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Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Estrutura Organizacional João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores
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Objectivos Definição de estrutura organizacional.
Descrever a configuração e as suas dimensões. Discutir o efeito da estrutura sobre as operações. Explicar as visões da estrutura organizacional. Explicar os conceitos de autoridade e responsabilidade. Descrever as diferentes formas de desenho organizacional
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Estrutura Organizacional
É o sistema de organização de tarefas onde se estabelecem as relações de reporte e autoridade a existirem na organização. A estrutura define a forma , as funções e as actividades da organização e o seu modo de interligação.
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Organigrama Organizacional
O organigrama da organização mostra como as pessoas estão organizadas, quais os seus cargos e relacionamentos formais de reporte e comunicação. Nas grandes organizações podemos ter diversos organigramas para cada negócio ou divisão da organização.
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Organigrama da Direcção
Assembleia Geral (10 Membros) Presidente Director Geral Director Marketing Directos Administrativo Director Produção Director Pesquisa
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Organigrama Departamento
Director Produção Divisão Produção Divisão Qualidade Divisão Compras Divisão Distribuição
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Configuração A configuração é a forma da organização e reflecte a divisão do trabalho e os meios de coordenação das diversas tarefas.
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Divisão do Trabalho A divisão do Trabalho é a forma da organização estabelecer as funções e tarefas dos vários funcionários.
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Divisão do Trabalho Vantagens Desvantagens
Maior eficiência Repetição e Rotina Reduz Custos Treino Reduz satisfação no Trabalho Aumenta Diminui o envolvimento e a uniformização empenhamento do trabalhador Aumenta especialização Aumenta a alienação do trabalhador pela repetição tarefas Incompatibilidades com automação
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Coordenação de Tarefas
O três mecanismos de coordenação são: Departamentalização Âmbito de Controlo Hierarquia Administrativa
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Departamentalização Forma como as tarefas são divididas e combinadas e os recursos distribuídos pelos grupos. As tarefas podem ser combinadas em departamentos ou divisões por funções, por processo, produto, cliente e mercado geográfico.
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Divisões por Funções e por Processo
Presidente Marketing Produção GRH Finanças Engenharia Por Processos Director Produção Divisão Corte Divisão Prensagem Divisão Soldagem Divisão Pintura Divisão Montagem
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Divisões por Produto Colgate-Palmolive Produtos Animais Produtos
de Casa Produtos Higiene Oral
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Divisões por Clientes ou Mercados Geográficos
Divisão Empréstimos Pequenos Comerciantes Divisão Empresas Divisão Agrícola Divisão Particulares Por Mercado Geográfico Divisão de Marketing Região Norte Região Centro Sul e Ilhas Divisão Europeia Divisão Internacional
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Âmbito de Controlo O número de pessoas que reportam a um gestor, definindo a dimensão dos grupos da organização. O gestor que tenham um âmbito de controlo reduzido pode controlar os funcionários e manter-se a par das actividades e operações.
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Âmbito de Controlo Henry Mintzberg estabelece cinco condições para definir o âmbito de controlo: Os requisitos de coordenação dentro da unidade A semelhança de tarefas dentro da unidade O tipo de informação necessário e disponível Diferenças de autonomia dos membros unidade A extensão e necessidade de supervisão directa
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Hierarquia Administrativa
O sistema de reporte hierárquico é estabelecido dos níveos mais baixos parm os mais elevados na organização. A dimensão da hierarquia administrativa é inversa ao âmbito de controlo: Organizações com um âmbito de controlo reduzido exigem mais níveis hierárquicos. Organizações com âmbitos de controlo alargados necessitam de menos níveis hierárquicos.
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Estrutura e Operações Centralização Formalização
A política de concentração da tomada de decisão e detenção da autoridade no topo da hierarquia. Formalização O grau de existência de regras e procedimentos para definir as tarefas e actividades dos funcionários.
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Responsabilidade e Autoridade
A obrigação de fazer ou de obter algum resultado output. Autoridade Poder legitimado por uma determinada função organizacional particular.
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Definição de Delegação
A transferência da autoridade de tomar decisões e utilizar recursos a outras pessoas da organização.
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Teoria da Autoridade A autoridade e responsabilidade estão intimamente ligadas e os gestores detém autoridade na medida em que são responsáveis por obter resultados. A autoridade depende da aceitação dos funcionários do direito do gestor em dar ordens e estabelecer directrizes e esperar que elas sejam acatadas.
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Aproximações ao Desenho Organizacional
Desenho Universal Nesta aproximação prescrevem-se um conjunto de proposições que são designadas para qualquer circunstância. Desta forma o desenho universal prescreve uma forma óptima de estrutura de tarefas, autoridade e relações reporte nas organizações
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Desenho Universal Situação Y Situação X Situação Z Firma A Firma B
Firma C Desenho Óptimo
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Aproximações ao Desenho Organizacional
Desenho Contingência Nesta perspectiva o desenho da organização está associado aos objectivos que podem ser obtidos de diversas formas. Num desenho de contingência as condições específicas do meio envolvente, da tecnologia e da força de trabalho da organização determinam a estrutura.
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Desenho Contingência Situação Y Situação X Situação Z Firma A Firma B
Firma C Desenho 2 Desenho 1 Desenho 3
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Estratégia da Organização Dimensão da Organização
Exemplos de Factores de Contingência Estratégia da Organização Dimensão da Organização Tecnologia Meio Envolvente Sistema Social
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Imperativos Estruturais
Organizacional Eficiência da Organização Dimensão Tecnologia Envolvente Âmbito Controlo Níveis Hierárquicos Estrutura Hierárquica Centralização Formulação
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Impacto da Dimensão na Estrutura
Maior âmbito de Controlo Menor Coordenação Grande Dimensão Maior Especialização Maior Diferenciação Mais Níveis Hierárquicos Maior Formalização
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Downsizing Tendência para redução da dimensão da organização com a redução de níveis hierárquicos intermédios e redução de custos. Os resultados podem ser reduzidos, os cortes orçamentais têm impactos negativos no funcionamento e todo o processo é negativo em termos de motivação.
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Tecnologia Refere-se aos mecanismos e processos intelectuais de transformação dos inputs em outputs. Temos uma alteração da tecnologia em duas formas: Alteração da tecnologia disponível Alteração das atitudes face à tecnologia
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Envolvente da Organização
Envolvente Geral Envolvente da Tarefa Incerteza, complexidade e dinamismo
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Factores da Envolvente
Pouca Incerteza Incerteza Moderada Estáticos Evolução e Mudança Incerteza Moderada Incerteza Elevada Dinâmicos Simples Complexos Nível de Complexidade
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Alternativas Estratégicas no Desenho Organizacional
Factores Contextuais Alternativas Estratégicas Estrutura Organizacional Eficiência da Organização Dimensão Tecnologia Envolvente Âmbito Controlo Centralização Formalização Organização Gestor Objectivos e Metas Personalidade Sistema Valores Experiência
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Desenhos Mecânicos As principais interligações e linhas de comunicação são verticais o conhecimento e o poder é concentrado no topo e é requerida lealdade e obediência.
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Desenhos Orgânicos Estabelecidos como uma rede onde as interligações e linhas de comunicação e conhecimento são horizontais requerendo empenhamento com um sistema de valores organizacionais.
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Mecanismos de Coordenação de Mintzberg
Ajustamento Mútuo: os Trabalhadores utilizam comunicações informais para efectuar a coordenação. Legenda G = Gestor A = Analista O = Operador G A O O
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Mecanismos de Coordenação de Mintzberg
Supervisão Directa: O gestor ou supervisor coordena as acções dos trabalhadores. Legenda G = Gestor A = Analista O = Operador G A O O
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Mecanismos de Coordenação de Mintzberg
Standartização: Mecanismo de coordenação com várias formas: capacidades do trabalhador, processos de trabalho, e dos outputs. Legenda G = Gestor A = Analista O = Operador G A O O Capacidades Processo Outputs
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Formas Organizacionais de Mintzberg
Estrutura Simples É a estrutura típica existente em pequenas organizações com uma especialização e formalização reduzidas, poder de decisão concentrado no gestor máximo.
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Formas Organizacionais de Mintzberg
Burocracia Estrutura típica de grandes organizações com elevada especialização de tarefas e formalização, com a tomada de decisão concentrada no topo. Profissional Caracterizada por uma especialização horizontal e especialização por profissionais em áreas de conhecimentos, com pouco formalização e descentralização de decisão.
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Formas Organizacionais de Mintzberg
Forma Divisional Típica de empresas tradicionais de grande dimensão onde a organização está dividida em função dos mercados que serve. Adhocracia Estrutura típica de organizações jovens em sectores de tecnologia onde as decisões são tomadas de forma dispersa e o poder reside no conhecimento especializado.
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Estrutura Matricial A estrutura matricial combina diferentes tipos de desenho envolvendo tipicamente uma combinação de estrutura por produtos ou projectos com a divisão por funções.
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Estrutura Matricial A estrutura matricial é apropriada quando:
Existe uma pressão externa de dois focos Existe uma pressão de processamento informação. Existe uma pressão pela partilha de recursos.
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Organizações Virtuais
As organizações virtuais são alianças temporárias entre duas ou mais organizações para efeito da concretização de projectos específicos. A oportunidade em causa exige normalmente uma resposta rápida de modo a tirar o máximo de partido da situação.
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Definição de Reengenharia
A reengenharia é um processo radical de redesenhar a organização com o objectivo de reavaliar todos os actuais sistemas procurando obter ganhos de custo, tempo de resposta e qualidade de serviço prestado.
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Sumário A estrutura de uma organização é o sistema de tarefas que estabelece o reporte e relações de autoridade das pessoas na organização. O organigrama mostra as relações de reporte e as linhas de comunicação entre as pessoas e grupos. As políticas estruturais definem como as pessoas se devem comportar nas suas actividades.
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Sumário A centralização é a concentração da autoridade e decisões no topo da hierarquia da organização. Os imperativos sobre a definição da estrutura são a dimensão, a tecnologia e a envolvente. Mintzberg estabelece cinco tipos de organizações: estrutura simples, burocráticas, profissionais, forma divisional e adhocracia.
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Sumário As organizações virtuais são alianças temporárias entre organizações no âmbito de projectos específicos. O desenho organizacional está orientado numa perspectiva de contingência.
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