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Técnicas Administrativas Representação de dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, com o objetivo de facilitar.

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Apresentação em tema: "Técnicas Administrativas Representação de dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, com o objetivo de facilitar."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas Administrativas samira@sc.senai.br

2 Representação de dados sobre uma superfície plana, através de diferentes formas, com o objetivo de facilitar a visualização completa de fenômenos e dados.  Simplicidade: Evitar excesso de informações em um só gráfico.  Clareza: Deve ser auto-explicativo, para não dificultar a compreensão da idéia que o gráfico busca exprimir  Precisão: Deve preservar a escala gráfica e a realidade que esta representa. Substituir os relatórios, expressos em palavras, por uma apresentação esquemática, que possibilite uma visualização dos eventos e que seja, ao mesmo tempo, racional e sistematicamente organizada. Gráficos

3 3 VANTAGENS Visualização rápida de quem é quem na estrutura; Visualização dos assessores e responsabilidades; Demonstra fluxos de autoridade e relacionamentos formais;

4 Gráficos de Organização e Controle –Cronograma –Organograma –Funcionograma –Fluxograma de Análise de Processos

5 Organograma Organograma é um gráfico que representa a organização formal, configurada na estrutura da Instituição, apresentando-se os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, itinerário de comunicações, vinculação e subordinação.

6 Técnicas para Construção ● Os níveis superiores devem ser, discretamente, maiores que seus subordinados ● Para melhorar a estética usar a forma intercalada na elaboração do organograma clássico Diretoria Departamento Divisão Serviço Seção Setor Exemplo da família

7 Setores Radial ou Solar

8 Funcionograma

9 Revisão 04 - Data da Revisão: 01/01/2010 Apoio Administrativo ___________________ Clientes e Sociedade Comitê de Gestão Representante da Direção Diretor da Unidade Processos de Gestão Processos de Apoio Processos de Negócio Educação Serviços Técnicos e Tecnológicos Geferson Luiz dos Santos NAL Alimentos NEL Eletromecânica NTI Tecnologia da Informação NEM Ensino Médio N = Núcleo de Negócio Código do FormulárioFMSG-000-001Revisão do Formulário4Data de Revisão do Formulário01/01/2010

10 Fluxograma Fluxograma Existem vários tipos de gráficos, mas o gráfico de processamento, por excelência, para trabalhos de análise administrativa, é o fluxograma, um gráfico universal, que representa um fluxo ou a seqüência normal de qualquer trabalho, produto ou documento. O fluxograma é a representação gráfica das atividades ou fases de um processo, na seqüência como elas ocorrem, permitindo entender, a partir da representação visual, como o processo é executado. Objetivos  Identificar a utilidade de cada etapa do processo;  Verificar as vantagens em alterar a seqüência das operações;  Orocurar adequar as operações (passos) às pessoas que as executam; e  Identificar a necessidade de treinamento para o trabalho específico de processo. fluxo_acidente_trabalho.pdffluxo_acidente_trabalho.pdf

11 Planejamento ControleExecução Organização Liderança

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13 Processo de Recebimento de Matéria-prima Início Recebe Notas Fiscais Confere com o Pedido de Compra OK ? Envia amostras para o Laboratório Efetua Testes de Qualidade Devolve lote ao Fornecedor Envia lote ao Depósito Aguarda novas entregas OK ? Sim Não

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15 Árvore de Problema

16 Cronograma Possibilita o planejamento das atividades e a fácil visualização das etapas;

17 5W2H O que?Quem?Onde?Quando?Por quê?Como?Quanto?

18 Estudo de caso Empresa que atua no ramo madeireiro, especificamente na produção de lâminas de compensados e está no mercado há seis anos. Conta com uma força de trabalho de 28 pessoas envolvidas diretamente na fabricação. Está localizada em Pinhão. Sua estrutura organizacional no Pai (proprietário) nos seus dois filhos, sendo que um gerencia o setor operacional e outro o setor financeiro. Na área de produção existem dois supervisores; o de compensados e o de matéria prima. Cada um tem 7 e10 funcionários. O gerente financeiro comanda 3 departamentos, RH, financeiro, e de Compras. O setor de compras está subdividido em aquisição, que supervisiona o almoxarife e o de vendas que comanda uma equipe de vendedores externos. 3.2 Diagnóstico da Empresa Foram pesquisados 28 colaboradores. O perfil de idade dos colaboradores identificada na empresa situa-se na faixa dos 25 e 35 anos de idade, representando 42% do total pesquisado. O nível de escolaridade que se destaca na pesquisa é o ensino médio incompleto, com 72% do total do pesquisado na organização. A pesquisa constatou-se que grande parte dos acidentes ocorreram por desconhecimento, por parte dos colaboradores, da obrigatoriedade do uso dos equipamentos de segurança no trabalho. Do universo dos funcionários da linha de produção, 26% desconhecem a obrigatoriedade desses equipamentos de proteção. Segundo a mesma pesquisa, 30% usam regularmente todos os equipamentos de proteção individual indicados, 53% usam algum tipo de EPI´s e 17% não usam nenhum tipo de EPI´s recomendados

19 Atividade Quarteto Fazer um organograma da empresa; Esquematizar cronograma das atividades a serem realizadas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) Fazer um fluxograma do atendimento caso ocorra acidentes de trabalho.


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