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A Burocracia Mecanizada

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Apresentação em tema: "A Burocracia Mecanizada"— Transcrição da apresentação:

1 A Burocracia Mecanizada
RAD1104 – Estrutura Organizacional

2 RAD1104 – Estrutura Organizacional
Grupo: Fernando Rafael Eufrásio Júnior Lucas Gonçalves Nogueira Pedro Vitor Rodrigues Brabo Raphael Otávio de Brito Amorim Thiago Aleixo de Souza RAD1104 – Estrutura Organizacional

3 Burocracia Mecanizada
Sobre a Burocracia Mecanizada: Objetivo: O objetivo dela é ter um controle rígido do comportamento através de normas, regulamentos e divisão do trabalho, evitando que as pessoas possam ter independência na realização de tarefas.

4 Burocracia Mecanizada
Sobre a Burocracia Mecanizada: Características: A burocracia mecanizada é caracterizada pela padronização de processos de trabalho, formalização do comportamento, o trabalho é rotineiro, simples e repetitivo. O núcleo operacional requer pessoas com poucas habilidades, submetidas a treinamento interno na organização e o poder de coordenação é limitado devido à grande formalização dos comportamentos. As empresas que utilizam essa estrutura oferecem produção padronizada com grande volume, apesar da pequena variedade.

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Sobre a Burocracia Mecanizada:

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Sobre o McDonald´s McDonald's é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 35 mil pontos de venda. Um restaurante McDonald é operada por qualquer franqueado, filial ou pela própria corporação. A receita da McDonald's vêm do aluguel, royalties e honorários pagos pelos franqueados, bem como das vendas em restaurantes operados pela empresa.

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Sobre o McDonald´s McDonald´s Shopping Santa Úrsula – Ribeirão Preto.

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Sobre o McDonald´s do Shopping Santa Úrsula A unidade do Shopping Santa Úrsula conta com 30 funcionários, tem uma venda média de mil sanduíches por dia divididos pelos 20 oferecidos pela loja que conta também com nuggets, saladas além de sobremesas. COMPARAÇÃO COM OUTRAS LOJAS: A loja que mais vende em Ribeirão Preto é a unidade do Novo Shopping, com uma média de sanduíches por dia. A unidade do McDonald´s localizada no Shopping Itaquera é a que mais vende na América Latina e está entre as 10 maiores do mundo. No local, os clientes atendidos por dia consomem Big Macs, Colossos e 29 toneladas de batatas por mês.

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Sobre o McDonald´s do Shopping Santa Úrsula Hierarquia e Treinamento: A burocracia mecanizada possui uma estrutura hierárquica claramente definida. Cúpula: Responsável pelas estratégias e tomada de decisão; Linha intermediária: É responsável pela solução de conflitos entre trabalhadores; Núcleo Operacional: Tarefas simples, rotineiras, que requerem pouca habilidade e treinamento, padronização do processo de trabalho.

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Sobre o McDonald´s do Shopping Santa Úrsula Hierarquia e Treinamento: Na loja, o maior cargo é o de gerente de restaurante, auxiliado por 3 gerentes de plantão e mais 4 gerentes de área que coordenam os atendentes. O trabalho dos atendentes é dividido por um programa de computador chamado Chronos que já deixa definido para os gerentes em qual área seus atendentes vão trabalhar no dia a dia, este cronograma pode ser alterado pelo gerentes de restaurante e os de plantão se necessário. Como todos são treinados quando entram na loja para executaram todas as funções , como ficar no caixa, na cozinha ou no quiosque dos sorvetes, o programa vai fazendo um rodízio de onde cada funcionário vai estar trabalhando.

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Sobre o McDonald´s do Shopping Santa Úrsula Hierarquia e Treinamento: O gerente de plantão cuida de todo o restaurante, o gerente de área cuida de áreas determinadas como cozinha e balcão, porém, ele é sempre subordinado ao gerente de plantão, assim como o gerente de plantão é subordinado ao gerente do restaurante. Na loja, há também os atendentes treinadores que são aqueles que se destacam e realizam o treinamento para os novos funcionários, quando não há nenhum treinamento a ser realizado, eles realizam a tarefa de um atendente comum. Mesmo após o final do treinamento, os atendentes continuam em constante avaliação pelos gerentes, se for verificado que algum deles precisa de um reforço em determinada atividade, ele repassa isto ao seu atendente treinador. 

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Sobre o McDonald´s do Shopping Santa Úrsula Procedimentos: Todo o processo do restaurante tem um padrão, como temperatura de fritura batata, temperatura de armazenamento dela e quantidade de sal colocado nela. Isto se estende também para os refrigerantes, sucos e sorvetes da rede. Até para a limpeza do chão há um padrão. O restaurante possui um guia de bolso falando sobre todos estes tipos de procedimentos, explicando como eles devem ser executado. Todas as lojas da rede seguem este guia, a batata que você come em Ribeirão Preto é armazenada e preparada do mesmo modo que uma batata em qualquer outra unidade do Brasil.

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Sobre o McDonald´s do Shopping Santa Úrsula Plano de Carreira: O McDonald´s Brasil possui um plano de carreira bem definido, e seus funcionários são promovidos de acordo com suas avaliações. O McDonald´s agora se preocupa em mostrar que existe vida na empresa além dos atendentes, cerca de 80% dos Gerentes de Loja do MC Donalds Brasil começaram como atendentes, assim como parte do alto escalão.

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Sobre a Burocracia Mecanizada: Mecanismos de Coordenação: 1 – Supervisão Direta: Um gerente da filial atua como supervisão das tarefas e realiza os ajustes necessários à realização do trabalho, buscando redução no tempo de atendimento, qualidade, eficiência e padronização dos output´s. 2 – Padronização dos Resultados: No McDonald´s os outputs devem ser padronizados, frutos de uma exigência primordial da rede. Padronização do tamanho, qualidade, quantidade, sabor, atendimento, e etc. 3 – Padronização dos Processos de Trabalho: Os funcionários recebem treinamento contínuo que reforça os processos e atua como elemento aperfeiçoamento e qualidade do trabalho.

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Sobre a Burocracia Mecanizada: Ampliação do Trabalho: Existe ampliação horizontal de tarefas onde cada trabalhador realiza uma ampla variedade de tarefas associados a elaboração dos alimentos e a prestação de serviços.

22 Burocracia Mecanizada
Sobre a Burocracia Mecanizada: Formalização do Comportamento: No McDonald´s o comportamento é altamente formalizado visando à redução da variabilidade dos processos e por consequência a variabilidade dos output´s. Como ferramentas de regulamentação do comportamento do trabalhador do McDonald´s tem-se: 1 – Especialização pelo Fluxo de Trabalho: Cada trabalhador do McDonald´s recebe um “ticket” impresso ou visual (tela computador) o qual dará o “start” para realização da tarefa, e uma vez completada a mesma é devolvida para integrar outra etapa da produção ou do atendimento do cliente.

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Sobre a Burocracia Mecanizada: Agrupamento das Unidades Internas da Cozinha: 1 – Agrupamento por output´s: Cada unidade de produção da cozinha é padronizada conforme o output. * Fritadeira de Batatas – próxima a janela de entrega do Drive-Thru; * Linha de Grelha Carnes – uma linha específica; * Linha de Montagem dos Alimentos e Temperos; * Linha Bebidas 2 – Agrupamento por tempo: os trabalhadores e suas unidades de trabalho também são agrupadas conforme o tempo de realização de cada tarefa.

24 DÚVIDAS OU PERGUNTAS ?

25 OBRIGADO!


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