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A Falsa Dicotomia Qualitativo – Quantitativo: Paradigmas que informam nossas Práticas de Pesquisas Rosalina Carvalho da Silva Isabella Giordano Lívia Mello.

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1 A Falsa Dicotomia Qualitativo – Quantitativo: Paradigmas que informam nossas Práticas de Pesquisas Rosalina Carvalho da Silva Isabella Giordano Lívia Mello da Silveira Slobodan Stojanovic

2 “É necessário que o pesquisador, muito mais do que saber defender sua posição metodológica em oposição a outras, saiba que existem diferentes lógicas de ação em pesquisa e que o importante é manter-se coerentemente dentro de cada uma delas” (Silva, 1998 p. 159)

3 Paradigmas?? “Paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante um certo tempo, proporcionam modelos de problemas e soluções a uma comunidade científica” ( Kuhn, 1971 apud Silva; 1998 p.160) Paradigma positivista – investigação materialista – modelo biomédico – física clássica

4 Paradigmas? “Para Gialdino (1993) “paradigmas” são marcos teórico-metodológicos de interpretação dos fenômenos criados e adotados por pesquisadores de acordo com: 1. Uma visão filosófica de mundo; 2. A determinação de uma ou várias formas ou estratégias de acesso à realidade; 3. A adoção ou elaboração de conceitos ou teorias que se acredita ou que se supõe darem fundamento para o entendimento dos fenômenos; 4. Contexto social no qual o pesquisador encontra- se; 5. A sua forma de compromisso existencial; 6. A eleição dos fenômenos que se vai analisar.

5 Paradigmas? Segundo Valles, há a coexistência de vários paradigmas. Para ele paradigmas devem ser entendidos como sistemas de crenças básicas, princípios e pressupostos sobre: a)A natureza da realidade investigada (pressuposto Ontológico) b)Sobre o modelo de relação entre o investigador e o investigado (pressuposto Epistemológico) c)Sobre o modo em que podemos obter conhecimento da dita realidade (pressuposto Metodológico)

6 Características da Pesquisa Qualitativa 1. Investigador como instrumento principal; 2. Mais descritiva; 3. Maior interesse pelo processo do que pelo resultado ou produto; 4. Análise dos dados de forma indutiva; 5. Importância vital do significado (Bogdan e Biklen)

7 Pesquisa Qualitativa Pesquisa Quantitativa Triangulação Metodológica

8 Critérios de Avaliação dos Estudos Qualitativos Principais posicionamentos: a) Mesmos critérios da avaliação quantitativas; b) Redefinição destes critérios; c) Ausência de qualquer critério de avaliação.

9 Investigações Quantitativas Positivistas-Clássicas Critérios de Referência Investigações Qualitativas Validade InternaVeracidadeCredibilidade Validade ExternaGeneralizaçãoTransferibilidade VeracidadeConsistênciaDependentibilidade

10 Quantitativo x Qualitativo: Uma Falsa Oposição Críticas às abordagens quantitativas: Adorno (1979): “Fetichismo do método” Allport: “Metodolatria” O confronto entre as estratégias quantitativas e qualitativas existe apenas na superfície. Na realidade o confronto se dá entre os paradigmas que vão conduzir essas práticas de pesquisa.

11 As Relações entre Abordagens Quantitativas e Qualitativas Segundo Minayo 1. As duas metodologias podem ser integradas no mesmo projeto. 2. Uma pesquisa quantitativa pode focalizar um problema particular a ser analisado em toda sua complexidade. 3. Uma pesquisa qualitativa pode usar métodos quantitativos.

12 Sobre as avaliações de pesquisas Quantitativas – Qualitativas: Ambas devem contribuir para melhorar o mundo em que vivemos. Devem servir às necessidades humanas.

13 Considerações Finais Conhecer o conjunto de paradigmas que embasam nossas práticas; Conhecer as visões filosóficas de mundo que embasam nossas pesquisas; Manter a congruência entre a visão paradigmática e a pesquisa; Seguir e explicitar os critérios de qualidade e rigor metodológico no trabalho; Ética – implementação – verbas públicas


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