A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: Henry Mintzberg. Criando Organizações Eficazes. Atlas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: Henry Mintzberg. Criando Organizações Eficazes. Atlas."— Transcrição da apresentação:

1 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: Henry Mintzberg. Criando Organizações Eficazes. Atlas. São Paulo: Prof. Bosco Torres Prof. Bosco Torres

2 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte2 Formalização do comportamento Um segundo parâmetro do design organizacional é chamado de Formalização do Comportamento. A formalização representa o modo pelo qual a organização prescreve a separação de seus membros, ou seja, é a padronização de seus processos de trabalho. Padronização

3 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte3 MODOS de formalização do comportamento 1 - Pela posição, em que as especificações estão associadas à própria atividade, como em uma descrição de tarefas. 2 - Pelo fluxo de trabalho, em que as especificações estão associadas ao trabalho (como no caso de uma listagem de ordens de impressão). 3 - Por regras, quando as especificações são emitidas para o geral, como os vários regulamentos – do uso de uniformes a formulários – presentes nos denominados manuais de políticas.

4 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte4 Comportamento regulamentado Não importa os meios de formalização – por posição, fluxo do trabalho ou regras -, o efeito sobre a pessoa que executa o trabalho é o mesmo: seu comportamento é regulamentado.

5 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte5 O poder do analista da tecnoestrutura O poder sobre a forma como esse trabalho deve ser feito passa de seu executor para a pessoa responsável pelo design das especificações, frequentemente um ANALISTA DA TECNOESTRUTURA.

6 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte6 Quanto mais SIMPLES o trabalho, maior grau de formalização Os trabalhos mais limitados e menos especializados são os mais simples, mais repetitivos e mais suscetíveis a alto grau de formalização. As organizações formalizam o comportamento para reduzir sua variabilidade, prevê-lo e controlá-lo.

7 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte7 Objetivos da padronização do conteúdo do trabalho 1.Para facilitar a coordenação 2.Para assegurar produção eficiente 3.Para assegurar tratamento igual aos clientes 4.Por outras razões de validade questionável

8 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte8 Padronização do CONTEÚDO: (1) Facilitar a Coordenação A padronização do conteúdo do trabalho – formalização do comportamento – é usada quando as tarefas exigem coordenação precisa e coordenação precisa e cuidadosamente predeterminada. cuidadosamente predeterminada.

9 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte9 Padronização do CONTEÚDO: (2) Produzir com Eficiência A formalização do comportamento é também usada para assegurar a consistência da mecanização que leva a uma produção eficiente. As tarefas são especializadas na dimensão horizontal para atingir a repetição; a formalização é então usada para impor os procedimentos mais eficientes sobre elas.

10 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte10 Padronização do CONTEÚDO: (3) Para Tratamento Igual A formalização é também usada para asseguar tratamento IGUAL aos clientes (pelas organizações privadas e públicas). Mas, às vezes, as regras são instituídas para proteger determinados clientes, ou funcionários.

11 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte11 Padronização do CONTEÚDO: (4) Por outras Razões As organizações também formalizam o comportamento por outras razões de validade mais questionável. Por exemplo: a formalização pode refletir um desejo arbitrário por ordem. Férias na praia

12 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte12 Formas BUROCRÁTICAS e ORGÂNICAS de estrutura As organizações que confiam na formalização do comportamento para obterem a coordenação são identificadas como burocracias. A palavra burocracia deriva da palavra francesa bureau, que significa mesa de escritório oumesa de escritório ou o próprio escritório. o próprio escritório.

13 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte13 A palavra BUROCRACIA Sentido TÉCNICO – o sociólogo alemão Max Weber usou a palavra burocracia no início do século XX (1900), para descrever um tipo de estrutura organizacional baseada em regras e procedimentos. Sentido PEJORATIVO – Posteriormente, a palavra burocracia assumiu outro significado pejorativo, ficando mal- afamada, significando excesso de normas.

14 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte14 Características de uma estrutura BUROCRÁTICA, segundo Max Weber 1 – Áreas organizacionais são ordenadas por regulamentações administrativas as atividades e as atividades e as autoridades. as autoridades. 2 – Hierarquia do escritório: níveis dos graus de autoridade (superiores e subordinados).

15 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte15 Características de uma estrutura BUROCRÁTICA, segundo Max Weber 3 – Administração do escritório baseada em documentos escritos e arquivados. 4 – Administração do escritório implica treinamento especializado e completo. 5 – Administração do escritório segue regras gerais, estáveis e exaustivas, que podem ser aprendidas. Carimbadora

16 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte16 O que é uma estrutura BUROCRÁTICA? Uma estrutura organizacional é considerada burocrática quando seu comportamento está predeterminado ou previsível, ou seja, padronizado: Processos de trabalho Processos de trabalho Outputs Outputs Habilidades Habilidades

17 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte17 Estrutura BUROCRÁTICA X ORGÂNICA Algumas organizações enfatizam a padronização (BUROCRÁTICAS), outras não (ORGÂNICAS). A estrutura ORGÂNICA é caracterizada por arranjos flexíveis do trabalho, baseando sua coordenação em ajustamento mútuo ou supervisão direta. A estrutura BUROCRÁTICA e a estrutura ORGÂNICA estão nos dois extremos do continuum da padronização. BUROCRÁTICA ORGÂNICA

18 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte18 Disfunções das estruturas altamente formalizadas (MUITO burocráticas) As consequências da formalização extensiva do comportamento nas organizações têm gerado muitos problemas: (1) Fadiga fisiológica causada pela monotonia no trabalho. (2) Problemas psicológicos decorrentes do trabalho repetitivo, formalizado e altamente especializado. Ginástica laboral

19 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte19 Consequências dos EXCESSOS da padronização Estudiosos destacam a propensão inerente ao homem de resistir à FORMALIZAÇÃO e à DESPERSONALIZAÇÃO, aspectos que criam patologias organizacionais resultantes dos excessos de padronização.

20 MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte20 Consequências disfuncionais Cristalização do comportamento, com rejeição automática de idéias inovadoras. Clientes maltratados; Aumentos do absenteísmo; Turnover elevado; Greves; Subversão das operações da organização


Carregar ppt "MA_19_Formalização do Comportamento - 1a_Parte1 DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTE: Henry Mintzberg. Criando Organizações Eficazes. Atlas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google