A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PENSANDO SISTEMATICAMENTE Profa. Giuliana. Uma linguagem Universal O pensamento sistêmico é uma poderosa ferramenta de solução de problemas, como uma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PENSANDO SISTEMATICAMENTE Profa. Giuliana. Uma linguagem Universal O pensamento sistêmico é uma poderosa ferramenta de solução de problemas, como uma."— Transcrição da apresentação:

1 PENSANDO SISTEMATICAMENTE Profa. Giuliana

2 Uma linguagem Universal O pensamento sistêmico é uma poderosa ferramenta de solução de problemas, como uma linguagem, aumentando e alterando os modos como pensamos e falamos acerca de temas complexos. O pensamento sistêmico baseia-se no processo de realimentação, ou seja, ou seja, os elementos de um sistema “alimentam” e influenciam as informações uns aos outros ao longo do tempo.

3 Pensamento Sistêmico Examinar a interrelação de forças, e vê-las como parte de um processo comum. Um sistema é um todo percebido, cujos elementos mantêm-se juntos porque afetam continuadamente uns aos outros ao longo do tempo, e atuam para um propósito comum. As estruturas sistêmicas são muitas vezes invisíveis – até que alguém as assinale.

4

5 O que se pode esperar...quando se pratica pensamento sistêmico A arte do pensamento sistêmico inclui aprender a reconhecer as ramificações e as ações que escolhemos. Não podemos reprojetar nosso sistema (o “Elefante”), dividindo-o em partes; todos devem olhar o todo unido. Um bom pensamento sistêmico depende reconhecer tantas perspectivas possíveis. O pensamento sistêmico assinala interdependências e a necessidade de colaboração.

6 CAUSA E EFEITO NÃO ESTARÃO ESTREITAMENTE RELACIONADOS NO TEMPO E ESPAÇO Não procure alavancagem junto aos sintomas do seu problema

7 Você pode ganhar e comer o bolo todo – mas não de uma só vez Ao propor soluções, certifique-se de levar em conta os necessários atrasos. Atrasos e outros aspectos sutis do sistema só se tornam evidentes com o tempo e experimentação. Empenhe-se a examinar continuamente como o sistema está funcionando.

8 A saída mais fácil reconduz o problema Cuidado com soluções rápidas e fáceis.

9 O comportamento piora antes de melhorar Não se pode ganhar um entendimento de sistemas a menos que se possa tomar parte na sua modificação.

10 Um bom pensador sistêmico, particularmente num ambiente organizacional, é alguém que pode ver quatro níveis atuando simultaneamente: eventos – padrões de comportamento – sistemas e modelos mentais.

11 Os eventos são situações que interferem diretamente ou indiretamente na empresa. Os padrões de comportamento – o modo como as pessoas agem dentro do sistema (pensamento sobre determinadas coisas). Os sistemas – podemos pensar nesta seguinte indagação: “Será possível que essas tendências influenciam umas às outras de modos que não examinamos antes?”. Os modelos mentais são as nossas crenças, motivações ou as premissas assumidas (e geralmente não são expressadas) pelas pessoas, a despeito por exemplo, do mal que estão fazendo à empresa.

12 Treinando para o Pensamento Sistêmico Passo 1: O PROBLEMA É... - Escolha um problema crônico. Focalize não um evento fortuito, mas uma situação que existe há algum tempo, e que lhe tem incomodado repetidamente. - Escolha um problema de abrangência limitada. Se não puder reduzir o enunciado do problema a uma ou duas frases, estreite o enfoque. - Escolha um problema cuja história seja conhecida, e que você possa descrever. Obter um consenso sobre alguns pontos-chave da história pode ser esclarecedor.

13 -Certifique-se de que a descrição do problema seja a mais exata possível. Resista a qualquer tentação de amenizá-lo por razões políticas, ou de predispô-lo para uma solução particular. O pensamento sistêmico é um processo de descoberta e diagnóstico – uma indagação quanto aos processos subjacentes aos problemas que enfrentamos. Como qualquer bom detetive, atenha-se aos fatos e indícios. - Ao iniciar seu problema, não tire conclusões precipitadas, sugerindo uma solução logo no enunciado do problema.

14 -Se possível, escolha um problema que tenha sido atacado antes, com pouco ou nenhum sucesso. Isto assegura que uma dinâmica sistêmica esteja em jogo. -Não faça julgamento. Evite culpar qualquer pessoa ou uma política específica. Não presuma saber os motivos de qualquer outro participante, particularmente se ele ou ela não estiver presente à discussão.

15 PASSO 2: APRESENTANDO A HISTÓRIA. - O passo seguinte é trazer à tona a história ou as histórias subjacentes ao seu problema. -Nesta fase é desenvolvida uma teoria ou hipótese que faça sentido, tenha consistência lógica, e que poderia – se exata – explicar por que o sistema está gerando os problemas percebidos. -Aqui também a equipe deveria intencionalmente manter muitas idéias divergentes durante o máximo de tempo possível, mesmo que elas pareçam contraditórias a princípio.

16 - Visualizamos uma série de eventos de muitos pontos de observação e identificamos temas-chave e padrões recorrentes. Enquanto continuamos a considerar a estrutura, nosso entendimento da estrutura subjacente se aprofundará.

17 O principal argumento sistêmico tem referência a essa questão: “Como é que nós (através do nosso raciocínio, nossos processos, nossas práticas e nossos procedimentos) contribuímos para ou criamos as circunstâncias (boas ou más) que agora enfrentamos?”.

18 OPÇÃO A: FAÇA UMA LISTA Identifique os “personagens”da história: fatores-chave que parecem ter probabilidade de captar o problema ou são críticos para expor o argumento. * começar a falar acerca do problema; * estabelecer um senso de fronteiras: quais as dimensões desse problema? Até onde ele se estende? O que será preciso considerar? * estabelecer a base para selecionar alguns fatores- chave como variáveis.

19 OPÇÃO B: DESENHE UM QUADRO Em seguida, como indivíduos, trace o gráfico mais importante acerca do seu problema,acompanhando-o de algumas palavras (faladas ou escritas) descrevendo sua significação. Use o gráfico de linhas “padrão de comportamento”, com “tempo”(o período de meses, trimestres, ou anos) como o eixo X, e o fator-chave (variável) como o eixo Y. Não se preocupe em obter números exatos; em vez disso, apenas demonstre sua impressão da tendência geral.

20 Traçar o gráfico mais importante leva-nos a um estado de espírito mais sensível a mudanças ao longo do tempo, ajudando- nos a entender que o problema não é tão recente. ex. “Será que a tendência remota a alguns anos ou alguns meses? Para onde as tendências parecem rumar? O que acontecerá se continuarem no futuro?”.


Carregar ppt "PENSANDO SISTEMATICAMENTE Profa. Giuliana. Uma linguagem Universal O pensamento sistêmico é uma poderosa ferramenta de solução de problemas, como uma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google