudo, gerado por fator específico, geralmente desaparece e dispensa ajuda externa, a fase mais crítica é a de falência (muitas vezes relacionada à ausência de produção de hormônios e facilmente confundida com depressão), quando você não consegue mais reagir e precisa de apoio profissional.

22 GEq M9 Questão 5: O que é QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO?

23 GEq M9 Absenteísmo Alimentação adequada Assistência médica Ausência de insalubridade/cansaço Auto-avaliação Autocontrole relativo Auto-estima Autonomia Burocracia Carga horária Cooperação entre níveis hierárquicos Doenças crônicas/LER/DORT Equidade interna e externa Espírito de camaradagem Estabilidade de horários e no trabalho Exercício físico regular/hábitos saudáveis Ginástica laboral Habilidades e disponibilidades de empregados Hereditariedade Identidade com a tarefa Igualdade Imagem da empresa Índices de acidentes de trabalho Informações sobre o processo total do trabalho Lazer próprio e da família Liberdade de expressão Metas e objetivos no trabalho Moradia Motivação Mudanças geográficas Necessidades básicas satisfeitas Nível de desafio Orgulho do trabalho Participação nas decisões Partilha de ganhos na produtividade Possibilidades de carreira/aprendizagem/avanço salarial Preconceitos Privacidade pessoal Realização Pessoal Relação chefe/subordinado/colegas Relacionamento trabalho/família Relações intrapessoais/cultura familiar Remuneração Respeito dos colegas e dos superiores Responsabilidade pelos produtos/serviços Responsabilidade social/direitos trabalhistas/benefícios Retroalimentação/reconhecimento do trabalho Segurança Síndrome de Burnout (excesso de trabalho) Stress (sono, cefaléias, dores lombares, problemas estomacais...) Transporte/mobilidade Treinamento de pessoal Valores e crenças pessoais Valores familiares Variedade da tarefa Vida pessoal preservada Indicadores de presença ou ausência da Qualidade de Vida no Trabalho

24 Qual o papel da liderança? Como deve ser a prevenção de acidentes na organização? Como integrar o ciclo de vida profissional, por intermédio dos conceitos de felicidade, satisfação e harmonia no trabalho? Como propor uma melhor qualidade de vida no trabalho? Práticas em Gestão de Pessoas para a Qualidade de Vida no Trabalho GEq M9


Carregar ppt "Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google